Connect with us


Brasil

Nota à imprensa

Publicado em

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, manifesta apoio à decisão proferida pelo ministro Flávio Dino no Mandado de Injunção nº 7516, que trata da regulamentação da exploração mineral, com especial atenção ao povo indígena Cinta Larga, em conformidade com a Constituição Federal.

Para Silveira, a decisão revela sensibilidade institucional e responsabilidade com o interesse público, ao reconhecer o papel do Estado brasileiro na promoção de uma mineração segura, responsável e juridicamente amparada, capaz de gerar riqueza de forma legítima, com base na legalidade, na segurança jurídica e na boa governança.

Segundo o ministro, o entendimento parte de um diagnóstico objetivo e incontornável: a atividade mineral ilegal já ocorre em diversos territórios do país, à margem do Estado, sem controle ambiental, social ou institucional, produzindo degradação ambiental, violência e pobreza. Diante dessa realidade, a regulamentação surge como instrumento de proteção ao meio ambiente, aos povos indígenas e à soberania nacional.

Para o ministro Alexandre Silveira, a decisão fortalece a capacidade do Estado de planejar, regular e fiscalizar a atividade mineral, criando um ambiente institucional mais claro e seguro. Onde não há mineração legal, prevalecem práticas criminosas. Com regras claras, fiscalização efetiva e presença do poder público, é possível substituir atividades predatórias por mineração responsável, sujeita a licenciamento ambiental, monitoramento permanente e recuperação de áreas degradadas.

Leia mais:  COP30 em Belém: orientações de saúde para visitantes

O ministro ressalta que qualquer iniciativa de desenvolvimento mineral somente é legítima quando respeita o protagonismo e a autodeterminação dos povos indígenas, assegurando consulta livre, prévia e informada, participação efetiva nas decisões e acesso transparente às informações. A atividade mineral apenas pode ocorrer quando resultar de uma escolha consciente das comunidades, com participação justa nos benefícios econômicos e sociais.
Ao estabelecer limites e condicionantes rigorosas, a decisão reafirma o equilíbrio entre geração de riqueza, proteção ambiental e justiça social, orientando-se pelos princípios da precaução, da proporcionalidade e da sustentabilidade. A retirada de atividades ilegais é condição essencial para o fortalecimento da governança pública e para decisões legítimas em ambiente seguro.

Alexandre Silveira reafirma seu compromisso pessoal com uma mineração moderna, sustentável e inclusiva, articulada entre os diferentes órgãos do Estado, voltada à transformação responsável dos recursos naturais em desenvolvimento econômico e social de longo prazo para o Brasil.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Leia mais:  Ibict abre inscrições para conferência sobre informação e sustentabilidade no âmbito da Agenda 2030

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook

Brasil

Ministério do Turismo realiza reunião técnica do Fungetur para MEIs inscritos no CadÚnico do Piauí

Published

on

Os ministros do Turismo, Gustavo Feliciano, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participam, nesta quinta-feira (10/09), às 9h30, em Teresina (PI), de uma reunião técnica sobre o Fundo Geral de Turismo (Fungetur). A agenda contará também com representantes do Sebrae Nacional e de bancos e agências estaduais de fomento credenciados ao Fundo.

Um dos temas do evento será a linha de financiamento para MEIs inscritos no CadÚnico e no Cadastur. A iniciativa disponibiliza crédito de até R$ 21 mil, destinado à melhoria da infraestrutura e ao capital de giro. O recurso é voltado a guias de turismo, motoristas, artesãos, vendedores de alimentos e bebidas, além de outros profissionais da cadeia turística.

A oficina será realizada no AVEXA HUB – Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), na Rua Visconde da Parnaíba, 875. Os ministros atenderão a imprensa a partir das 11h.

Serviço:
Oficina técnica – Fungetur para MEIs do CadÚnico e do Cadastur
Data: 10/09/2026 (quinta-feira)
Horário: 9h30
Atendimento à imprensa: A partir das 11h
Local: AVEXA HUB – Espaço Rosa dos Ventos, UFPI – Rua Visconde da Parnaíba, 875, Teresina (PI)
Contato da Assessoria de Comunicação do MTur: Natalia Moraes – (61) 99202-7509
Contato da Assessoria de Comunicação do MDS: Mara Oliveira – [email protected] / [email protected]

Leia mais:  Ibict abre inscrições para conferência sobre informação e sustentabilidade no âmbito da Agenda 2030

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262