Polícial
Sinergia: três operações superam 900 presos e apreendem 27 toneladas de drogas
As três edições da Operação Sinergia, uma iniciativa de grande escala da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR), já tiveram resultados expressivos no combate ao crime organizado no Estado. Com a integração estratégica das forças estaduais – Polícia Militar do Paraná (PMPR), Polícia Civil do Paraná (PCPR) e Polícia Penal do Paraná (PPPR), além de Guardas Municipais –, as operações resultaram na prisão de 918 pessoas e na apreensão de cerca de 26,7 toneladas de drogas. O trabalho integrado também tirou de circulação 377 veículos ilícitos e alcançou a marca de mais de 70 mil abordagens a pessoas.
Para o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, o sucesso de cada ação, que une as diferentes forças de segurança do Paraná, evidencia que o modelo de gestão integrada e a cooperação das forças policiais são cruciais para a neutralização da criminalidade.
“Por meio de um planejamento estratégico robusto e da troca de informações em tempo real, essas ações coordenadas permitem combater os grupos criminosos de forma sistêmica, superando barreiras burocráticas e otimizando o uso de recursos”, explica.
Na primeira fase, em junho, 128 pessoas foram presas e mais de 1,2 tonelada de drogas foi apreendida. A operação foi marcada por um intenso trabalho de campo, com 18,3 mil pessoas abordadas, 131 veículos apreendidos e mais de 9,1 mil automóveis fiscalizados em todo o estado.
Os resultados foram ainda mais expressivos com a Operação Sinergia II, em julho. A ação, que se desdobrou por todo o Paraná, foi responsável pela prisão de 271 pessoas e a apreensão de 12,4 toneladas de drogas. O balanço desta fase também incluiu o cumprimento de 375 mandados judiciais, a apreensão de 99 armas de fogo e a recuperação de 22 carros roubados. O número de abordagens se expandiu, chegando a aproximadamente 30 mil pessoas.
A terceira edição, na região Norte, concluída no último final de semana durante a Missão Paraná II, reforçou a contundência da força-tarefa, resultando em 519 pessoas presas em flagrante. A fase mais recente da operação se destacou pela significativa quantidade de drogas apreendidas, um total de 13,1 toneladas, e pela apreensão de 149 veículos. O esforço das polícias também se refletiu em mais de 22,5 mil abordagens a pessoas e na fiscalização de mais de 1,1 mil locais suspeitos.
Fonte: PJC PR
Polícial
Missão Paraná VI: PMPR integra Operação Sinergia II e intensifica policiamento em Curitiba
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) participou, nesta quarta-feira (22), em Curitiba, de mais uma etapa da Operação Sinergia, ação integrada das forças de segurança estaduais inserida no contexto da Missão Paraná VI. Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp), a iniciativa reúne as polícias Militar, Civil, Penal e Científica, além do apoio do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, com foco no fortalecimento da presença do Estado e na ampliação das ações de segurança na Capital.
No âmbito da operação, a PMPR intensificará o policiamento ostensivo por meio de abordagens qualificadas, bloqueios táticos e fiscalizações direcionadas. As ações seguem planejamento prévio baseado em dados de inteligência e análise criminal, permitindo o direcionamento do efetivo para áreas com maior fluxo de pessoas e incidência de ocorrências.
O emprego das equipes ocorre de forma simultânea em diferentes regiões da cidade, com foco na otimização dos recursos operacionais e no aumento da cobertura policial. A estratégia visa ampliar a capacidade de prevenção e repressão a práticas criminosas, além de garantir maior agilidade na resposta às demandas registradas em campo.
“A queda nos indicadores de criminalidade, como furtos, roubos e homicídios, aliada ao aumento das apreensões, é resultado direto da atuação integrada e contínua das forças de segurança. Esse avanço reflete o empenho do Governo do Estado, mas sobretudo o comprometimento diário dos profissionais que estão nas ruas, em qualquer condição, trabalhando de forma incansável para combater o crime e garantir segurança efetiva à população”, destacou o comandante do 1° Comando Regional de Polícia Militar, coronel Marcelo Roke Fávero.
Durante as ações, serão mais de 220 policiais militares com emprego de 77 viaturas. O conjunto de medidas contribui para reduzir as oportunidades de prática de crimes, ao mesmo tempo em que reforça o controle territorial e amplia a capacidade de resposta das equipes em campo.
A Operação Sinergia está inserida na estratégia da Missão Paraná, que busca a descentralização das políticas públicas de segurança e o fortalecimento da resposta operacional nos municípios paranaenses. Ao levar a estrutura do Estado diretamente para as comunidades, a Sesp visa inibir práticas ilícitas e consolidar um ambiente seguro por meio da união de esforços de todas as forças de segurança que atuam na região.
Fonte: Polícia Militar PR
-
Esportes7 dias agoCorinthians vence Santa Fe e domina Grupo E da Libertadores
-
Esportes7 dias agoFluminense perde de virada para Independiente Rivadavia e se complica na Libertadores
-
Paraná6 dias agoNova atualização do Monitor de Secas aponta para continuidade da estiagem no Paraná
-
Política Nacional7 dias agoHugo Motta mantém cronograma de votação da PEC sobre fim da escala 6×1
-
Política Nacional7 dias agoProfissionais apoiam proposta de estatuto para garantir direitos dos trabalhadores da cultura
-
Polícial6 dias agoPMPR reforça busca por inovação e atuação estratégica em segurança pública durante a LAAD Security & Milipol Brazil 2026
-
Política Nacional5 dias agoReconhecimento do circo como manifestação cultural vai à sanção
-
Esportes6 dias agoPalmeiras vence Sporting Cristal e lidera o Grupo F da Libertadores
