Agro
Dia das Mães impulsiona mercado de suínos e eleva demanda por cortes nobres, aponta Cepea
O mercado de suínos no Brasil registrou maior movimentação na última semana com a aproximação do Dia das Mães, período tradicionalmente associado ao aumento do consumo de proteínas animais. A demanda mais aquecida por cortes como lombo e costela contribuiu para a elevação das cotações no atacado, segundo dados acompanhados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Consumo sazonal e início de mês reforçam demanda no mercado
De acordo com agentes do mercado consultados pelo Cepea, dois fatores principais explicam o avanço recente na procura pela carne suína: a proximidade do Dia das Mães e o início de mês, período em que tradicionalmente há maior capacidade de compra por parte do varejo e das famílias.
Esse cenário resultou em aumento das vendas de cortes mais nobres, com destaque para lombo e costela, que costumam ter maior giro em datas comemorativas.
Preço do animal vivo segue estável após sequência de quedas
Apesar do aquecimento no mercado de carne suína, os preços do animal vivo permaneceram estáveis nos últimos dias. O movimento interrompeu uma sequência de quedas observada ao longo do mês anterior.
Pesquisadores do Cepea destacam que, embora tenha havido aumento na demanda por carregamentos adicionais, essa melhora não foi suficiente para provocar reação imediata nas cotações do suíno vivo.
Perspectiva para as próximas semanas é de estabilidade ou leve alta
Para o curto prazo, o cenário pode ser de manutenção ou até recuperação dos preços do animal vivo. Segundo o Cepea, o recente fortalecimento da demanda por cortes suínos pode sustentar o mercado nas próximas semanas, especialmente caso o consumo interno se mantenha firme após o período do Dia das Mães.
A tendência, no entanto, dependerá do ritmo de reposição dos frigoríficos e da continuidade do fluxo de vendas no atacado e varejo.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
Agro
Mapa destina máquinas e equipamentos agrícolas a dez municípios do Espírito Santo
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Superintendência de Agricultura e Pecuária no Espírito Santo (SFA-ES), realizou, nesta quarta-feira (24), a entrega de máquinas e equipamentos agrícolas a dez municípios capixabas. A solenidade ocorreu no Pavilhão de Carapina, em Serra (ES).
A iniciativa integra o Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq) e tem como objetivo fortalecer a infraestrutura rural e ampliar a capacidade de atendimento aos produtores locais.
Ao todo, foram entregues 11 equipamentos: seis retroescavadeiras, duas pás carregadeiras, duas escavadeiras hidráulicas e uma motoniveladora. O investimento foi de aproximadamente R$ 4,35 milhões, viabilizado por meio de emenda parlamentar.
Foram contemplados os municípios de Água Doce do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Conceição do Castelo, Ibiraçu, Itarana, Jaguaré, João Neiva, Mucurici, Rio Novo do Sul e Vargem Alta.
Segundo o superintendente de Agricultura e Pecuária no Espírito Santo, Guilherme Gomes, os equipamentos representam um importante reforço para a infraestrutura rural e devem ser utilizados exclusivamente em ações voltadas ao atendimento dos produtores rurais, garantindo que os benefícios cheguem efetivamente a quem trabalha no campo.
“O Espírito Santo foi o primeiro estado do país a realizar a entrega direta de máquinas agrícolas aos municípios e, hoje, se tornou referência nacional nessa iniciativa. Temos avançado com agilidade na destinação das máquinas, tanto por meio do Promaq quanto em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag)”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença de prefeitos, secretários municipais de Agricultura e vereadores dos municípios contemplados, além de parlamentares e servidores da SFA-ES.
Informações à imprensa
[email protected]
-
Educação7 dias agoPND poderá ser usada em seleções de 2.031 redes de ensino
-
Paraná7 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Paraná6 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Brasil7 dias agoGoverno Federal lança campanha que alerta para relação entre álcool e violência contra a mulher durante a Copa do Mundo
-
Paraná6 dias agoPrevisão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto
-
Educação7 dias agoSancionado piso salarial para professores da educação básica
-
Política Nacional7 dias agoComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
-
Paraná7 dias agoCom apoio do Estado, Guarapuava inicia atividades do Coworking Municipal
