Connect with us


Paraná

Sanepar investe R$ 2,4 milhões para ampliar produção de água em Céu Azul

Publicado em

A cidade de Céu Azul, no Oeste do Estado, vai ganhar reforço no abastecimento de água. A Sanepar iniciou nesta segunda-feira (7) as obras de operacionalização de mais um poço que amplia em 25% a capacidade de produção de água do sistema. Os investimentos somam cerca de R$ 2,4 milhões, gerando mais de 60 postos de trabalho e movimentando a economia da cidade.

De acordo com o gerente-regional Rodolpho Tanaka Savelli, esses investimentos são importantes para manter a regularidade no abastecimento. “A Sanepar tem o compromisso de atender com água de qualidade e quantidade para a demanda atual da população, e também acompanhar o crescimento da cidade”, destaca Rodolpho.

O novo poço vai produzir em média 35 mil litros de água por hora, garantindo o fornecimento de água para a população por mais 10 anos. Nas obras estão contempladas ainda a construção de uma casa de tratamento e a implantação de 2.068 metros de adutora que fará o transporte da água até os reservatórios do sistema. As obras, executadas com recursos próprios da Sanepar, devem entrar em operação em agosto do próximo ano.

Leia mais:  Procon-PR fiscaliza companhias aéreas em ação nacional e divulga pesquisa para usuários

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Palacete dos Leões inaugura exposição “A Casa é o Mundo” via edital de patrocínio do BRDE

Published

on

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, abre nesta terça-feira (28) a exposição “A Casa é o Mundo”. A mostra, selecionada por um novo modelo de edital de patrocínio cultural via Lei Rouanet para o espaço do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), integra a iniciativa “Estudos Sobre Permanência”.

Com curadoria de Ana Rocha e Renan Archer, a exposição investiga a casa como espaço físico, afetivo e simbólico, articulando memória e perspectivas contemporâneas. Instalada no Palacete dos Leões, casarão histórico que foi residência da família Leão, a mostra ocupa os ambientes originais do imóvel e dialoga com sua arquitetura, que reúne elementos neoclássicos, barrocos e art nouveau.

A proposta curatorial parte da relação entre o espaço e sua história para ampliar o conceito de casa. “Procuramos trabalhar numa abordagem não tão óbvia do que é casa, num espaço expositivo que já foi casa por tanto tempo”, afirma a curadora Ana Rocha. As salas foram organizadas como cômodos e passagens, criando um percurso que remete a ambientes como quarto, cozinha e corredores, com foco em temas como intimidade, memória e cotidiano.

Leia mais:  Governo do Paraná regulamenta auxílio social para mulheres vítimas de violência

Ao todo, nove artistas participam da mostra: Ana Hortides, Cláudia Lara, Cyntia Werner, Dariane Martiól, Diogo Duda, Rafaella Pacheco, Rogério Gomes, Vini Maia e Washington Silveira. Segundo o curador Renan Archer, a proposta é conduzir o público por uma sequência de espaços que evocam diferentes dimensões do habitar. “A ideia foi criar uma narrativa que atravessa ambientes íntimos e coletivos, questionando limites entre dentro e fora, abrigo e partida”, explica.

O projeto também inaugura um novo modelo de edital do BRDE. Diferente dos editais anteriores, voltados apenas à ocupação do espaço, a iniciativa prevê patrocínio direto às propostas selecionadas, por meio do mecanismo da lei de incentivo à cultura. “Esse é o nosso primeiro edital de patrocínio, em que o BRDE passa a financiar a exposição. É a primeira mostra que podemos considerar de grande porte nesse formato”, destaca a coordenadora do espaço cultural, Márcia Aracheski.

Além da exposição, que segue até o fim de julho, o projeto conta com um programa educativo ao longo do período expositivo, com mediações, oficinas, palestras e vistas guiadas. As ações são voltadas à participação ativa do público, incentivando a escuta, a troca de experiências e a aproximação com a arte contemporânea.

Leia mais:  Foz do Iguaçu recebe prêmio como 5º destino mais buscado da América do Sul

Serviço:

Exposição “A Casa é o Mundo”

Abertura: 28 de abril, às 19h

Visitação: de 28 de abril a 31 de julho

Dias e horários: terça a sexta-feira, das 13h às 18h

Endereço: Avenida João Gualberto, 570 – Alto da Glória, Curitiba (PR)

Programação educativa – maio

Oficina “Jardim do Paiquerê”, com Cláudia Lara

Data: 20 de maio

Horário: 14h às 16h

Inscrições: https://forms.gle/j5TaKcBLwHFDwSdy9

Visita mediada “A Casa é o Mundo”

Data: 20 de maio

Horário: 16h30 às 17h30

Participação livre, por ordem de chegada

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262