Paraná
Estado leva cultura e turismo à primeira edição da Festa Literária do Paraná
O Governo do Estado, por meio das secretarias da Cultura (Seec) e do Turismo (Setu), participou ativamente da primeira edição da Festa Literária do Paraná (FLAP), realizada no último final de semana (25 e 26 de abril) no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. O evento gratuito, promovido pela OAB Paraná, reuniu autores, editoras e uma vasta programação cultural, consolidando-se como um novo marco para o setor no Estado.
A Seec marcou presença com um estande da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), onde foram expostas obras do Edital Outras Palavras. O programa investiu cerca de R$ 2 milhões, por meio da Lei Paulo Gustavo, para viabilizar a publicação de 157 títulos de autores paranaenses, fomentando a produção independente fora dos grandes circuitos comerciais.
Outro destaque da BPP foi a apresentação de fac-símiles do histórico jornal cultural “Nicolau”, referência nacional entre as décadas de 80 e 90. A programação musical também atraiu grande público, com um concerto gratuito da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) na tarde de sábado.
A secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, destacou o sucesso da iniciativa ao aproximar público e instituições em torno da valorização da leitura. “Esta primeira edição da FLAP já se consolida como um grande sucesso, reunindo público, autores e instituições em torno da valorização da leitura e da produção literária. A cultura se fortalece quando construímos parcerias como essa, que ampliam o acesso e dão visibilidade à diversidade de vozes do nosso Estado”, afirmou.
SENSIBILIZAÇÃO TURÍSTICA – No estande da Secretaria do Turismo, o foco foi a promoção do “Destino Paraná” por meio de ações de sensibilização desenvolvidas pela equipe de qualificação da pasta. A turismóloga residente da Setu, Janara Battisti, explicou que foram utilizados jogos interativos para ensinar sobre os atrativos do Estado de forma recreativa.
“Trouxemos jogos de sensibilização turística que foram desenvolvidos pela equipe de qualificação da secretaria. Falamos sobre pontos turísticos, sobre atrativos, sobre outras questões características do nosso Estado. Eles trazem de uma forma lúdica esse conhecimento tanto para crianças quanto para adultos”, ressaltou Janara.
A procura dos visitantes revelou as tendências de viagem para as próximas temporadas. Segundo a assessora técnica da Setu, Lorene da Silva, houve forte interesse por segmentos como ecoturismo e turismo náutico, gastronomia, além de destinos consolidados como Foz do Iguaçu e Matinhos. “O público quer saber o que há de turismo no Paraná. Querem saber do Paraná como um todo: onde tem o Caminho do Vinho, onde podem colher morango, onde participar de tirolesa”, explicou.
CIDADANIA E LITERATURA – Além dos debates com nomes expressivos da literatura nacional, como Cristóvão Tezza e Ana Suy, a FLAP promoveu a arrecadação de livros para o projeto OAB Cidadania. As obras serão destinadas a bibliotecas de unidades prisionais do Estado para programas de remição de pena pela leitura.
A circulação de público foi potencializada no domingo pela entrada gratuita no MON, facilitando o acesso da comunidade tanto à feira literária quanto às exposições do museu. A iniciativa reforça o trabalho conjunto das secretarias em fomentar o turismo interno e a produção cultural local, educando novas gerações sobre o potencial paranaense.
Fonte: Governo PR
Paraná
Forças de segurança apreendem mais de meia tonelada de maconha em Altônia
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Guarda Civil Municipal (GCM), apreendeu cerca de 560 quilos de maconha durante uma fiscalização, sábado (25), no Balneário Vila Yara, em Altônia, no Noroeste do Estado.
A ação ocorreu após a PCPR fazer levantamentos de inteligência sobre um carregamento de droga transportado em um barco no Rio Paraná com destino à região.
Segundo o delegado Patric Pereira Neves, durante as diligências, as equipes se deslocaram até a Estrada Mestre e localizaram uma VW/Kombi abandonada. “Na vistoria do veículo, foram encontrados 47 tabletes de substância análoga à maconha, que totalizaram 560 quilos. O veículo também apresentava adulteração no chassi e foi apreendido”, explica.
Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais. A PCPR segue em investigação para identificar os responsáveis pelo entorpecente.
- PCPR e PMPR recuperam bovinos que haviam sido furtados em Alto Paraíso
-
“Cão perito” do Paraná é um dos únicos especialistas em detecção de vestígios de sangue no Brasil
DENÚNCIAS – A população ainda pode contribuir com investigações que estejam em andamento. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia. Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.
Fonte: Governo PR
-
Economia6 dias agoMDIC destaca NIB, descarbonização e minerais críticos na Hannover Messe
-
Esportes6 dias agoCorinthians vence o Barra e abre vantagem na Copa do Brasil
-
Paraná6 dias agoEm expansão na rede estadual, cursos técnicos já superam 137 mil alunos inscritos
-
Entretenimento6 dias agoGeorgina Rodríguez exibe mansão de R$ 45 milhões em festa intimista da filha: ‘Bella’
-
Agro6 dias agoExpoCarpina começa amanhã com mais de 1,5 mil animais e foco em negócios
-
Esportes6 dias agoSão Paulo vence o Juventude no Morumbis, mas sai sob vaias e clima de pressão
-
Paraná6 dias agoPorto de Paranaguá concentra 70% das exportações brasileiras de óleo de soja no 1º trimestre
-
Esportes6 dias agoVasco vence o Paysandu e leva grande vantagem para o jogo da volta
