Connect with us


Paraná

Cianorte recebe R$ 100 milhões em investimentos da Sanepar para obras de esgoto sanitário

Publicado em

A Sanepar começa a entregar para o município de Cianorte, no Noroeste do Paraná, grandes obras que recebem investimentos de aproximadamente R$ 100 milhões. São três empreendimentos que ampliam o sistema de esgotamento sanitário e garantem o crescimento da cidade com saúde e qualidade de vida para a população, além de benefícios ambientais. 

Uma completa e moderna Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE São Tomé II, já em fase de testes, deve ser concluída nos próximos meses. Com ela, a implantação de 81 quilômetros (km) de rede, interceptores e coletor-tronco, que beneficiarão cerca de quatro mil famílias. Além disso, está sendo implantado um sistema de pós-tratamento na ETE Catingueiro. Esta obra segue em ritmo acelerado com previsão de conclusão no segundo semestre.

“Temos investido tanto na ampliação das nossas redes quanto na modernização das estações de tratamento de esgoto. Nossa equipe está empenhada em antecipar a meta do Marco Legal do Saneamento no Paraná, atingindo, antes de 2033, o índice de 90% de atendimento nos locais em que atuamos”, declara o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.  “O que é um desafio para o Brasil, tem sido aqui construído de forma consistente e acelerada”.

O prefeito de Cianorte, Marco Franzato, acompanhado da equipe de gerentes e técnicos da Sanepar conheceu, nesta quarta-feira (4), a estrutura da ETE São Tomé II. Franzato destacou o avanço que os investimentos da Sanepar representam e a segurança para que a cidade cresça ainda mais. Com esta ampliação, o indicador de cobertura com coleta e tratamento de esgoto vai de 63% para 75% da população, ainda neste semestre, já com a expectativa de avançar 5% com obras que serão licitadas em breve.

“Vamos chegar em um número muito alto de população; sonhamos muito para que, nos próximos anos, possamos atingir 90% de atendimento com esgoto sanitário. Eu estou orgulhoso desse trabalho da Sanepar e do Governo do Estado. Esgoto é saúde na veia. Isso a gente sabe. Às vezes, as pessoas falam, mas não sentem a dimensão do quanto isso melhora a saúde da população, por isso nós vamos continuar investindo junto com o governo, junto com a Sanepar”, afirmou o prefeito.

Leia mais:  Luan Santana e É o Tchan abrem final de semana musical do Verão Maior Paraná nesta sexta

Também orgulhoso de sua equipe, o gerente de Projetos e Obras da Sanepar no Noroeste do Estado, Marcelo Dias, detalhou as tecnologias embarcadas na obra da ETE. “Além de aumentar o número de famílias atendidas, com essa obra também melhoramos a qualidade do tratamento, com equipamentos mais modernos, um sistema de tratamento muito melhor, atendendo aos requisitos ambientais que o Instituto Água e Terra”, explicou.

O gerente-geral da Sanepar na Região Noroeste, Vitor Gorzoni, avalia que os investimentos em Cianorte reforçam o compromisso da Sanepar e do Governo do Estado com a população. “Estamos ampliando a capacidade de tratamento de esgoto para uma região específica de Cianorte, que é a dos bairros Jardim Atlântico e imediações. Também vamos aumentar a capacidade de tratamento em aproximadamente 20% e traremos um tratamento mais eficiente para o município, atendendo às rigorosas legislações ambientais”, disse. 

OBRAS – A ETE São Tomé II, construída no final da Estrada Fubá, viabiliza a desativação da São Tomé I, localizada na área urbana dentro do Parque do Cinturão Verde. A unidade já atingiu o limite de sua capacidade. Os recursos aplicados na nova ETE são de aproximadamente R$ 39,4 milhões.

Investimentos de mais de R$ 20 milhões permitirão também a interligação imediata das residências na rede coletora de esgoto. Os 81 km de tubulações beneficiam famílias de 23 bairros, entre eles os residenciais Atlântico, do I ao V, Bourbon, das Araucárias, Ilha do Mel,  Mediterrâneo, Nova Itália e Nova Itália I, Veneza, Vivian e Sena (parcial), os jardins Botânico, Paulista, Olímpico e Universidade, do I ao III, além dos parques das Nações I e II e Parque do Bosque.

