Connect with us


Paraná

Estado investirá R$ 5 milhões em nova Unidade Central de Saúde de Santa Izabel do Oeste

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), formalizou nesta sexta-feira (20) um convênio no valor de R$ 5 milhões para a construção da nova Unidade Central de Saúde de Santa Izabel do Oeste, na região Sudoeste do Estado. Somada a contrapartida do município, o investimento chega a um valor total de R$ 5,2 milhões para a execução da obra. A unidade terá 2.022,85 metros quadrados de área construída.

A nova estrutura foi planejada para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde pública, com uma proposta de atendimento mais moderna, resolutiva e humanizada. O espaço contará com consultórios médicos e multiprofissionais, sala de vacinas, sala de curativos, farmácia, ambulatórios especializados, setor de agendamento, sala de enfermagem, além de setores administrativos e de apoio técnico.

A unidade deverá ofertar consultas em clínica geral, pediatria e ginecologia, além de atendimento multiprofissional com psicologia, nutrição, fisioterapia e serviço social. Também estão previstos acolhimento com classificação de risco, ações de promoção e educação em saúde, acompanhamento de pacientes com doenças crônicas e teleconsultas com suporte regionalizado via SUS Digital.

Leia mais:  Unioeste vai oferecer Licenciatura em Educação Especial Inclusiva em Toledo

A estimativa é de que a nova unidade atenda diretamente uma população de 14.385 habitantes. A estrutura física terá capacidade para acomodar aproximadamente 19 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, farmacêutico, equipe administrativa e auxiliares de serviços gerais.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou que o investimento reforça o compromisso do Governo do Paraná com a regionalização e a qualificação da assistência.  “Estamos fazendo um investimento importante para fortalecer a estrutura de saúde de Santa Izabel do Oeste e garantir mais qualidade no atendimento à população. Essa nova unidade vai reunir serviços essenciais em um espaço moderno, adequado e preparado para atender com mais agilidade, dignidade e eficiência. O Governo do Estado trabalha para aproximar cada vez mais a saúde das pessoas”, afirmou.

O prefeito de Santa Izabel do Oeste, Jean Carro, ressaltou a relevância do convênio para o município e o impacto direto na vida da população. “Esse é um momento histórico para Santa Izabel do Oeste. A assinatura deste recurso representa um avanço muito grande para a nossa rede municipal de saúde e para toda a população, que terá um espaço mais amplo, organizado e preparado para oferecer um atendimento ainda melhor”, afirmou. Segundo ele, a parceria com o Governo do Estado  transforma a realidade do município. 

Leia mais:  Com investimento de R$ 11,2 milhões, Estado inaugura nova Maternidade de Paranaguá

PRESENÇAS – Participaram do evento o deputado estadual Ademar Traiano, além de prefeitos e autoridades locais.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Construção de complexo religioso em Piraquara reforça turismo da fé no Paraná

Published

on

O governador em exercício Darci Piana participou neste sábado (27) da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro de Evangelização Terra Prometida, da Associação Evangelizar É Preciso, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Idealizado pelo padre Reginaldo Manzotti, o complexo está sendo implantado em uma área de 84 alqueires e será destinado à realização de celebrações religiosas, retiros, encontros, acampamentos e outras atividades voltadas à evangelização e ao turismo religioso.

Piana destacou a importância do empreendimento para o fortalecimento da fé, do turismo e do desenvolvimento regional. “Há mais de 20 anos o padre Reginaldo Manzotti tem o seu projeto de evangelização, que agora se completa com esta obra. Ela vai ajudar no desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, especialmente de Piraquara”, disse.

“A maior parte da cidade está em uma área de preservação, então ela não pode receber indústrias. Mas terá um crescimento fantástico impulsionado pelo turismo religioso, com hotéis, pousadas, restaurantes e bares que serão instalados aqui para atender os peregrinos”, salientou o governador em exercício. 

O Centro de Evangelização Terra Prometida foi concebido para atender o crescente número de fiéis que acompanham o trabalho da Associação Evangelizar É Preciso e do padre Reginaldo Manzotti. O projeto prevê um amplo espaço para grandes celebrações, infraestrutura para acolhimento de peregrinos e visitantes e áreas destinadas a encontros religiosos. 

