Polícial
Mais de 2,5 mil novos policiais militares iniciam curso de formação para atuar nas ruas
Mais de 2,5 mil novos policiais militares começaram nesta terça-feira (5) o curso de formação da Polícia Militar do Paraná (PMPR), etapa obrigatória antes do início da atuação nas ruas. A capacitação será realizada na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, e em cerca de 40 unidades da corporação distribuídos pelo estado. Na segunda-feira (4), os 2.583 aprovados no concurso público tomaram posse.
Com carga horária de 1.585 horas e duração aproximada de 13 meses, o curso reúne 40 semanas de disciplinas teóricas e treinamentos práticos, seguidas por 12 semanas de estágio operacional supervisionado. Ao longo da formação, os alunos-soldados passam por preparação técnica, tática e física voltada à rotina policial e às demandas da segurança pública em diferentes regiões do Paraná.
“A chegada desses novos alunos-soldados reforça o compromisso da Polícia Militar do Paraná com a proteção da sociedade e a valorização da nossa tropa. São cidadãos que escolheram servir e que agora passam por uma formação rigorosa, essencial para o desempenho de uma atividade complexa e de grande responsabilidade. O Estado tem investido de forma consistente em segurança pública, e esse novo contingente amplia nossa capacidade de atuação, garantindo mais presença policial e mais proteção para a população paranaense”, afirmou o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva
De acordo com o major Valdir Goedert FIlho, comandante da 1ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças da APMG, a formação é a base da atuação policial. “É um curso inicial onde o aluno recebe as bases teóricas, técnicas e táticas, que vão capacitá-lo para o atendimento da população paranaense nas questões de segurança pública”, afirmou.
Além da capacitação técnica, a formação também enfatiza valores como dignidade da pessoa humana, hierarquia, disciplina, coragem, integridade e profissionalismo. A proposta, segundo a corporação, é preparar os novos policiais para enfrentar as responsabilidades inerentes à carreira e atuar de forma qualificada no policiamento ostensivo.
Os novos policiais serão distribuídos conforme a região de concorrência escolhida no momento da inscrição no concurso, o que, segundo a corporação, permite um reforço planejado do efetivo em todo o Paraná. Ao todo, 1.010 policiais serão destinados à 1ª Região, que abrange Curitiba, Região Metropolitana e Litoral; 412 à 2ª Região, que compreende Londrina e o Norte do estado; 481 à 3ª Região, em Maringá e no Noroeste; 287 à 4ª Região, que inclui Ponta Grossa e os Campos Gerais; e 393 à 5ª Região, responsável por Cascavel, Oeste e Sudoeste.
Ao final da formação e do estágio operacional, os militares serão promovidos a soldado de 1ª classe e estarão aptos a iniciar as atividades nas ruas.
Fonte: Polícia Militar PR
Polícial
PMPR e Polícia Federal apreendem mais de 420 quilos de maconha em Santa Helena
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), em ação conjunta com a Polícia Federal, apreendeu 422 quilos de maconha nesta segunda-feira (4), no município de Santa Helena, no Oeste do Estado. O prejuízo estimado ao crime organizado é de aproximadamente R$ 750 mil.
A apreensão ocorreu durante diligências realizadas no âmbito da Operação Protetor de Fronteiras e Divisas, após informações sobre movimentação suspeita de embarcação em um porto clandestino nas proximidades da Vila Celeste, local conhecido pela utilização no transporte de entorpecentes oriundos do Paraguai.
Durante a abordagem, as equipes localizaram diversos volumes contendo substância análoga à maconha. “A atuação integrada possibilitou a identificação do ponto de desembarque e a apreensão da droga antes da distribuição”, destacou a equipe policial.
A droga foi apreendida e encaminhada à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos cabíveis.
Fonte: Polícia Militar PR
-
Paraná7 dias agoDia da Educação integra famílias e equipes em unidades do programa Parceiro da Escola
-
Educação5 dias agoAções do MEC valorizam trabalhadores da educação
-
Polícial6 dias agoPRF inicia a Operação Dia do Trabalho 2026 nas rodovias federais do Paraná
-
Política Nacional6 dias agoCleitinho rechaça troca de votos por emendas parlamentares
-
Educação6 dias agoMEC debate ações pedagógicas baseadas em dados
-
Esportes7 dias agoCruzeiro vence o Boca Juniors e assume liderança do Grupo D na Libertadores
-
Esportes6 dias agoFlamengo empata com Estudiantes e mantém liderança do Grupo A da Libertadores
-
Agro7 dias agoReforma tributária deve transformar atuação das tradings no Brasil e acelerar novo modelo de negócios
