Paraná
Paraná apreende 1,5 tonelada de drogas por dia em 2025 e tira R$ 2 bilhões do tráfico
O trabalho integrado e contínuo das polícias Civil, Militar, Penal e Científica resultou na apreensão de 557,809 toneladas de drogas em todo o Estado durante o ano de 2025. É o maior volume de apreensões de entorpecentes registrado desde o início do monitoramento nacional, em 2017. A quantidade apreendida é mais de quatro vezes superior do que em 2018 (444% de aumento), saltando de 102,542 toneladas para o patamar atual.
A droga mais apreendida no Estado é a maconha. Só desse entorpecente, foram apreendidas no Paraná 546,6 toneladas em 2025, o que equivale a um prejuízo de mais de R$ 2,2 bilhões ao narcotráfico. Em comparação com 2024, com 483,2 toneladas, o aumento nas apreensões foi de 13%. Em sete anos, a quantidade apreendida quadruplicou. O crescimento chega a 447%, já que em 2018 foram apreendidas 99,8 toneladas.
Já no caso da cocaína, 8,3 toneladas foram retiradas de circulação em 2025, volume 43% superior ao registrado no ano anterior (5,8 toneladas). Foi a maior quantidade retirada de circulação da série histórica.
“Nosso trabalho de inteligência tem mapeado todo o trajeto por onde o tráfico tenta transportar a droga e concentramos o trabalho nas áreas mais importantes, principalmente fronteiras e grandes entroncamentos. Por isso também estamos criando novas bases operacionais de polícia de fronteira em várias regiões do Estado para aumentar ainda mais o combate ao tráfico com uma malha de proteção terrestre, náutica e aérea de monitoramento”, apontou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.
A eficiência na atuação coloca o Paraná na liderança nacional em apreensão de maconha e na quinta posição entre os estados que mais retiraram cocaína de circulação.
O feito expressivo reforça a importância da política de resultados adotada pelo governo do Estado, com fortalecimento da atuação integrada, investimentos na proteção nas áreas de fronteira, ampliação da frota de viaturas, embarcações e aeronaves, além da aquisição de equipamentos de alta tecnologia.
Um reforço para 2026 é o projeto Polícia de Fronteira, que já está com a primeira base operacional instalada em Ribeirão Claro, no Norte do Estado. As estruturas contam com viaturas RAM 3500, armamento de maior calibre, como fuzis, e interoperabilidade entre bases de dados, incluindo as câmeras do programa Olho Vivo, o que aumenta a capacidade de resposta imediata em flagrantes e operações. A estratégia combina tecnologia, inteligência policial e patrulhamento especializado.
Apreensões de maconha no Paraná
2025 – 546,6 toneladas
2024 – 483,2 toneladas
2023 – 427,7 toneladas
2022 – 306,4 toneladas
2021 – 267,8 toneladas
2020 – 284,1 toneladas
2019 – 137,2 toneladas
2018 – 99,8 toneladas
Apreensões de cocaína no Paraná
2025 – 8,3 toneladas
2024 – 5,8 toneladas
2023 – 4,5 toneladas
2022 – 5,6 toneladas
2021 – 3,4 toneladas
2020 – 4,2 toneladas
2019 – 5,0 toneladas
2018 – 1,6 tonelada
Veja os gráficos:
Fonte: Governo PR
Paraná
Bombeiros do Paraná embarcam para missão de busca e resgate na Venezuela após terremoto
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) enviou nesta quinta-feira (25) dez bombeiros militares, dois cães de busca e cerca de 4 toneladas de equipamentos para integrar a missão brasileira de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) na Venezuela, país atingido por um terremoto severo na quarta-feira (24). A equipe paranaense faz parte do BRA-01, força-tarefa nacional especializada em busca e resgate urbano, formada também por bombeiros de São Paulo e Minas Gerais e que está em processo de certificação junto à Organização das Nações Unidas (ONU).
Os bombeiros embarcaram em dois grupos, partindo de Curitiba e Guarapuava com destino a São Paulo, onde se unem aos demais integrantes da missão. O voo para a Venezuela está previsto para decolar na sexta-feira (26), em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao todo, a missão reúne 36 bombeiros militares, além de cães de busca e equipamentos especializados para atuação em estruturas colapsadas.
