Polícial
Sistema de Monitoração em tempo real auxilia PMPR na prisão de homem que descumpriu medida protetiva
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) prendeu um homem por descumprimento de medida protetiva de urgência na tarde desta quinta-feira (26), no bairro Água Verde, em Curitiba. A ação foi viabilizada pelo Sistema de Monitoração Eletrônica Simultânea (MES), integrado ao aplicativo Salve Maria e ao Centro de Monitoramento da Polícia Penal do Paraná, que permite o acompanhamento em tempo real de situações de risco envolvendo vítimas de violência doméstica. O Sistema faz parte do Programa Mulher Segura, da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp).
A ocorrência foi repassada via Centro de Operações (Copom), após alerta automático gerado quando o agressor ultrapassou os limites estabelecidos judicialmente. A vítima, cadastrada no programa, passou a receber notificações sonoras no celular ainda no período da manhã, indicando a aproximação indevida. Ao atingir a área de exclusão — zona mais restritiva — o acionamento da Polícia Militar ocorreu de forma imediata.
No local, a equipe do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) fez contato com a vítima, que apresentou, por meio do aplicativo, a localização em tempo real do agressor. Com base nessas informações, os policiais intensificaram o patrulhamento na região e localizaram o suspeito nas proximidades, realizando a abordagem.
Durante a verificação, foi constatado que o autor tinha ciência do descumprimento da medida protetiva, sendo identificado que o dispositivo de monitoramento eletrônico apresentava alerta ativo no momento da abordagem. A situação foi confirmada pelos sistemas institucionais, caracterizando flagrante delito.
“A ocorrência chegou para a equipe via Copom a partir de um alerta do sistema integrado com a Polícia Penal. A vítima já estava recebendo notificações no celular e, com a localização em tempo real apresentada no aplicativo, foi possível direcionar o patrulhamento e localizar rapidamente o autor”, explicou a aspirante Ana Kaori.
Foi dada voz de prisão ao indivíduo, garantindo a preservação da integridade da vítima e o cumprimento da ordem judicial. O homem foi encaminhado à Delegacia da Mulher da Polícia Civil, onde permaneceu à disposição da Justiça
A vítima possui medida protetiva desde outubro do ano passado e passou a utilizar o aplicativo há cerca de uma semana, ferramenta que foi determinante para a rápida atuação das equipes e para evitar a escalada da violência.
A PMPR reforça a importância da rede de proteção e orienta que casos de violência doméstica sejam denunciados pelo telefone 190 ou pelos canais oficiais disponíveis. A atuação integrada entre tecnologia e policiamento tem como foco a preservação da vida e o enfrentamento à violência contra a mulher.
Fonte: Polícia Militar PR
Polícial
PMPR prende quatro pessoas e recupera veículo furtado em desmanche de Umuarama
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), prendeu quatro pessoas e recuperou um carro furtado na tarde de quinta-feira (2), durante uma ação realizada em Umuarama.
As equipes receberam informações de que um VW/Jetta, furtado na noite anterior em Campo Mourão, estaria escondido em um barracão na cidade. Ao verificar a denúncia, os policiais encontraram o veículo parcialmente desmontado no interior do imóvel.
No local, quatro homens foram flagrados realizando o desmonte do automóvel. Durante a abordagem, eles informaram que o carro havia sido levado ao barracão na noite anterior e alegaram desconhecer sua origem ilícita.
Os suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados, juntamente com o veículo recuperado, à Delegacia da Polícia Civil de Umuarama para os procedimentos de polícia judiciária. O prejuízo estimado ao crime é de aproximadamente R$ 260 mil.
Fonte: Polícia Militar PR
-
Agro4 dias agoNovo acesso
-
Brasil3 dias agoAVISO DE PAUTA
-
Esportes5 dias agoPalmeiras goleia o Santos por 3 a 0 e encaminha classificação à semifinal da Copa do Brasil
-
Esportes7 dias agoAthletico-PR vence o Botafogo por 3 a 2 e se aproxima do Flamengo no Brasileirão
-
Agro7 dias agoMercado de sementes de R$ 47 bilhões abre congresso hoje
-
Esportes6 dias agoPalmeiras fecha preparação para clássico com o Santos pelas quartas da Copa do Brasil
-
Educação5 dias agoIdeb: São Paulo inicia análise de resultados nas redes
-
Brasil5 dias agoMinistério da Saúde prorroga permanência de médicos especialistas até fevereiro de 2027 em todo o país
