Connect with us


Paraná

TV Paraná Turismo mostra paranaenses além da fronteiras do Brasil em novo programa

Publicado em

A identidade paranaense ganha o mundo e chega à televisão em um novo formato. A TV Paraná Turismo estreia nesta quarta-feira (17), às 19 horas, o programa “Paranaenses Mundo Afora”, uma produção que apresenta histórias de paranaenses que vivem em outros países e seguem levando consigo a cultura, as tradições e o orgulho de suas origens.

A cada episódio, o programa funciona como uma verdadeira janela internacional para o Paraná, revelando como cidadãos do Estado se tornaram embaixadores naturais da cultura paranaense em diferentes partes do planeta. Por meio de depoimentos sensíveis e inspiradores, os participantes compartilham memórias, costumes e referências que conectam suas trajetórias pessoais às raízes paranaenses.

Com uma abordagem inovadora, “Paranaenses Mundo Afora” destaca como a identidade do Paraná se manifesta além das fronteiras nacionais, seja na música, na dança, na gastronomia ou na hospitalidade. As histórias mostram como elementos culturais do Estado são preservados, reinterpretados e apresentados ao mundo por quem escolheu viver fora do Brasil.

Leia mais:  Vendas do comércio paranaense acumulam alta de 2,4% em 2025, acima da média nacional

Os entrevistados também ressaltam as belezas naturais e os símbolos que marcam o Paraná, como as Cataratas do Iguaçu, a Serra do Mar e a diversidade cultural formada por diferentes etnias. Além disso, relatam experiências pessoais que evidenciam como o Estado contribuiu para sua formação humana e profissional, reforçando o vínculo permanente com a terra natal.

A estreia convida o público a conhecer trajetórias que unem passado e presente, pertencimento e novas culturas, revelando como o Paraná está presente em diferentes continentes por meio de sua gente.

Serviço:

“Paranaenses Mundo Afora”

Estreia: quarta-feira, 17 de dezembro

Horário: 19 horas

Emissora: TV Paraná Turismo

Onde assistir: Canal 9.1 UHF (TV aberta), Canal 509 (Claro/NET), Antena parabólica – Satélite Star One D2 (frequência 4056, Banda C), Banda KU, canal 236 – todo o Brasil e SKY TVRO, canal 66

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Alunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA

Published

on

As estudantes Beatriz Maria Ferreira dos Santos e Fernanda Graciele Jank, ambas de 17 anos, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Ensino Integral, em Toledo, embarcaram neste fim de semana para os Estados Unidos, onde participam da Genius Olympiad, uma das maiores feiras de ciências do mundo. A competição tem início nesta segunda-feira (08) e segue até 12 de junho.

A conquista é resultado do comprometimento das estudantes e do trabalho desenvolvido no colégio. No período destinado às atividades complementares do ensino integral, Beatriz e Fernanda desenvolvem pesquisas voltadas a desafios ambientais e agrícolas. As alunas estão acompanhadas pela técnica pedagógica do Integral, professora Ingrid Kautzmann.

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, além de ampliar a permanência dos estudantes na escola, a Educação em Tempo Integral oferece oportunidades para aprofundar conhecimentos e desenvolver atividades que fazem diferença na formação acadêmica.

“A participação das estudantes em uma das maiores feiras de ciências do mundo reforça o reconhecimento do sucesso do Programa Paraná Integral e do trabalho inovador desenvolvido nas escolas estaduais”, afirma o secretário.

Leia mais:  Paranaenses estreiam nos Jogos da Juventude 2023 com prata no ciclismo

Beatriz investiga o uso de extratos vegetais para acelerar a germinação e o enraizamento de orquídeas cultivadas in vitro. A pesquisa busca ampliar a reprodução dessas plantas, cujo desenvolvimento é considerado lento e complexo, já que poucas sementes conseguem germinar naturalmente e a primeira floração pode levar de três a dez anos.

Já Fernanda desenvolveu uma pesquisa voltada ao controle biológico de pragas que afetam os bananais. Segundo a estudante, os extratos vegetais analisados apresentaram resultados mais acessíveis e menos agressivos ao meio ambiente e à saúde humana em comparação aos agroquímicos convencionais.

INTERCÂMBIO CULTURAL – A Genius Olympiad é uma competição internacional voltada a estudantes do Ensino Médio, com foco em questões ambientais e sustentabilidade. Realizada anualmente em Nova York, a feira reúne jovens de mais de 70 países para apresentar soluções inovadoras.

Além da premiação, com medalhas e reconhecimento internacional, o evento também é um espaço de intercâmbio cultural, permitindo que os participantes compartilhem experiências e debatam temas relacionados às mudanças climáticas e aos desafios do futuro.

Leia mais:  Adapar entrega mais 60 veículos para trabalho de vigilância sanitária

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262