“Fomos acionados a pedido do governo venezuelano. Os bombeiros do Paraná têm um histórico de resgate em situações complexas, nesse tipo de tragédia, e eu, de imediato, autorizei a ida desses bombeiros. São 10 profissionais de alto treinamento nesse tipo de desastre, com dois cães farejadores, mais equipamentos, para ajudar nos resgates, se Deus quiser, de sobreviventes”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Para o secretário da Segurança Pública do Paraná, Saulo de Tarso Sanson, a mobilização demonstra o nível de preparo alcançado pelas forças de segurança do Estado para atuar em cenários de alta complexidade.
“O Paraná investe continuamente na capacitação, na modernização dos equipamentos e na integração entre suas forças de segurança. O envio dessa equipe demonstra a confiança na capacidade técnica dos nossos bombeiros militares e reafirma o compromisso do Estado em contribuir com operações que têm como principal objetivo salvar vidas, onde quer que elas aconteçam”, afirma.
“A participação na missão internacional é resultado de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo CBMPR para fortalecer sua capacidade de resposta a grandes desastres”, ressalta o comandante-geral do CBMPR, Antonio Geraldo Hiller Lino.
O Paraná integra, ao lado de São Paulo e Minas Gerais, o BRA-01, equipe brasileira especializada em busca e resgate urbano em processo de classificação internacional segundo os padrões do Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (Insarag), rede vinculada à Organização das Nações Unidas que estabelece protocolos para atuação em desastres de grande magnitude.
Além da preparação voltada à certificação internacional, o CBMPR mantém uma estrutura permanente de pronta resposta por meio da Força-Tarefa de Resposta a Desastres (FTRD) composta por 120 bombeiros militares distribuídos pelos cinco comandos regionais. A equipe é preparada para atuar em enchentes, deslizamentos, estruturas colapsadas e incêndios florestais, podendo ser mobilizada em poucas horas para qualquer região do Estado ou do país.
“Temos uma força-tarefa estruturada, com militares distribuídos em todas as regiões do Estado, treinados para atuar em cenários de alta complexidade. Essa preparação envolve técnica, logística e integração com outros órgãos, sempre com foco na segurança das equipes e na eficiência do atendimento à população. Agora colocamos essa estrutura a serviço de uma missão internacional que exige exatamente esse nível de preparo”, afirma o subcomandante-geral do CBMPR e comandante da força-tarefa paranaense, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto.
A preparação dos bombeiros paranaenses também vem sendo fortalecida por uma série de exercícios conjuntos realizados com os Corpos de Bombeiros Militares de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul dentro do grupo nacional de Resposta em Ações Integradas para Atuação em Situações de Desastres (Respad). Neste ano, as corporações iniciaram um ciclo de três grandes simulados voltados ao atendimento coordenado de ocorrências de alta complexidade, reproduzindo cenários de enchentes, estruturas colapsadas e incêndios florestais.
“O aprimoramento constante da interoperabilidade entre as corporações é fundamental para que possamos atuar de forma integrada quando um grande desastre exige o emprego de equipes de diferentes estados. Cada treinamento amplia nossa capacidade operacional e fortalece a resposta conjunta em situações críticas”, destaca o tenente-coronel Ícaro Gabriel Greinert, que embarca para Venezuela como líder da equipe paranaense.
A experiência da corporação em operações de grande porte também contribui para essa capacidade de mobilização. Nos últimos anos, a força-tarefa paranaense atuou em ocorrências como a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, nas enchentes do Rio Grande do Sul, em operações de combate a incêndios florestais na Amazônia e no Mato Grosso do Sul, além de diversas outras missões de apoio em diferentes regiões do país.
A mobilização para a Venezuela representa mais um emprego dessa estrutura especializada, construída para responder com rapidez, técnica e integração aos cenários mais desafiadores de busca e salvamento, reforçando a contribuição do Paraná para a capacidade nacional de resposta a desastres.
Fonte: Governo PR
-
Educação6 dias agoPND poderá ser usada em seleções de 2.031 redes de ensino
-
Paraná6 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Brasil6 dias agoGoverno Federal lança campanha que alerta para relação entre álcool e violência contra a mulher durante a Copa do Mundo
-
Paraná6 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Brasil7 dias agoGoverno do Brasil lança chamada para remunerar mais de 2,3 mil famílias de povos e comunidades tradicionais da Amazônia
-
Paraná5 dias agoPrevisão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto
-
Educação6 dias agoSancionado piso salarial para professores da educação básica
-
Política Nacional6 dias agoComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
