Paraná
98 mil paranaenses foram atendidos pela campanha Natal Solidário em 2023
A campanha Natal Solidário Paraná atendeu 399 municípios e 140 organizações da sociedade civil em 2023, contemplando crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade em todo o Estado. Foram 98 mil paranaenses impactados. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (20).
A campanha recebeu milhares de brinquedos novos e usados, além de produtos de higiene pessoal, no período de 27 de outubro a 28 de novembro. As entregas começaram na semana do dia 11 de novembro e encerraram nesta semana que antecede o Natal.
O Natal Solidário foi idealizado pela primeira-dama Luciana Saito Massa. “Desde 2019 contamos com a solidariedade dos paranaenses nessa união para levar mais carinho e afeto nessa época do ano. Quero lembrar também que durante todo ano promovemos outras grandes ações. Conseguimos atender os mais vulneráveis levando agasalhos e cobertores na época mais fria do ano, além de alimentos e itens de higiene e limpeza aos municípios afetados pelas chuvas e brinquedos no Dia das Crianças no projeto Paraná Piá”, afirmou.
Outra novidade deste ano foi a criação do Hub de Solidariedade, vinculando empresas que desenvolvem atividades de impacto social e organizações da sociedade civil que atuam em prol dos paranaenses vulneráveis. Para realizar o cadastro no Hub da Solidariedade, basta que a empresa acesse o portal criado para facilitar essa comunicação do terceiro setor com o Governo do Paraná.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público denuncia vereadora de Curitiba por prática de discriminação por procedência nacional ao dizer que colega deveria “voltar para o Ceará”
O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos de Curitiba, ofereceu denúncia criminal contra uma vereadora da capital pela suposta prática de discriminação ou preconceito em razão da procedência nacional. O crime está previsto no artigo 20 da Lei 7.716/1989.
Conforme a denúncia, durante sessão da Câmara Municipal de Curitiba, realizada em 5 de agosto de 2026, a parlamentar teria dirigido à outra vereadora expressões relacionadas à sua origem no Estado do Ceará, incluindo as frases: “Por que a senhora não volta pro Ceará? Por que a senhora veio pra cá? A senhora nasceu lá mas vem encher o saco aqui”.
Segundo o Ministério Público, as manifestações teriam sido proferidas com a intenção de ofender e humilhar a vítima, além de menosprezar e discriminar, de forma mais ampla, pessoas de origem cearense, configurando, em tese, discriminação por procedência nacional.
Responsabilização criminal e indenização – Na denúncia, o MPPR requer, além da responsabilização criminal, a fixação de valor mínimo de indenização à vítima pelos danos causados, inclusive morais, no montante correspondente a 20 salários mínimos, atualmente equivalente a R$ 32.420,00, a ser atualizado pelos índices oficiais.
Também foi requerido o arbitramento de indenização por dano moral coletivo no valor correspondente a 40 salários mínimos, no momento equivalente a R$ 64.840,00, em razão de ofensa a valores fundamentais relacionados à igualdade, à dignidade da pessoa humana e ao combate à discriminação. O MPPR solicita que, se deferido, o valor seja destinado ao Fundo Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e utilizado para financiamento de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial no Paraná.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes5 dias agoPalmeiras inicia preparação para jogo de volta contra o Fortaleza; Gómez treina no gramado e Paulinho vira preocupação
-
Esportes4 dias agoAtlético-MG marca nos acréscimos, vence o Juventude e avança às quartas da Copa do Brasil
-
Política Nacional6 dias agoBrasil avançou no aleitamento materno, mas enfrenta desafios, dizem especialistas
-
Entretenimento6 dias agoLauana Prado exibe momento mágico em que Dom veio ao mundo: ‘Um sonho lindo’
-
Política Nacional6 dias agoMP reforça crédito e habitação e altera Desenrola e Minha Casa, Minha Vida
-
Política Nacional6 dias agoConselho aprova recomendações para regulação de plataformas de streaming
-
Agro5 dias agoAbertura de mercados para produtos brasileiros na Malásia e em Cuba
-
Brasil6 dias agoTurismo na Caatinga destaca a diversidade do único bioma exclusivamente brasileiro