Leia mais:  Justiça atende pedido do Ministério Público do Paraná e suspende eleição do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Toledo por irregularidades no pleito

O presidente da Câmara de Vereadores de Cianorte, Victor Hugo Davanço, também percorreu a área da nova estação de tratamento da Sanepar e disse que o empreendimento atende um anseio antigo da população. “Podemos verificar aqui todo o cuidado em tratar, devolver uma água limpa ao rio. E, até mesmo, esse rejeito, o lodo do esgoto, pode ser utilizado na agricultura. Um processo completo, amplo, que vai beneficiar a nossa cidade”, resumiu.

MAIS ESGOTO – Outra obra que deve ser concluída até dezembro é a melhoria na ETE Catingueiro. Nesta unidade, a Sanepar está implantando um sistema de lodos ativados e executando reformas nas instalações gerais. O investimento é de aproximadamente R$ 40 milhões. A Sanepar prepara agora uma nova licitação para a ampliação de mais 36 km de rede de esgoto. Com este empreendimento, a ser concluído em 2028, serão atendidas aproximadamente 1.800 famílias, elevando o indicador de atendimento com coleta e tratamento de esgoto para mais de 80%.

PRESENÇA – Também participaram da visita as secretárias municipais de Comunicação, Fernanda Braghini, e de Desenvolvimento Urbano, Mariana Affonço, e a chefe de gabinete Giovana Angelini, além do vereador Robson Fagundes de Souza. Pela Sanepar, participaram o supervisor de Cianorte, Aroldo Mendes, o fiscal responsável pela obra, Douglas Vitor Pereira de Souza, além do gerente Comercial, Jozemar Lozano, e do regional de Umuarama, Marcos Moretto, e, também, o coordenador de Projetos e Obras Eletromecânicas, Felipe Lalucci.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Mutirões no Norte do Paraná retiram 1,3 tonelada de cabos de telecomunicações irregulares

Published

on

Mutirões de regularização de cabos de internet e telefonia em três municípios do Norte do Paraná resultaram na retirada de 1,3 tonelada de fiação instalada em desacordo com normas técnicas e de segurança. As ações ocorreram em Arapongas, Cambé e Primeiro de Maio, realizadas pelas prestadoras de telecom e fiscalizadas pela Copel.

Os trabalhos visam adequar o compartilhamento com os cabos de telecomunicações às regras estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que disciplinam o tema.

Em Cambé, o mutirão aconteceu na segunda-feira (22), na Avenida Antônio Raminelli, no Jardim Ana Rosa. Ao todo, 18 postes passaram por adequação, com a retirada de cerca de 450 quilos de cabos irregulares. Quatro empresas participaram da ação. Devido às condições climáticas, parte do trecho não pôde ser concluída e terá nova etapa, já programada para julho.

Leia mais:  Justiça atende pedido do Ministério Público do Paraná e suspende eleição do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Toledo por irregularidades no pleito

Em Arapongas, na terça-feira (23), quatro operadoras atuaram na Avenida Maracanã, e regularizaram 28 postes. A atividade resultou na remoção de mais de 600 quilos de cabos em desacordo com as normas. Um novo mutirão deve ser agendado para finalizar o atendimento na via.

Segundo o gerente da Base de Campo da Copel em Arapongas, Fábio Beques, novas operações já estão no planejamento da companhia. “A realização de um mutirão na Avenida Flamingos está em fase de organização e deve dar sequência às ações voltadas à regularização do compartilhamento de postes”, explicou.

Em Primeiro de Maio, o mutirão ocorreu na região central, com atuação na Rua Dezoito. Foram retirados aproximadamente 250 quilos de cabos em desacordo com as normas.

RESPONSABILIDADE – A Copel reforça que a responsabilidade pela instalação e manutenção dos cabos de telecomunicações é das operadoras, conforme estabelecem resoluções conjuntas da Anatel e Aneel.

Casos de fiação de telefonia e internet que ofereçam risco à população podem ser informados pelo telefone 0800 51 00 116.

Leia mais:  Governador e embaixadora da Espanha discutem parcerias nas áreas de infraestrutura e educação

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262