Paraná
Sanepar inicia obra de esgoto de R$ 34,8 milhões em Rio Branco do Sul
A Sanepar iniciou as obras de implantação do serviço de esgotamento sanitário em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Os investimentos são de R$ 34,8 milhões, com a construção de uma estação de tratamento de esgoto e de uma estação elevatória, além da execução de 27 quilômetros de tubulação, entre rede coletora, linha de recalque e coletor.
Esta é a primeira etapa de implantação do serviço na cidade, que irá atender cerca de 3.800 moradores, com ligações em 1.117. A previsão é de que a obra seja concluída em agosto de 2025.
- Sanepar e Coronel Vivida constroem sistema de abastecimento em áreas rurais
- Com regras rígidas, IAT ajuda a impulsionar turismo nas praias de água doce do Noroeste
As regiões a serem atendidas inicialmente são bastante adensadas. “A implantação do serviço de coleta e tratamento de esgoto em Rio Branco trará um grande benefício aos moradores, com mais qualidade de vida e melhoria da saúde, além do benefício ao meio ambiente”, afirma o gerente geral da Sanepar na Região Metropolitana de Curitiba, Fabio Basso.
Durante a obra serão gerados cerca de 525 empregos diretos, 280 empregos indiretos e 875 empregos induzidos. A cidade tem 37.558 pessoas, de acordo com o último Censo.
Fonte: Governo PR
Paraná
Investimento recorde para universalizar saneamento é destaque de nova campanha da Sanepar
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lançou uma nova campanha institucional que destaca o maior pacote de investimentos da história da empresa, com R$ 2,6 bilhões em 2026 e R$ 13 bilhões até 2030. O objetivo dos recursos é garantir que a Sanepar atinja os índices de universalização antes do prazo estabelecido pelo Marco Legal do Saneamento.
Lançada nesta terça-feira (23), a campanha, formada por vídeos institucionais, visa reforçar os grandes números que dão à Sanepar o título de maior empresa pública de saneamento do Brasil. A intenção também é mostrar algumas das grandes obras executadas com esses investimentos distribuídos em todas as regiões do Estado. “Essa campanha mostra a materialização de todo esse investimento histórico. São novos reservatórios e estações de tratamento de água e esgoto modernas para atender milhares de pessoas que vivem no Paraná”, explica o diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley.
O principal vídeo institucional sobre os investimentos da Sanepar será exibido em canais de televisão de todo o Estado e também nas redes sociais.
- Sanepar levará água tratada para famílias de comunidade tradicional em Castro
-
Atletas esgotam inscrições da etapa mais fria do ano do Circuito Corridas Sanepar
Para a diretora adjunta de Comunicação e Marketing da Sanepar, Melissa Ferreira, as peças também vão auxiliar a população a visualizar onde os recursos da Companhia estão sendo investidos. “Ao exibir as imagens das obras prontas, estamos dando ainda mais transparência sobre os resultados positivos dos investimentos que fazemos aqui na Sanepar”, destaca.
Confira o vídeo da campanha:
COMPROMISSO COM A UNIVERSALIZAÇÃO – Os investimentos e obras mostrados na nova campanha fazem parte do compromisso da Sanepar em antecipar a universalização do saneamento. A meta é chegar a um índice de pelo menos 90% da população atendida pela empresa com coleta de esgoto quatro anos antes do prazo estabelecido no Marco Legal do Saneamento. Atualmente, a taxa é de 82,6%.
DESTAQUES – Os vídeos institucionais destacam, por exemplo, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, onde R$ 32 milhões foram investidos para levar o índice de coleta na cidade aos 90% nos próximos anos. A região também recebeu R$ 18 milhões em recursos para ampliar a disponibilidade de água tratada, com o novo Reservatório do Tatuquara.
Outro investimento importante que aparece nas peças foi feito nas estações de tratamento de esgoto em Apucarana, no Norte do Estado, que também colocam a cidade no caminho da universalização do saneamento. A região também ganha reforço no abastecimento de água, com a criação do Sainp – Sistema de Abastecimento Integrado de Abastecimento do Norte do Paraná. O investimento total é de R$ 800 milhões.
A ETE Boi Pintado e a ampliação da ETE Alegria, no Oeste, são outras obras que saíram do papel em 2026 graças aos recursos recordes disponibilizados pela Sanepar. Como mostrado na campanha, foram investidos mais de R$ 95 milhões para transformar Santo Antônio da Platina e Medianeira em referências na coleta e tratamento de esgoto na região.
Fonte: Governo PR
-
Paraná5 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Esportes7 dias agoGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
Esportes6 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Política Nacional7 dias agoCâmara aprova dispensa de licitação para SUS comprar hemoderivados de empresa pública
-
Esportes7 dias agoPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
Brasil7 dias agoDefensoras Populares chega ao Espírito Santo e amplia acesso à Justiça para mulheres
-
Esportes7 dias agoInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
Educação5 dias agoPND poderá ser usada em seleções de 2.031 redes de ensino
