Connect with us


Paraná

Teatro Guaíra recebeu quase 29 mil espectadores na 43ª Oficina de Música de Curitiba

Publicado em

A 43ª Oficina de Música de Curitiba chegou ao fim na noite deste domingo (18) com o Concerto de Encerramento no Guairão. O programa coroou os 12 dias de programação intensa de concertos e shows que agitaram a Capital e principalmente os espaços do Centro Cultural Teatro Guaíra. As 22 apresentações nos auditórios Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) e Salvador de Ferrante (Guairinha) reuniram, ao todo, quase 29 mil espectadores. 

O último evento teve regência de Abel Rocha (orquestra) e Angelo Fernandes (coro), que conduziram a Orquestra e Coro Sinfônico de Curitiba, formados por alunos da Oficina, executando um programa grandioso: Giuseppe Verdi (“Abertura da Ópera La Forza del Destino” e “Marcha Triunfal de Aida”), Pietro Mascagni (“Inneggiamo il Signor de Cavalleria Rusticana” e “Hino ao Sol de Iris”) e Georges Bizet (“As Vozes de Carmen”). 

No Guairão, outros destaques da programação incluíram a abertura com tributo a Hermeto Pascoal, com a Orquestra de Câmara de Curitiba e o Grupo Nave-Mãe, Tiago Iorc, Paula Lima em um tributo a Rita Lee com a Orquestra à Base de Corda, Pato Fu apresentando “Música de Brinquedo 2”, Wagner Barreto no show “Sertanejo Sinfônico”, Demônios da Garoa, Leila Pinheiro, MPB4 e Francis Hime. Ao todo, 24.090 pessoas prestigiaram as 12 apresentações.

Leia mais:  Paraná vai ampliar medidas de auxílio a empresas afetadas por tarifas dos EUA

A Oficina levou ao Guairinha o show do Grupo Nave-Mãe, banda de Hermeto Pascoal, sarau em homenagem aos 80 anos de Alice Ruiz, Badi Assad e Simone Sou no show “Mulheres do Mundo”, Maytê Corrêa, noites de choro e MPB com professores da Oficina, além das quatro sessões de “Die Fledermaus” (“O Morcego”) pela Ópera Estúdio. As dez atrações reuniram 4.653 pessoas no espaço. 

ARTISTAS – Para os artistas que passaram pelos palcos, a experiência de estar se apresentando durante a Oficina de Música foi marcante. O grande compositor Francis Hime, que está celebrando 60 anos de carreira, fez sua estreia na programação da Oficina. “É muito bom juntar pessoas de várias partes do país para trocar informações, assistir a aulas e concertos”, disse. 

Para o grupo Demônios da Garoa, a apresentação com plateia cheia ficará gravada na memória. “É o primeiro show de 2026 e nada mais especial que começar em um palco tão abençoado como este”, afirmou Ricardo Rosa, integrante do grupo.

Leia mais:  Paraná prospecta novos negócios no maior evento de turismo da América Latina

“Isso aqui é um ambiente maravilhoso de música, é uma troca linda e muito poderosa”, disse Paulo Malaguti, do grupo vocal MPB4, que retornou ao palco do Guairão após décadas. 

Já o estreante Wagner Barreto, que apresentou o show Sertanejo Sinfônico, se disse emocionado ao se apresentar no Guairão. “Pouquíssimos artistas são agraciados com esse presente de poder vir ao Teatro Guaíra expressar arte”, apontou.

NOVA DATA – A próxima Oficina de Música de Curitiba está marcada para 13 a 24 de janeiro de 2027.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado abre Junho Paraná Sem Drogas com foco em ações integradas e apoio a vulneráveis

Published

on

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), por meio do Centro Estadual de Política Sobre Drogas (CEPSD), iniciou oficialmente as atividades do Junho Paraná Sem Drogas nesta terça-feira (2). A solenidade de abertura aconteceu na sede da OAB Paraná, em Curitiba, e reuniu especialistas, gestores e servidores para debater o enfrentamento ao uso indevido de substâncias lícitas e ilícitas. 

A campanha paranaense é respaldada pela legislação estadual, instituída pela Lei Estadual nº 19.121/2017, e mobiliza a estrutura do Governo do Estado ao longo de todo o mês com ações de conscientização, prevenção e tratamento.

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Saulo Sanson, destacou a importância da união de esforços e do impacto social da campanha. “A Sesp está comprometida com o enfrentamento às drogas em vários níveis, desde coibir o tráfico até a manutenção de políticas públicas de conscientização e promoção das discussões sobre o tema”, afirmou.

Nesta edição, o evento propõe o debate sobre o tema Dependência Química e Pessoas em Situação de Rua, uma realidade que desafia diariamente os gestores públicos e a sociedade. O objetivo central é fortalecer o diálogo permanente e a articulação entre as políticas públicas de segurança pública, saúde, assistência social, sistema de justiça e entidades da sociedade civil para a formulação de respostas mais eficazes e focadas na dignidade humana.

Leia mais:  Caderneta em dia: Saúde reforça importância da cobertura vacinal contra o sarampo

O coordenador do Centro Estadual de Política Sobre Drogas (Cepsd) e vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conesd), Renato Bastos Figueiroa, reforçou a necessidade de ações transversais. “Precisamos superar a visão de que essa responsabilidade pertence exclusivamente a uma área ou a uma instituição. Esse é um desafio coletivo que exige ações coordenadas e compromisso permanente”, destacou.

As ações do mês são coordenadas pelo Cepsd, com o apoio do Conesd e das demais secretarias de Estado que atuam em conjunto na realização de eventos em diversos municípios paranaenses.

A solenidade de abertura contou com a participação dos jovens do Centro da Juventude do município de Castro, que apresentaram o espetáculo de dança Liberte-se. Os Centros da Juventude funcionam como espaços estratégicos de proteção social e fortalecimento de vínculos, utilizando o esporte e a cultura para afastar os jovens de fatores de risco, como o uso de álcool e outras drogas.

Como parte do cronograma de enfrentamento e conscientização, também foram exibidos os vencedores da nona edição do Concurso Estadual de Vídeos Contra as Drogas, iniciativa realizada anualmente em parceria com a Secretaria de Estado da Educação para mobilizar estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada.

Leia mais:  Colheita do trigo avança e deve consolidar safra recorde em produtividade no Paraná, aponta Deral

Estiveram também presentes na abertura o deputado estadual Gilson de Souza, presidente da Frente Parlamentar em Apoio às Comunidades Terapêuticas, Cuidados e Prevenção às Drogas; e Luiz Carlos Pity Hauer, presidente da Comissão de Políticas Sobre Drogas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262