Connect with us


Brasil

Inscrições para a primeira edição do Prêmio Pop Ciência seguem até 21 de maio

Publicado em

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou oficialmente o Prêmio Pop Ciência 2026, que reconhecerá projetos, instituições e pessoas de destaque na promoção de ciência, tecnologia e inovação do Brasil. As inscrições já estão abertas e seguem até 21 de maio. 

“Acima de tudo, o que buscamos é acender a luz da curiosidade, estimular a difusão do saber. E este prêmio é uma forma de a gente estimular e valorizar quem está fazendo esse trabalho tão importante de mostrar que a ciência está em tudo e é para todos”, disse a ministra do MCTI, Luciana Santos. 

A premiação integra o Programa Nacional de Popularização da Ciência (Pop Ciência). Segundo a diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, o prêmio vai recompensar iniciativas no território que fazem acontecer a política de popularização da ciência. 

“Nós estamos trabalhando para reconhecer toda a diversidade brasileira, porque a gente tem todas as cores, todas as formas de pensar e fazer ciência, divulgar a ciência que está acontecendo no Brasil”, afirmou a diretora. 

Leia mais:  Brasil Sorridente devolveu o sorriso e a dignidade ao povo brasileiro

O reconhecimento ainda visa estimular a produção e a difusão de conteúdos científicos, o combate à desinformação e a promoção da alfabetização e do letramento científico.  

A primeira edição do prêmio conta com nove categorias: divulgador(a) científico(a); espaços científico-culturais; feiras e mostras científicas; concursos, competições e olimpíadas científicas; diversidade na ciência; clubes de ciência; instituições; Governo Pop; e Embaixadores(as) mirins Pop Ciência. 

A inscrição on-line pode ser feita por pessoas físicas, instituições, organizações da sociedade civil e iniciativas diversas, conforme as regras específicas de cada categoria. Cada proposta poderá ser inscrita em apenas uma categoria. Além das inscrições diretas, os candidatos podem ser indicados por terceiros. 

Para a inscrição, é necessário apresentar formulário preenchido, currículo lattes (ou histórico institucional) e um portfólio com comprovações das ações desenvolvidas, incluindo registros, impacto social e alcance de iniciativas. As candidaturas serão avaliadas por uma comissão. 

Antecipado pela ministra Luciana Santos durante o Encontro Nacional do Mais Ciência na Escola, em março, o edital da premiação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 24 de abril. 

Leia mais:  Ministério da Saúde e IBGE iniciam terceira edição da Pesquisa Nacional de Saúde

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Comentários Facebook

Brasil

Guias reúnem orientações para uso e gestão de equipamentos nas unidades básicas de saúde

Published

on

Equipamentos como ultrassons portáteis, balanças digitais, desfibriladores externos automáticos (DEA) e aparelhos de raios X portátil ajudam no diagnóstico e acompanhamento dos usuários nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para que esses recursos sejam utilizados de forma segura dois novos guias técnicos reúnem orientações direcionadas tanto aos profissionais que utilizam esses equipamentos quanto aos gestores responsáveis pela organização dos serviços.

As publicações foram organizadas em duas versões complementares. A primeira, o Guia Prático: equipamentos clínicos e gerais – versão profissional é destinada aos profissionais da atenção primária e apresenta instruções detalhadas sobre indicação clínica, formas de utilização, cuidados de conservação e registro das informações no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC e-SUS APS). A segunda, o Guia Prático : equipamentos clínicos e gerais – versão gestão,  reúne orientações para administradores municipais e coordenadores de unidades de saúde sobre recebimento, instalação, manutenção, cadastro e monitoramento dos equipamentos ao longo de sua vida útil.

A proposta dos materiais é apoiar a organização do trabalho nas equipes e contribuir para que as tecnologias disponíveis nas unidades sejam incorporadas à rotina assistencial. 

Leia mais:  Brasil Sorridente devolveu o sorriso e a dignidade ao povo brasileiro

Foram previstos 170 mil equipamentos, organizados em 10 mil combos destinados a 10 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS). A composição dos equipamentos considera informações do Censo Nacional das UBS, realizado em 2024, que mapeou a capacidade instalada, os serviços ofertados e as condições de funcionamento das unidades. 

Orientações para quem está na assistência

O guia voltado aos profissionais reúne recomendações para equipamentos utilizados no cotidiano da APS. Cada capítulo apresenta a finalidade do equipamento, as situações em que seu uso é indicado, orientações para posicionamento do paciente, medidas de segurança, formas corretas de registro no prontuário eletrônico e procedimentos de limpeza e conservação.

Um exemplo é o aparelho de raios X portátil, indicado especialmente para atendimentos domiciliares, instituições de longa permanência e localidades remotas ou de difícil acesso. O documento orienta que sua utilização seja restrita a profissionais habilitados, observando medidas de proteção radiológica e registrando todas as solicitações e exames realizados no prontuário eletrônico.

Gestão vai além da entrega dos equipamentos

A publicação destinada aos gestores dá recomendações para que as equipes verifiquem previamente as condições da infraestrutura física da unidade para recebimento dos equipamentos. Também orienta a definição de responsáveis pelo patrimônio, pela manutenção, pela infraestrutura tecnológica e pelo uso clínico dos aparelhos.

Leia mais:  Tecnologias assistivas são destaque na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Outro aspecto abordado é a necessidade de incorporação patrimonial, cadastramento dos equipamentos nos sistemas oficiais, como o Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, elaboração de protocolos locais de utilização, planejamento da manutenção preventiva e realização de treinamentos periódicos para as equipes. Segundo o guia, essas medidas ajudam a reduzir os períodos de ociosidade dos equipamentos, evitar interrupções nos atendimentos e prolongar a vida útil das tecnologias incorporadas às UBS.

Tenha acesso aos materiais:

Boas práticas na Atenção Primária à Saúde : guia prático : equipamentos clínicos e gerais : versão profissional 

Boas práticas na Atenção Primária à Saúde : guia prático de equipamentos clínicos e gerais na Atenção Primária à Saúde : versão gestão  

Thaís Rodrigues
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262