Polícial
Maio Amarelo: forças de segurança realizam simulado de sinistro de trânsito em Maringá
A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) realizou nesta quarta-feira (13), em Maringá, um simulado integrado de sinistro de trânsito em alusão à campanha Maio Amarelo. A ação ocorreu na região central da cidade e reuniu diferentes forças de segurança e atendimento de emergência.
O exercício simulou uma colisão envolvendo dois veículos e contou com a participação de equipes da Polícia Militar (PMPR), Polícia Civil (PCPR), Polícia Científica (PCIPR) e Corpo de Bombeiros (CBMPR), com a presença do helicóptero da corporação, o Arcanjo 01.
A ação demonstrou protocolos integrados de resposta, desde o primeiro atendimento no local até o resgate das vítimas, atendimento pré-hospitalar, isolamento da área, atuação pericial e investigações das causas do sinistro.
“A integração entre as forças de segurança é fundamental em ocorrências de alta complexidade, como sinistros de trânsito. Exercícios como este permitem aprimorar protocolos, alinhar procedimentos e fortalecer a comunicação entre as equipes, garantindo uma resposta mais rápida, eficiente e segura no atendimento prestado à população”, destaca o coordenador do Centro de Operações Integradas de Segurança Pública (Coisp), coronel Sergio Ramos.
“Além de reforçar os protocolos de salvamento veicular, o simulado permite alinhar procedimentos entre as equipes e aprimorar a comunicação durante ocorrências complexas. Em Maringá, o acionamento conjunto das forças de segurança já faz parte da rotina e exercícios como esse contribuem para um atendimento cada vez mais rápido, integrado e eficiente”, afirma o major do CBMPR, Angelino Jose de Siqueira.
Durante o simulado, as equipes utilizaram ferramentas de desencarceramento, ambulância, caminhão de resgate e viaturas operacionais, além de tecnologias empregadas pela perícia, como drones, trenas a laser, scanner 3D e equipamentos LiDAR. A proposta foi reproduzir, de forma realista, todas as etapas de atendimento de uma ocorrência grave de trânsito, do início do chamado à identificação das causas.
“Toda vez que ocorre um crime ou um sinistro, a perícia é acionada, uma vez que a análise técnica da cena e o laudo produzido pelos peritos criminais fornecem subsídios importantes para o trabalho das autoridades policiais e do Poder Judiciário. Com esse tipo de treinamento, é possível verificar possíveis melhorias, gargalos e constituir respostas mais assertivas”, explica o chefe da unidade da PCIPR de Maringá, perito Luis Gustavo Zulai.
A atividade reforça a importância da integração entre as instituições envolvidas na resposta a ocorrências de trânsito, especialmente em situações de maior complexidade operacional, que exigem atuação rápida, coordenada e padronizada desde o primeiro atendimento até a conclusão dos procedimentos técnicos.
O agente de polícia judiciária Jaime França, que atua na Delegacia de Acidentes de Trânsito e participou do simulado, destacou que, a partir das informações repassadas pelas equipes de atendimento e preservação da cena, cabe à Polícia Civil instaurar o inquérito policial, reunir provas técnicas e testemunhais, requisitar perícias, analisar imagens e laudos, além de apurar as circunstâncias e eventuais responsabilidades criminais do acidente.
“Nosso trabalho busca garantir que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos, assegurando a responsabilização legal quando houver indícios de crime e contribuindo para a prevenção de novos sinistros de trânsito”, explica.
O simulado integra o conjunto de ações de capacitação contínua das forças de segurança, contribuindo para o aperfeiçoamento dos fluxos de comunicação, da tomada de decisão e da atuação conjunta em campo, com foco na eficiência do atendimento à população e na redução do tempo de resposta em ocorrências reais.
Fonte: PJC PR
Polícial
PCPR prende homem em flagrante por maus tratos a dois cães em Imbituva
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 62 anos, em flagrante por maus-tratos praticados contra dois cães que estavam sob sua tutela. A captura aconteceu nesta sexta-feira (15), em Imbituva, na região dos Campos Gerais, após uma denúncia de abuso sexual contra os animais.
A diligência se iniciou após um vídeo gravado enviado à equipe da PCPR. O registro mostra o indivíduo praticando a violência contra um de seus cães.
“Diante da gravidade da denúncia, imediatamente iniciamos as diligências e localizamos a residência do suspeito, na qual haviam dois animais”, explica o delegado da PCPR Guilherme Dias.
No local, os policiais constataram que os cães eram mantidos sob condições de maus-tratos, sem oferta de água e alimentação adequadas. Diante dos fatos, ele foi autuado em flagrante.
A Polícia Científica do Paraná (PCIPR) participou da ação e procedeu com exames periciais a fim de constatar a violência sexual. Os animais foram resgatados e levados para a ONG SOS 4 Patas para que sejam recuperados e possam futuramente ser doados a uma nova família.
O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário.
DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população no combate aos maus-tratos contra animais silvestres e domésticos. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197 da PCPR, 181 do Disque-Denúncia ou na Delegacia Virtual de Proteção Animal.
Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.
Fonte: PJC PR
-
Esportes3 dias agoCruzeiro vence o Goiás e garante vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil
-
Esportes6 dias agoCoritiba e Internacional empatam pela 15ª rodada do Brasileirão
-
Entretenimento6 dias agoAndressa Urach revela novo procedimento estético no rosto: ‘Mais jovem e natural’
-
Agro5 dias agoFocus eleva projeção da inflação para 2026 e mercado reduz estimativa do dólar no Brasil
-
Esportes5 dias agoFlamengo vence o Grêmio fora de casa e segue firme no Brasileirão
-
Esportes2 dias agoJuventude elimina o São Paulo da Copa do Brasil
-
Paraná4 dias agoMunicípios já aderem à certificação antirracista; 70 primeiros terão apoio do Estado
-
Agro6 dias agoPotencial da safrinha reduz e mercado já revisa expectativa de produção
