Agro
Embrapa lança Rede de Extensão e Inovação em Aquicultura para capacitar técnicos e produtores
Reaqua busca fortalecer a extensão rural em aquicultura
A Embrapa, em parceria com instituições de pesquisa e ensino de 13 estados, criou a Rede de Extensão e Inovação Aquícola (Reaqua). O objetivo é organizar, sistematizar e planejar a transferência de tecnologias em aquicultura, beneficiando principalmente os agentes de extensão rural, que terão acesso a capacitações, formações continuadas e, futuramente, participarão da implantação de Unidades Demonstrativas.
O foco central da Reaqua é mostrar que é possível incrementar a produção aquícola no Brasil respeitando os princípios da sustentabilidade ambiental.
Coordenação e estratégias da Reaqua
Quem lidera a iniciativa é a zootecnista Marcela Mataveli, da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO). Segundo ela, “a rede está em fase de estruturação e fortalecimento, com avanços na articulação institucional e definição de diretrizes estratégicas”.
A Reaqua planeja ações contínuas de atualização tecnológica voltadas às cadeias produtivas do tambaqui, tilápia e camarão, por meio de webinários, seminários técnicos e cursos híbridos, direcionados principalmente aos agentes de extensão de todo o país.
A expectativa é expandir a rede, incluindo parceiros do Nordeste, uma região estratégica para a aquicultura brasileira.
Benefícios para técnicos de extensão rural
A coordenadora explica que a Reaqua proporcionará aos técnicos:
- Acesso contínuo a conteúdos técnicos atualizados;
- Tecnologias validadas aplicadas às principais cadeias aquícolas;
- Participação em webinários, seminários e cursos híbridos;
- Criação de um ambiente permanente de troca de experiências entre técnicos, pesquisadores e universidades;
- Contato antecipado com resultados de pesquisas e tecnologias emergentes.
Marcela reforça que, no segundo ano de funcionamento, os técnicos participarão da implementação de Unidades Demonstrativas, permitindo aplicar tecnologias em condições reais de campo, aumentando produtividade e reduzindo impactos ambientais.
Produtores também ganham com a Reaqua
Os aquicultores serão beneficiados pelo acesso mais rápido e organizado a tecnologias atualizadas, adaptadas às diferentes realidades regionais.
Os técnicos de extensão levarão aos produtores recomendações em áreas como:
- Manejo produtivo;
- Nutrição;
- Sanidade;
- Qualidade da água;
- Sistemas sustentáveis de produção.
O resultado esperado inclui maior produtividade, eficiência no uso de insumos, redução de custos de produção e diminuição dos impactos ambientais.
Primeira ação da rede: webinário sobre cultivo multitrófico
A Reaqua iniciará suas atividades com um webinário sobre cultivo multitrófico, previsto para março. O tema foi escolhido de forma participativa entre os integrantes da rede, marcando o início da integração entre pesquisa, inovação e extensão em aquicultura.
Fonte: Portal do Agronegócio
Agro
Exportações de algodão de Mato Grosso batem recorde em junho e China amplia compras da pluma brasileira
As exportações de algodão em pluma de Mato Grosso registraram um novo recorde para o mês de junho, consolidando o protagonismo do estado no comércio internacional da fibra. Impulsionadas pelo forte avanço da demanda chinesa e pela competitividade da pluma brasileira, as vendas externas apresentaram crescimento expressivo em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), elaborada com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil exportou 217,04 mil toneladas de algodão em pluma em junho de 2026. Embora o volume represente uma retração de 25,46% frente a maio, houve avanço de 63,41% na comparação com junho de 2025.
Mato Grosso lidera exportações brasileiras de algodão
Em Mato Grosso, os embarques somaram 154,18 mil toneladas em junho, resultado que representa queda mensal de 20,70%, mas crescimento de 66,38% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
O desempenho estabeleceu um novo recorde para junho na série histórica da Secex, reforçando a liderança do estado nas exportações brasileiras de algodão.
Safra 2024/25 mantém ritmo forte nas vendas externas
No acumulado da safra 2024/25, entre agosto de 2025 e junho de 2026, Mato Grosso exportou 1,97 milhão de toneladas de algodão em pluma.
O volume representa um crescimento de 13,57% em comparação ao mesmo período da temporada anterior, evidenciando o fortalecimento da presença brasileira no mercado internacional da fibra.
China amplia importações e consolida liderança entre os compradores
Segundo o Imea, a China permaneceu como o principal destino do algodão mato-grossense na safra 2024/25.
As compras chinesas cresceram 53,97% em relação ao ciclo anterior e passaram a representar 19,75% de todas as exportações de algodão realizadas pelo estado.
O instituto atribui esse avanço à maior competitividade da pluma brasileira em um cenário de elevada oferta exportável, fator que aumentou a atratividade do produto nacional frente aos concorrentes internacionais.
Mato Grosso concentra embarques para o mercado chinês
Com o forte crescimento da demanda asiática, Mato Grosso respondeu por mais da metade das exportações brasileiras de algodão destinadas à China, reforçando sua posição estratégica no abastecimento do maior mercado consumidor mundial da fibra.
A combinação entre elevada produção, qualidade da pluma e competitividade nos preços segue fortalecendo o estado como principal polo exportador de algodão do Brasil e um dos mais relevantes fornecedores do mercado global.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
-
Brasil3 dias agoDefeso Eleitoral
-
Agro6 dias agoCafé sobe nas bolsas em junho com atraso da colheita no Brasil, clima chuvoso e queda nos estoques globais
-
Educação6 dias agoMEC autoriza reforma no Campus Franco da Rocha do IFSP
-
Esportes6 dias agoColômbia bate Gana, avança às oitavas e encara a Suíça na próxima fase
-
Paraná6 dias agoRegionalização: Estado expande rede de hospitais com 20 novas unidades por todo o Paraná
-
Brasil6 dias agoBrasil apresenta sua nova meta climática alinhada à Missão 1,5ºC
-
Esportes5 dias agoMarrocos vence o Canadá e chega às quartas de final da Copa do Mundo
-
Esportes5 dias agoFrança vence Paraguai com gol de Mbappé e garante vaga nas quartas de final da Copa do Mundo
