Connect with us


Paraná

Com fomento do Estado, aulas de Inglês já são realidade em 248 redes municipais do Paraná

Publicado em

Desde o início do ano letivo, estudantes de 248 redes municipais têm contato com a língua inglesa ainda nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A ação é viabilizada pelo Inglês Paraná Kids, iniciativa de fomento do Estado para apoio aos municípios no ensino de Inglês para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Com investimento de R$ 29,9 milhões, a iniciativa já garantiu a implementação de aulas de Inglês em 1.675 escolas públicas municipais, distribuídas por todos os 32 Núcleos Regionais de Educação. Ao todo, mais de 315 mil livros didáticos de língua inglesa já foram entregues pelo Estado aos alunos dos municípios.

“Partimos do pressuposto de que quanto mais cedo for o contato do estudante com o ensino da língua estrangeira, maior e melhor será a sua apropriação do idioma. Hoje, o domínio do Inglês é fundamental para o mundo globalizado que nossos estudantes vão encontrar quando ingressarem no mercado de trabalho. Essa ação em cooperação com as redes municipais é um investimento a longo prazo no futuro das crianças paranaenses”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Além do fornecimento de materiais didáticos, o Estado apoia os municípios com oferta de aulas estruturadas, formação continuada de professores, acompanhamento técnico e pedagógico e suporte permanente às redes municipais. A parceria ocorre por meio do Educa Juntos, programa da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) voltado a garantir a cooperação entre Estado e municípios no âmbito da educação. 

INGLÊS DESDE CEDO – O principal objetivo do Inglês Paraná Kids é garantir o contato inicial dos estudantes com a língua inglesa desde os primeiros anos da trajetória escolar. A ação oferta possibilidades de uso da língua estrangeira a partir de materiais didáticos e recursos pedagógicos lúdicos, que respeitam as fases do desenvolvimento infantil e promovem a sua participação em experiências culturais.

Leia mais:  Aulas especiais com bailarinos de renome marcam os 67 anos da Escola de Dança Teatro Guaíra

Pouco mais de três meses após o início do ano letivo, redes municipais já notam o impacto positivo da iniciativa. Em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), cerca de 2 mil estudantes de seis escolas públicas municipais recebem aulas de Inglês uma vez por semana. Segundo o secretário municipal de Educação, Fredinei Silva Rodrigues, a novidade tem contribuído para aumentar o engajamento dos alunos em sala de aula.

“Eles esperam ansiosos pelas aulas de Inglês, e o desejo de aprender é cada vez maior e mais instigante. As aulas de Inglês trazem a interdisciplinaridade, facilitando o aprendizado dos estudantes de forma lúdica e contextualizada, promovendo a interação entre professor e aluno e proporcionando um ambiente acolhedor e de muito conhecimento”, relatou.

Rio Branco do Sul, também na RMC, é outro município que aderiu à iniciativa. Por lá, as aulas de Inglês já alcançam mais de 1,4 mil estudantes em 11 escolas municipais, com foco específico em alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A secretária municipal de Educação, Elisangela Rodrigues Baido, destacou a importância da parceria entre Estado e municípios para o atendimento contínuo aos alunos.

“A iniciação ao Inglês no Ensino Fundamental I é de extrema importância, pois é quando os estudantes têm o primeiro contato com a língua inglesa. Assim, preparamos os estudantes para que, quando chegarem ao Fundamental II, já estejam com as habilidades em processo de desenvolvimento e não sintam tanto impacto”, projetou.

Leia mais:  Parceria do CJAP com Instituto de Educação em Curitiba amplia ensino gratuito da arte

AULAS DE ROBÓTICA – Além dos investimentos em inglês, o Estado também tem apoiado os municípios na implementação de aulas de Robótica para estudantes de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A iniciativa Robótica Paraná Kids alcança 368 municípios paranaenses, com investimentos superiores a R$ 22,9 milhões e mais de 61 mil livros didáticos entregues pelo Estado.

