Brasil
Instituto Mamirauá promove Encontro Pop Ciência no coração da Amazônia
Com o objetivo de fortalecer a popularização da ciência, tecnologia e inovação na Amazônia, o Encontro Pop Ciência desembarca em Tefé (AM) nesta quarta-feira (29). O evento ocorre no Instituto Mamirauá, organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Com expectativa de reunir mais de 200 pessoas, o encontro deve contar com a presença de professores, pesquisadores e gestores públicos da região. “Essa troca entre quem está realizando e quem está fomentando é fundamental para o aprimoramento das políticas públicas e também para que a gente consiga entender o alcance do que está sendo promovido”, afirma a coordenadora-geral de Popularização da Ciência e Tecnologia do MCTI, Luana Bonone.
O evento busca consolidar, em âmbito regional, estratégias alinhadas às políticas públicas nacionais voltadas à difusão do conhecimento científico. “Esse evento é importante para articular quem já atua com a popularização da ciência, integrando iniciativas para ampliar seu impacto e mostrar diversas formas de divulgar a ciência para diferentes públicos, desde crianças até adultos”, explica a coordenadora do evento e líder do Núcleo de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do instituto, Bianca Darski.
Além de iniciativas do MCTI que serão apresentadas por Bonone, o evento contará com palestras sobre outros programas estratégicos, como o Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde.
A programação do evento ainda conta com mesas-redondas com representantes de instituições de ensino, pesquisa e extensão e gestão e uma feira de ideias.
O encontro promovido pelo Mamirauá é inspirado nos eventos nacionais promovidos pelo MCTI, como os Encontros Nacionais de Popularização da Ciência e a articulação da rede de popularização da ciência da Região Norte.
Brasil
Edital sobre experiência exitosas em cuidado integral e controle do câncer de colo do útero é prorrogado
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), prorrogou até 18 de outubro de 2026 o prazo de inscrições do Edital nº 15/2026, destinado à seleção de experiências exitosas relacionadas ao cuidado integral e ao controle do câncer do colo do útero no Sistema Único de Saúde (SUS).
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo formulário eletrônico até as 23h59 (horário de Brasília).
Podem participar secretarias estaduais e municipais de saúde, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, unidades de saúde do SUS e unidades privadas prestadoras de serviços ao sistema público, desde que atendam aos critérios estabelecidos no edital.
A seleção contempla iniciativas voltadas à organização e ampliação da detecção precoce do câncer de colo do útero, inovações na testagem para rastreamento, navegação do cuidado e acompanhamento das usuárias, além de estratégias para o fortalecimento da linha de cuidado.
As experiências selecionadas serão apresentadas durante o Seminário Nacional de Experiências Exitosas em Cuidado Integral para o Controle do Câncer do Colo do Útero, previsto para os dias 1º e 2 de dezembro de 2026, em Brasília (DF).
Confira o cronograma
| Etapa | Data |
| Publicação do edital | 14 de setembro |
| Encerramento das inscrições – prazo prorrogado | 18 de outubro de 2026 |
| Análise de admissibilidade | 19 a 21 de outubro de 2026 |
| Avaliação de mérito | 22 de outubro a 6 de novembro de 2026 |
| Divulgação do resultado preliminar | 9 de novembro de 2026 |
| Prazo para recursos | 10 a 12 de novembro de 2026 |
| Julgamento dos recursos | 13 a 17 de novembro de 2026 |
| Divulgação do resultado final | 18 de novembro de 2026 |
| Envio das apresentações e dos pôsteres | Até 25 de novembro de 2026 |
| Realização do seminário nacional | 1º e 2 de dezembro de 2026 |
Inscreva-se pelo formulário do Seminário Nacional Câncer do Colo do Útero
Patrícia Coelho
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
-
Paraná7 dias agoProdutores rurais têm até 11 de outubro para adquirir fertilizante da Sanepar
-
Paraná7 dias agoCredenciamento da Fomento Paraná permite que municípios subsidiem juros de microcrédito
-
Esportes5 dias agoSavarino faz três, Fluminense goleia o Coritiba e assume o terceiro lugar do Brasileirão
-
Polícial5 dias agoPCPR prende homem condenado por estupro de vulnerável em Umuarama
-
Paraná7 dias agoNasce o primeiro bebê na nova maternidade do Hospital Regional de Ivaiporã
-
Paraná6 dias agoCopel investe mais de R$ 100 milhões para fortalecer a rede elétrica de Maringá
-
Paraná7 dias agoVários setores e níveis de escolaridade: Agências do Trabalhador iniciam semana com 16,8 mil vagas
-
Paraná6 dias agoGaeco cumpre 19 mandados de busca e apreensão em oito municípios paranaenses na terceira fase da Operação Rota 466, que apura crimes envolvendo policiais
