Paraná
PCPR prende 9 pessoas por golpes de falsos anúncios de imóveis e veículos em Curitiba
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu nove pessoas em flagrante pelo crime de estelionato, após desarticular um escritório utilizado para aplicar golpes envolvendo falsos anúncios de imóveis e veículos. A ação aconteceu quarta-feira (18), no Centro de Curitiba.
As prisões ocorreram após denúncias que levaram a PCPR até um imóvel localizado no primeiro andar de um edifício na Avenida Marechal Floriano Peixoto. No local, equipes policiais encontraram pessoas sendo atendidas no momento da abordagem.
De acordo com o delegado da PCPR Reinaldo Zequinão, o grupo criava perfis falsos em redes sociais e plataformas de marketplace para clonar anúncios de imóveis, veículos e caminhões. As ofertas apresentavam valores abaixo dos praticados com o objetivo de atrair interessados.
- PCPR cumpre seis mandados contra esquema de venda de laudos médicos em Maringá
-
Paraná reduz roubos no campo em 79% e consolida modelo de segurança rural
“As vítimas eram levadas até o escritório sob a promessa de aquisição de bens por meio de financiamento ou compra direta. Após o pagamento de valores de entrada, assinavam contratos de consórcio, sem garantia de recebimento dos bens anunciados. Em alguns casos, foi constatado que as cartas de crédito não existiam”, explica.
A investigação teve início após o relato de uma vítima que registrou prejuízo de aproximadamente R$ 60 mil. Durante a ação, os policiais constataram que os bens anunciados não pertenciam ao grupo e eram utilizados para induzir as vítimas.
Além dos nove presos, dois adultos e dois adolescentes foram conduzidos à delegacia e liberados. Os detidos foram autuados por estelionato, nas formas consumada e tentada, e por associação criminosa.
As investigações seguem para identificar a movimentação financeira do grupo e apurar o envolvimento de outras pessoas. Todos os capturados foram encaminhados ao sistema penitenciário.
Fonte: Governo PR
Paraná
Alunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA
As estudantes Beatriz Maria Ferreira dos Santos e Fernanda Graciele Jank, ambas de 17 anos, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Ensino Integral, em Toledo, embarcaram neste fim de semana para os Estados Unidos, onde participam da Genius Olympiad, uma das maiores feiras de ciências do mundo. A competição tem início nesta segunda-feira (08) e segue até 12 de junho.
A conquista é resultado do comprometimento das estudantes e do trabalho desenvolvido no colégio. No período destinado às atividades complementares do ensino integral, Beatriz e Fernanda desenvolvem pesquisas voltadas a desafios ambientais e agrícolas. As alunas estão acompanhadas pela técnica pedagógica do Integral, professora Ingrid Kautzmann.
Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, além de ampliar a permanência dos estudantes na escola, a Educação em Tempo Integral oferece oportunidades para aprofundar conhecimentos e desenvolver atividades que fazem diferença na formação acadêmica.
“A participação das estudantes em uma das maiores feiras de ciências do mundo reforça o reconhecimento do sucesso do Programa Paraná Integral e do trabalho inovador desenvolvido nas escolas estaduais”, afirma o secretário.
Beatriz investiga o uso de extratos vegetais para acelerar a germinação e o enraizamento de orquídeas cultivadas in vitro. A pesquisa busca ampliar a reprodução dessas plantas, cujo desenvolvimento é considerado lento e complexo, já que poucas sementes conseguem germinar naturalmente e a primeira floração pode levar de três a dez anos.
Já Fernanda desenvolveu uma pesquisa voltada ao controle biológico de pragas que afetam os bananais. Segundo a estudante, os extratos vegetais analisados apresentaram resultados mais acessíveis e menos agressivos ao meio ambiente e à saúde humana em comparação aos agroquímicos convencionais.
INTERCÂMBIO CULTURAL – A Genius Olympiad é uma competição internacional voltada a estudantes do Ensino Médio, com foco em questões ambientais e sustentabilidade. Realizada anualmente em Nova York, a feira reúne jovens de mais de 70 países para apresentar soluções inovadoras.
Além da premiação, com medalhas e reconhecimento internacional, o evento também é um espaço de intercâmbio cultural, permitindo que os participantes compartilhem experiências e debatam temas relacionados às mudanças climáticas e aos desafios do futuro.
Fonte: Governo PR
-
Esportes7 dias agoAncelotti confirma seleção titular para amistoso do Brasil contra o Panamá no Maracanã
-
Esportes6 dias agoBrasil goleia o Panamá no Maracanã e se despede da torcida antes da Copa de 2026
-
Polícial6 dias agoFutebol e Solidariedade: PMPR e Amigos do Macaris entram em campo contra o frio
-
Esportes6 dias agoFluminense empata com Cruzeiro e segue no G-4 do Brasileirão
-
Educação6 dias agoMEC leva investimentos em saúde e educação ao Cariri cearense
-
Esportes6 dias agoSão Paulo perde para o Remo e chega a cinco jogos sem vitória no Brasileirão
-
Agro6 dias agoCrise do crédito dominou debates no Summit Pensar Agro
-
Esportes6 dias agoVasco perde do Atlético-MG e entra na zona de rebaixamento do Brasileirão