A ação visa promover o desenvolvimento de habilidades relacionadas a Robótica e Inteligência Artificial de maneira lúdica e prática, estimulando o pensamento computacional por meio da lógica, da resolução de problemas e do raciocínio estruturado. São proporcionadas experiências com tecnologias e ferramentas interativas, fortalecendo a cultura digital e incentivando o protagonismo, a criatividade e a colaboração nas áreas de Ciência e Tecnologia.

EDUCA JUNTOS – No Paraná, a parceria entre Estado e municípios no âmbito da educação ocorre por meio do programa Educa Juntos, criado em 2020. A iniciativa garante a oferta de materiais didáticos para turmas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como cursos de formação continuada para os docentes das redes municipais.

O Educa Juntos também contempla a aplicação periódica de avaliações diagnósticas, como a Prova Paraná Mais, e iniciativas de alfabetização na idade certa, a exemplo do Fluência Paraná. Além de fortalecer a educação municipal, a parceria visa facilitar a transição dos estudantes entre o 5º e o 6º ano do Ensino Fundamental, quando tem início o atendimento geral da rede estadual.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Gaeco de Londrina denuncia 49 pessoas investigadas na Operação Panóptico, que apura organização criminosa com atuação nacional a partir de presídios

Published

on

O Ministério Público do Paraná denunciou nesta quarta-feira, 26 de agosto, 49 pessoas investigadas a partir da Operação Panóptico, que investiga organização criminosa armada com atuação em âmbito nacional a partir de presídios. Os fatos criminosos foram narrados em seis denúncias oferecidas pelo Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Áudio do Promotor de Justiça Leandro Antunes Meirelles Machado

Foram imputados aos denunciados o crime de favorecimento ao domínio social estruturado, previsto no artigo 3º da Lei 15.358/2026, a chamada Lei Antifacção, e o de integrarem organização criminosa (Lei 12.850/2013). A Operação Panóptico foi deflagrada em 15 de junho último, quando foram cumpridos 304 mandados de prisão e 255 de busca e apreensão em quatro estados: Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

As denúncias oferecidas derivam do compartilhamento de provas produzidas no âmbito das operações Alvorada e Libertatem, deflagradas originalmente pelo Núcleo de Umuarama do Gaeco.

A partir das informações e provas compartilhadas, foi possível mapear e identificar os membros responsáveis pela atuação territorial, logística e financeira que compunham a chamada “Região 43”, cuja cidade-polo é Londrina, inclusive integrantes de alto escalão da organização criminosa investigada. Além de Londrina, as investigações da Operação Panóptico envolveram os outros nove núcleos regionais do Gaeco.

Leia mais:  Entrevista trata de defesa do patrimônio público, combate à corrupção e à improbidade e atuação do Ministério Público

Antes do oferecimento das denúncias, o Juízo de Garantias da 2ª Vara Criminal de Londrina já havia decretado a prisão preventiva de todos os investigados, a pedido do Gaeco de Londrina.

Atuação conjunta – A realização da Operação Panóptico em âmbito estadual foi possível graças à atuação conjunta dos dez núcleos do Gaeco com a Secretaria de Estado da Segurança do Paraná, por meio das  polícias Militar, Civil, Penal e Científica.

Processo 0027259-96.2026.8.16.0014 (PIC MPPR-0078.26.002446-4)

Processo 0046303-04.2026.8.16.0014 (PIC MPPR-0078.26.004352-2)

Processo 0046305-71.2026.8.16.0014 (PIC MPPR-0078.26.004353-0)

Processo 0046307-41.2026.8.16.0014 (PIC MPPR-0078.26.004351-4)

Processo 0065409-83.2025.8.16.0014 (PIC MPPR-0078.25.005834-0)

Processo 0046287-50.2026.8.16.0014 (PIC MPPR-0078.26.004354-8)

Matéria anterior:

15/06/2026 – Gaeco deflagra megaoperação contra o crime organizado, com o cumprimento de 559 mandados no Paraná e mais três estados

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262