Paraná
Teatro Bellevue: conheça o ícone dinamarquês que recebe o Balé Teatro Guaíra
Pelo segundo ano consecutivo, o Balé Teatro Guaíra (BTG) integra a programação do prestigiado Sommerballet, festival de verão europeu realizado no histórico Teatro Bellevue, em Klampenborg, na Dinamarca, levando a dança brasileira para o público europeu. A companhia estreou seu novo trabalho, “Stol – Uma Questão de Confiança”, no dia 28 de agosto, seguido da coreografia de “Castelo”, ambos coreografados por Alessandro Sousa Pereira. A temporada do BTG na Dinamarca segue até 14 de setembro.
Localizado ao Norte de Copenhague, o Teatro Bellevue é muito mais do que um espaço cultural: trata-se de um marco da arquitetura moderna dinamarquesa e um ícone do design funcionalista do século 20.
Projetado em 1936 por Arne Jacobsen (1902-1971), ele faz parte de um amplo projeto urbanístico para a área da Praia de Bellevue, conhecido como “Cidade Branca de Arne Jacobsen”, que inclui residências, quiosques, clubes e torres de salva-vidas. Todas essas construções são integradas por uma estética que privilegia linhas puras, fachadas brancas e a relação direta entre arquitetura, lazer e natureza.
- Crianças participam da 1ª oficina de confecção de tijolos do futuro Centre Pompidou Paraná
- Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta em Colombo pelo projeto Guaíra para Todos
Com 742 lugares, o teatro foi idealizado como um espaço de verão, permitindo que o público vivencie a arte em diálogo com a paisagem costeira do Øresund. Arne Jacobsen cuidou de cada detalhe, desde o mobiliário às paredes listradas em azul e branco que remetem às torres da praia vizinha.
“A presença do Balé Teatro Guaíra na Dinamarca, em um espaço que é referência internacional em arquitetura e cultura, reforça o compromisso da companhia de dialogar com diferentes públicos e culturas, valorizando a dança brasileira em cenários de relevância histórica e artística”, disse Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.
LANÇAMENTO SIMULTÂNEO – Em uma iniciativa inédita, “Stol – Uma Questão de Confiança”, teve lançamento simultâneo nos palcos do Brasil e da Dinamarca. Enquanto parte da companhia se apresenta na Europa, os demais bailarinos fizeram a pré-estreia de Stol no Brasil nos dias 30 e 31 de agosto, no Teatro Guaíra, em Curitiba. O espetáculo retorna aos palcos da capital paranaense, em estreia oficial, no ano que vem.
“É um projeto complexo, ambicioso, e temos o prazer de mostrar a arte realizada aqui no Centro Cultural Teatro Guaíra para o nosso público, do Paraná, e para o mundo. Não é algo trivial o que está acontecendo, e acredito que o Balé Guaíra tem feito um excelente trabalho como embaixador das artes produzidas no Paraná”, afirma Luiz Fernando Bongiovanni, diretor do BTG.
Atualmente radicado na Dinamarca, o coreógrafo Alessandro Sousa Pereira ressalta a satisfação de trabalhar novamente com a companhia. “O Balé Teatro Guaíra é como uma família, a confiança e o respeito entre as pessoas torna o ambiente maravilhoso”.
Fonte: Governo PR
Paraná
Em solo europeu, Viaje Paraná se reúne com Microsoft e ONU Turismo para ampliar parcerias
Com foco em aproximar ainda mais o setor estadual de parceiros estrangeiros, uma comitiva do Viaje Paraná está na Europa participando de encontros importantes de mercado. Uma das agendas principais acontece nesta sexta-feira (09): uma reunião com representantes da Microsoft Global e da Organização das Nações Unidas (ONU), no escritório da empresa de tecnologia em Madri, na Espanha. Para o Estado, será uma oportunidade de estreitar laços com duas importantes frentes de atuação no setor mundial de viagens.
Essa é a primeira reunião dessa natureza após a filiação do Viaje Paraná na UN Tourism (ONU Turismo), em junho deste ano. A filiação tem, entre outras vantagens, a aproximação do órgão de promoção comercial do turismo do Paraná com outras instituições internacionais com o objetivo de estreitar o relacionamento e a visibilidade do Estado no mundo.
Já a gigante da tecnologia Microsoft atua no turismo através do desenvolvimento de IAs e ferramentas que auxiliam empresas e áreas corporativas da indústria, fator crucial ao Estado, que busca se manter em evidência e entender avanços e decisões tecnológicas que o mercado tem aderido.
“Integrar a organização significa contribuir para a criação de um turismo mais ético e responsável, em benefício da comunidade internacional, com acesso a um hub de fóruns e informações essenciais para o crescimento dos destinos e seus serviços”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
Na ONU Turismo, o órgão paranaense faz parte de uma rede com mais de 500 filiados e, através de encontros – como a agenda prevista para esta sexta-feira – pode traçar parcerias estratégicas com a organização e com seus membros de todo o mundo. “É um momento de aprendizado e de mostrar que o Paraná, além de ser um destino tendência no cenário atual, é também um player interessado em parcerias com o mercado mundial”, acrescentou Cortes.
A criação de alianças entre membros e estados filiados é incentivada pela organização, sendo uma estratégia eficaz para promover ideias, cases de sucesso e avanços para o setor ao redor do mundo. Além disso, outra meta que o Estado busca através desse networking é a inclusão e convite para grandes eventos e iniciativas internacionais, que torna-se cada vez mais fácil conforme aumentam o contato e o fortalecimento de laços com os parceiros estrangeiros.
MISSÃO IBÉRICA – Uma comitiva do Viaje Paraná está na Espanha desde terça-feira (06) participando de encontros, rodadas de negócios e demais programações do Tourism Innovation Summit, em Sevilha, englobando importantes players do setor global e de tecnologia. Esta edição do evento ocupa o Palácio de Congressos e Exposições (FIBES) até esta quinta (08), e espera reunir mais de 8 mil profissionais do turismo, 200 empresas e 400 palestrantes.
O evento tem um peso adicional e estratégico para o Paraná, já que a Argentina é o país parceiro desta edição, trazendo olhares, holofotes e atenção do trade e profissionais europeus à América do Sul. É um ambiente eficaz para o Estado se posicionar como um destino com variedade, qualidade e fácil acesso, contando com voos diretos de outros países sul-americanos e de Portugal – vizinho da Espanha.
Fonte: Governo PR
-
Esportes6 dias agoSantos vence o São Paulo no Morumbis e emenda quinta vitória seguida
-
Paraná6 dias agoMPPR celebra termo de ajustamento de conduta para organizar acolhimento de crianças e adolescentes em Joaquim Távora, Guapirama e Quatiguá
-
Agro4 dias agoChuva forte pode atrasar plantio e colheitas no Centro-Sul
-
Política Nacional4 dias agoPiauí elege Marcelo Castro e Júlio César para o Senado
-
Educação3 dias agoPodMEC debate neurociência e educação
-
Esportes5 dias agoBrasil vence a Índia por 4 a 0, mas atuação segue abaixo do esperado
-
Política Nacional4 dias agoFlávio Bolsonaro e Lula disputam o segundo turno das eleições para presidente
-
Agro6 dias agoChuva irregular aumenta risco de falhas no plantio da soja
