Paraná
Sanepar entrega 1.500 caixas-d’água para famílias do Litoral em parceria com prefeituras
Em uma ação conjunta para reforçar a segurança hídrica no litoral paranaense, a Sanepar, o Governo do Estado e as prefeituras estão distribuindo 1.500 caixas-d’água na região. A iniciativa contempla os municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, com o objetivo de assegurar que famílias de baixa renda tenham acesso ao reservatório domiciliar.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, explica que a caixa-d’água é fundamental para momentos de manutenção da rede ou variações no abastecimento. “Essa reservação domiciliar funciona como um pulmão para o sistema de abastecimento. Quando o fornecimento da rua precisa ser interrompido temporariamente para um conserto, a família que tem a caixa nem sente a falta de água, pois tem sua reserva garantida”, diz.
O cronograma de entregas para as prefeituras começou por Guaratuba, que recebeu 500 unidades no dia 14 de janeiro. Na sequência, Matinhos foi contemplada no dia 16 e, encerrando esta etapa, Pontal do Paraná recebeu os reservatórios no dia 20 de janeiro. Além das caixas de água, as famílias recebem um kit completo de instalação, contendo tubulações e boia. A seleção dos beneficiados e a entrega às famílias serão feitas pelas prefeituras.
O prefeito de Guaratuba, Mauricio Lense, diz que ainda é muito comum encontrar moradores que ligam as casas diretamente no sistema da Sanepar, e que os kits vão beneficiar famílias de baixa renda. “Nossas equipes de assistência social vão cadastrar as famílias que não possuem e que mais precisam receber esses equipamentos. Assim, com esse trabalho conjunto, vamos levar uma melhoria para essas famílias”, afirma.
IMPORTÂNCIA – A instalação da caixa-d’água é fundamental para a regularidade do abastecimento. Segundo levantamentos da Sanepar, cerca de 20% dos imóveis no Estado ainda não possuem reservatório próprio. Essa ausência torna os moradores vulneráveis a desabastecimentos temporários, como os que ocorrem durante paradas para manutenção ou reparos de vazamentos.
A Norma Técnica 5626:1998, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), recomenda que as residências tenham uma reserva mínima capaz de suprir o consumo dos moradores por, pelo menos, 24 horas. Para casas de pequeno porte, a recomendação é de uma reserva mínima de 500 litros — exatamente a capacidade dos equipamentos que estão sendo doados.
MANUTENÇÃO – A Sanepar reforça que, além da instalação, a manutenção do equipamento é essencial para garantir a qualidade da água. A Companhia orienta que a limpeza da caixa-d’água seja feita a cada seis meses.
Outro ponto de atenção é a vedação: a tampa deve permanecer sempre bem fechada para evitar a entrada de sujeira, insetos e pequenos animais, prevenindo doenças e contaminações. A verificação periódica de boias e conexões também é recomendada para evitar vazamentos ocultos que encarecem a conta e desperdiçam recursos naturais.
Fonte: Governo PR
Paraná
Maratoninha reúne centenas de crianças em Guaratuba; ponte será fechada às 5h para maratona
Como parte da Maratona Internacional do Paraná (MIP), cuja programação vai até domingo (3), a Maratoninha movimentou o centro de Guaratuba, no Litoral do Paraná, na tarde deste sábado (2). O evento reuniu crianças e adolescentes de 4 a 13 anos em percursos que variaram de 100 a 800 metros, conforme a faixa etária. De acordo com organização da MIP, cerca de 500 crianças participaram da Maratoninha.
Mesmo debaixo de chuva, a meninada deu um show de superação e vontade. Entre os participantes estava Guilherme Tavares, 13 anos, que faz parte de um projeto de triathlon na cidade vizinha, Matinhos. Apesar de praticar ciclismo e natação, sua verdadeira paixão é a corrida. “Treinei muito para essa prova de corrida, que é o que eu mais gosto. Estou muito feliz por participar”, contou orgulhoso.
Com o objetivo de incentivar o esporte desde cedo, a iniciativa ofereceu uma experiência lúdica e inclusiva: 90% das vagas foram destinadas a alunos das redes públicas de Guaratuba e Matinhos, garantindo o primeiro contato de muitos jovens com o atletismo.
Todas as crianças participantes receberam medalhas e kits de hidratação após a prova, incluindo picolés de frutas. Embora Tereza Saldanha Frazatto, de seis anos, tenha treinado com o pai para a Maratoninha, a parte mais legal para ela foi a recompensa. “Eu gostei muito de participar, fiquei muito feliz. Vou guardar a medalha no meu quarto, em um lugar especial. E o sorvete está muito bom”, detalhou.
A irmã de Tereza, Eloísa Saldanha Frezatto, de apenas três anos, também correu. Ambas são filhas da capitã Júlia Saldanha Frazatto, do Corpo de Bombeiros de Guaratuba. Para ela, a tarde de sábado, mesmo sob chuva, foi emocionante. “Eu era atleta antes de entrar na corporação, então é um sentimento indescritível assistir às duas correndo. Estou muito agradecida pelo evento”, disse.
FUNCIONAMENTO DA PONTE – Antes da Maratoninha, o governador Carlos Massa Ratinho Junior comandou no início da tarde deste sábado o comboio dos primeiros carros que passaram pela Ponte de Guaratuba. Conforme o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), agentes de trânsito do DER/PR e organizadores da maratona, os veículos poderão passar pela Ponte de Guaratuba até as 5h de domingo (3), quando a estrutura será fechada novamente para a realização do segundo dia de provas da MIP. O tráfego será liberado definitivamente na ponte às 10h, após a desmobilização da corrida.
MARATONA INTERNACIONAL DO PARANÁ — A Maratoninha integra a programação da Maratona Internacional do Paraná (MIP), que movimenta o Litoral desde as primeiras horas de sábado com as provas de 5 km e 21 km, que encantou os corredores que passaram pela recém-inaugurada Ponte de Guaratuba. O ponto alto acontece neste domingo (3), a partir das 6h, com as largadas das provas de 10 km e dos 42 km (maratona).
O grande diferencial da MIP é justamente o percurso pela Ponte de Guaratuba Principal cartão-postal da corrida, a estrutura faz parte de todos os trajetos das provas adultas, unindo o desafio esportivo a uma paisagem privilegiada. A travessia transforma a prova em uma experiência única, conectando o esporte a um dos projetos de infraestrutura mais emblemáticos do Estado.
Fonte: Governo PR
-
Esportes6 dias agoFlamengo atropela Atlético-MG por 4 a 0 no Brasileirão
-
Esportes7 dias agoPalmeiras vence Bragantino fora de casa e chega a 10º vitória no Brasileirão
-
Paraná6 dias ago1º concurso de bengalas inteligentes para cegos premia vencedores com R$ 1 milhão
-
Agro7 dias agoGuerra Irã-EUA eleva preços de fertilizantes e já pressiona custos da safra 2026/2027
-
Educação6 dias agoMEC apresentará sistema do CadEJA aos gestores
-
Paraná5 dias agoDia da Educação integra famílias e equipes em unidades do programa Parceiro da Escola
-
Esportes7 dias agoGrêmio vence o Coritiba na Arena e ganha fôlego na luta contra o Z4
-
Agro7 dias agoNa Agrishow, Governo do Brasil lança crédito para máquinas agrícolas e reforça apoio ao setor produtivo
