Agro
Safra de arroz no RS avança mais rápido que em 2024 e reforça destaque do estado na produção nacional
O plantio do arroz no Rio Grande do Sul registra avanço acelerado na safra 2025/2026, superando o ritmo observado no mesmo período do ano passado. Segundo levantamento da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural do Instituto Rio Grandense do Arroz, até 6 de novembro, 77,99% da área prevista para cultivo já estava semeada, equivalente a 717,6 mil hectares. No mesmo período de 2024, o índice era de 73,07%, com 693 mil hectares plantados.
Condições climáticas e organização impulsionam plantio
De acordo com Sérgio Cardoso, diretor de operações da Itaobi Representações, o ritmo mais rápido deste ano reflete condições climáticas favoráveis e maior organização dos produtores.
“O plantio avança mesmo diante de um mercado marcado por excesso de oferta e baixa liquidez. Isso mostra que o desafio do setor não está mais no campo, mas na recomposição da demanda interna”, explica Cardoso.
Regiões mais adiantadas
As regiões mais avançadas no estado são:
- Zona Sul: 97,01% da área plantada
- Fronteira Oeste: 80,48%
A região Central ainda apresenta menor percentual, com 49,83% da área prevista semeada. Os dados indicam que o Rio Grande do Sul, principal produtor nacional, deve encerrar o plantio antes do esperado, em relação aos anos anteriores.
Desafios do setor e mercado interno
Para Cardoso, o crescimento da produtividade precisa ser acompanhado de medidas para valorizar o consumo interno e reposicionar o arroz como alimento essencial.
“Sem recuperação do consumo, a pressão sobre os preços deve continuar, mesmo com boa produtividade. O desafio é equilibrar qualidade, confiança e proteção ao consumidor, garantindo sustentabilidade econômica para toda a cadeia”, afirma.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
Agro
Brasil e China reforçam parceria estratégica e avançam em protocolo para exportação de miúdos suínos
Em Pequim, o ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, e a delegação brasileira participaram de reunião bilateral com a ministra da Administração-Geral das Alfândegas da China (GACC), Sun Meijun, e sua equipe. O encontro, realizado nesta terça-feira (19), deu continuidade à agenda da missão brasileira à China e teve como foco o fortalecimento do comércio agropecuário bilateral, a cooperação sanitária e a ampliação do intercâmbio entre os dois países.
Na ocasião, o ministro André de Paula destacou a parceria entre Brasil e China, que gera benefícios para ambos os países. “O Brasil segue comprometido em atuar como fornecedor confiável de alimentos seguros, de alta qualidade e competitivos para a China, produzidos sob rigorosos padrões sanitários e ambientais. Ao mesmo tempo, reconhecemos a China como parceira estratégica fundamental para o agronegócio brasileiro, inclusive no fornecimento de insumos essenciais à nossa produção agrícola”, afirmou.
A ministra Sun Meijun ressaltou o trabalho conjunto desenvolvido nos últimos anos entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a GACC. “É sempre um grande prazer receber amigos vindos de longe. Hoje contamos com a presença dos departamentos relevantes nesta reunião fraterna. O nosso comércio agroalimentar representa uma parcela importante do intercâmbio bilateral. Em 2025, a China importou US$ 51,4 bilhões em produtos agrícolas do Brasil, o que corresponde a cerca de 50% do comércio total entre os dois países”, declarou.
A ministra acrescentou que, apesar da forte indústria agrícola chinesa, o país possui um mercado de enorme potencial e permanece aberto à importação de produtos estrangeiros de qualidade. Ela relembrou ainda os acordos e iniciativas firmados durante as visitas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, entre eles protocolos fitossanitários para ampliação das exportações de carne de aves, farelo de amendoim e derivados do etanol de milho, além de memorandos de cooperação em agricultura familiar e mecanização agrícola.
Durante a reunião, Mapa e GACC avançaram nos entendimentos técnicos sobre os requisitos sanitários e quarentenários para a exportação de carne suína e subprodutos do Brasil para a China. O ministro André de Paula e a ministra Sun Meijun confirmaram os termos técnicos do protocolo revisado, cuja formalização deverá ocorrer em momento oportuno.
Após a formalização do protocolo, o Mapa poderá orientar as empresas brasileiras na realização dos preparativos técnicos necessários, enquanto a GACC dará continuidade aos procedimentos internos para viabilizar o comércio.
Ao encerrar o encontro, o ministro André de Paula agradeceu à contraparte chinesa. “Permita-me registrar o apreço e a satisfação do Governo brasileiro pelos avanços registrados hoje no protocolo revisado para carne suína, com inclusão de miúdos suínos. Trata-se de um resultado positivo do diálogo técnico e da cooperação construídos entre nossas instituições ao longo dos últimos anos. Esse avanço representa uma importante conquista sanitária e comercial para ambos os países e reflete o elevado nível de confiança e cooperação entre Brasil e China”.
O avanço nas tratativas do protocolo de carne suína reforça a cooperação técnico-sanitária entre Mapa e GACC e consolida a China como principal parceira do agronegócio brasileiro.
Durante a agenda, também foram tratados outros temas de interesse das partes. Na ocasião, foi anunciado o retorno de três estabelecimentos brasileiros de carne bovina que estavam suspensos, além do início, no próximo mês, da certificação eletrônica para produtos cárneos.
Informações à imprensa
[email protected]
-
Esportes6 dias agoJuventude elimina o São Paulo da Copa do Brasil
-
Esportes6 dias agoSantos vence o Coritiba fora de casa e avança às oitavas da Copa do Brasil
-
Agro6 dias agoBrasil deve bater recorde na produção de etanol em 2026/27, projeta DATAGRO
-
Política Nacional7 dias agoComissão debate proposta de redução da maioridade penal; participe
-
Política Nacional7 dias agoProjeto destina recursos de músicas em domínio público para preservação cultural
-
Agro5 dias agoInteligência artificial transforma o agronegócio brasileiro e impulsiona produtividade no campo
-
Agro6 dias agoMercado de terras agrícolas em Santa Catarina dispara em 2025 com força do agronegócio
-
Paraná7 dias agoConquista da nova concessão, duplicação do Contorno Norte de Curitiba avança com pavimentação
