Paraná
DER/PR alerta para o golpe da venda de material fresado, que é patrimônio público
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) alerta que o material fresado de suas obras não está à venda. Golpistas se passando por servidores do departamento entram em contato com proprietários e comerciantes oferecendo o material.
O fresado é considerado patrimônio público sob administração do DER/PR, e a sua retirada sem autorização se qualifica como crime de furto. Quando possível, ele fica cercado com arame farpado na faixa de domínio de uma rodovia, deixando claro que não está abandonado.
Caso seja contatado por alguém vendendo o fresado, o cidadão deve encerrar a comunicação, alertar seu advogado de confiança ou diretamente o DER/PR. Caso o golpe tenha sido consumado, deve procurar a Polícia Civil e registrar um Boletim de Ocorrência.
No mês de janeiro a Superintendência Regional Campos Gerais do DER/PR recebeu relatos desse golpe em Palmeira e Tibagi, tendo orientado os cidadãos como proceder e quanto à ilegalidade do ato.
- Perto do fim: obras do contorno viário de Palotina alcançam 91% de conclusão
- Em apenas dois dias, Estado anuncia R$ 414 milhões para pavimentação de três rodovias
FRESAGEM – O fresado é um material granular de cor escura, resultado do corte ou desbaste de uma ou mais camadas do pavimento, necessário para serviços de conservação como remendos ou reperfilagem. A fresagem é realizada com máquina fresadora quando cobre áreas de 400 m² ou mais, geralmente atingindo toda a pista, e com equipamentos de médio e pequeno porte em áreas menores.
DOAÇÃO – Parte do fresado é utilizado pelo próprio DER/PR na execução de alguns serviços emergenciais, mas a maioria é destinada para doação a entidades e principalmente municípios.
Ele pode ser aproveitado na manutenção de ruas não pavimentadas e também na conservação de ruas pavimentadas, trazendo grandes benefícios para a trafegabilidade e segurança de vias municipais.
Prefeituras interessadas em receber fresado devem protocolar uma solicitação junto às Superintendências Regionais do DER/PR, seguindo o estabelecido na Portaria n.º 275/2021, específica sobre as doações deste material.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público do Paraná esclarece sobre interrupção de sessão do Tribunal do Júri de Curitiba ocorrida nesta quinta-feira, 10 de setembro
A respeito dos fatos ocorridos nesta quinta-feira, 10 de setembro, em sessão do Tribunal do Júri realizada em Curitiba (Autos 0001590-19.2022.8.16.0196), o Ministério Público do Paraná informa:
O Conselho de Sentença, que atuava desde quarta-feira, 9 de setembro, na sessão de julgamento de um acusado pelos crimes de homicídio qualificado consumado e sete tentativas de homicídio, ocorridos em Curitiba em maio de 2022, foi dissolvido ontem, quinta-feira, 10, por decisão do Juízo da 1ª Vara de Crimes Dolosos contra a Vida de Curitiba, após um evento ocorrido no interior da carceragem, envolvendo o réu, que foi atendido por bombeiro civil do Tribunal do Júri e depois pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após o atendimento, ficou constatado que “(…) o réu não apresentava lesões no pescoço e seus sinais estavam normais, sendo possível o retorno à unidade prisional de origem sem a necessidade de atendimento hospitalar (…)”, de acordo com o boletim de ocorrência elaborado pela Polícia Militar.
O Ministério Público do Paraná, por meio do Promotor de Justiça que atua no caso e sua respectiva equipe, procurou, de pronto, depois de observar que a situação na carceragem se mostrava controlada, prestar atendimento a uma das vítimas do caso, que acompanhava a sessão de julgamento, bem como à testemunha que prestava depoimento no momento do ocorrido.
Foi determinada a instauração de inquérito policial para apurar o ocorrido e o Ministério Público requereu avaliação psiquiátrica do acusado por médicos do Complexo Médico Penal, onde ele se encontra custodiado, a fim de subsidiar a apuração.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Agro7 dias agoAlgodão reúne o setor para discutir preços, produtividade e novos mercados
-
Agro5 dias agoMatopiba desponta como nova fronteira da produtividade no Brasil
-
Esportes5 dias agoPalmeiras perde a liderança após empate sem gols com o Botafogo
-
Brasil7 dias agoPopulação de Piraí (RJ) é atendida por carreta de saúde da mulher do Ministério da Saúde; veja como funciona
-
Brasil7 dias agoPopulações de mais três municípios de Minas Gerais são atendidas por carretas de exames de imagem do Ministério da Saúde; veja como funciona
-
Esportes6 dias agoSantos vence o Inter no Beira-Rio e amplia distância da zona de rebaixamento
-
Brasil6 dias agoMPA participa da 3ª Cúpula da Pesca de Pequena Escala em Roma
-
Agro5 dias agoIndependência ou morte: Brasil alimenta o mundo, mas ainda depende do exterior