Dos 84 alqueires da propriedade, cerca de 44 permanecerão preservados como reserva florestal, conciliando a implantação do complexo com a conservação ambiental.

“Este espaço será muito bem usado para tocar os corações, levar as pessoas a ficarem mais próximas de Deus e, sem dúvida, ao aprofundamento da espiritualidade. O sentimento neste momento é de gratidão”, disse o padre Reginaldo Manzotti.

Leia mais:  Com investimento de R$ 11,2 milhões, Estado inaugura nova Maternidade de Paranaguá

A implantação vai ocorrer de forma gradativa, com as licenças ambientais em análise junto ao Instituto Água e Terra (IAT), que já liberou a etapa de terraplanagem em parte do terreno e está analisando os documentos para emissão da Licença de Instalação. Atualmente, o espaço já recebe visitantes e grupos de oração em atividades promovidas pela associação.

APOIO DO ESTADO — O Governo do Paraná também vai apoiar  a implantação do empreendimento por meio de investimentos em infraestrutura viária para garantir o acesso ao complexo. As intervenções incluem a pavimentação e melhoria de aproximadamente 10 quilômetros de vias rurais e urbanas nos bairros Cayva, Planta Deodoro e Recreio da Serra, além da implantação das alças de acesso ao viaduto no Contorno Leste (BR-116), na ligação com a Rua Isídio Alves Ribeiro. O projeto do dispositivo está em análise pela concessionária responsável pelo trecho.

O apoio estadual foi reforçado em abril deste ano, quando o governador Carlos Massa Ratinho Junior  recebeu o padre Reginaldo Manzotti no Palácio Iguaçu para discutir o andamento do projeto e as obras necessárias para facilitar o acesso dos milhares de visitantes esperados.

Para o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o empreendimento representa uma oportunidade para impulsionar o desenvolvimento do município, com geração de empregos, fortalecimento do comércio e expansão da atividade turística.

“A implantação desse grande parque religioso vai mudar a vida da cidade, que tem o menor PIB per capita do Paraná e precisa se reinventar a cada dia”, disse. “Esta é uma oportunidade única de achar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação por meio do turismo religioso”.

TURISMO RELIGIOSO — O Paraná reúne um dos principais polos de turismo religioso do País. Dos mais de 2.100 atrativos turísticos catalogados no Estado, 494 estão ligados à fé e à espiritualidade, fazendo do segmento o terceiro com maior número de atrativos, atrás apenas do turismo cultural e do ecoturismo.

Leia mais:  Unioeste vai oferecer Licenciatura em Educação Especial Inclusiva em Toledo

“Este espaço vai consolidar ainda mais o turismo religioso no Paraná. Existia esse sonho do padre Reginaldo Manzotti de implantar um santuário, porque Curitiba e mesmo o Paraná não contavam com um projeto tão grande como este”, explicou Eliseu Rocha, coordenador do Comitê Institucional de Turismo Religioso do Paraná. “Temos os santuários de Bandeirantes, do Rocio e vários outros, mas com esse espaço que agrega a natureza e sustentabilidade com o projeto de evangelização, será o maior do Estado”.

O crescimento da atividade é observado em diferentes regiões. Em Itaipulândia, no Oeste, mais de 90 mil visitantes passaram pelos atrativos religiosos em 2024, número 124% superior ao registrado em 2019. O município abriga a maior estátua de Nossa Senhora Aparecida do Sul do Brasil e integra a Rota da Fé, juntamente com Entre Rios do Oeste, Santa Helena, Missal e Medianeira.

Outro destaque é Lunardelli, no Norte do Estado, que recebe aproximadamente 400 mil visitantes por ano que buscam pelo Santuário Santa Rita de Cássia e a Gruta Santa Rita. Com o novo Centro de Evangelização Terra Prometida, Piraquara passa a integrar esse conjunto de grandes destinos voltados ao turismo religioso, ampliando a oferta de atrativos e fortalecendo o segmento. 

PRESENÇAS — Também acompanharam a agenda o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o deputado federal Sandro Alex; a deputada estadual Márcia Huçulak; o arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo; e demais autoridades.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262