Paraná
Rio Bom recebe obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário
Em 14 meses, 60% da população da cidade de Rio Bom, na região Norte do Estado, terá acesso ao sistema de esgotamento sanitário. Uma reunião na prefeitura nesta sexta-feira (5) marcou o início da obra, com a participação de secretários municipais, vereadores, diretores, gerentes e técnicos da Sanepar.
O investimento no valor de R$ 15 milhões vai abranger a instalação de uma moderna estação de tratamento de esgoto e 10 quilômetros de tubulações, entre rede de coleta, interceptores e emissário. Detalhes das três frentes de trabalho que terão início entre setembro e outubro foram apresentados pelos engenheiros responsáveis pela obra, tanto da Sanepar quanto da Construtora Patamar, ganhadora da licitação.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, a diretora de Investimentos, Leura Conte de Oliveira, e o diretor de Operações, Sérgio Wippel, cumprimentaram as autoridades de Rio Bom pela conquista, em transmissão direta da sede da Sanepar em Curitiba. Eles sinalizaram a parceria para ampliar ainda mais o atendimento com esgotamento sanitário em Rio Bom, atendendo ao Marco Legal do Saneamento, com previsão de chegar a 100% de atendimento até 2033.
Agradecendo pelo apoio na concepção do projeto e viabilização do empreendimento, Bley destacou a tecnologia embarcada na obra, o lodo ativado, para o tratamento de esgoto. “É o mais moderno que existe hoje na conceituação mundial”, disse, destacando o objetivo da Sanepar de levar saúde pública para todos por meio do acesso ao saneamento.
“Este é mais um marco importante que vamos deixar para a história de Rio Bom, de saneamento, saúde e qualidade de vida, que vai se iniciar em alguns dias”, afirmou o prefeito Moisés Andrade. “É uma honra poder, mais uma vez, trazer uma obra importante como esta, que trará saúde para nosso povo”.
O vice-prefeito Anízio dos Santos fez questão de citar que a obra é aguardada pela comunidade há muito tempo. “Para nós é uma alegria muito grande, saber que os 60% vão estar prontos em um ano para a gente”.
OBRAS – Após a reunião na prefeitura, uma comitiva de secretários municipais e vereadores visitou o terreno de 17 mil metros onde será instalada a estação de tratamento de esgoto.
O gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi, comemorou o início da obra. “Vai ser um transtorno momentâneo, mas podemos dizer que trará um benefício enorme para toda a vida da população de Rio Bom”, disse.
O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Erick da Saúde, avalia que a população pode ter um pouco de receio no início da obra, mas que as reuniões comunitárias que serão agendadas esclarecerão como serão as etapas da obra e as orientações para interligar os imóveis na rede de esgoto. “O prazo é de 14 meses. E eu acredito que vai ser uma coisa boa para o nosso município e também para a gestão, para a saúde, que é o principal”.
Luiz Carlos Jacovassi lembrou ainda que a Sanepar está investindo mais R$ 700 mil para reforçar a distribuição de água na região central da cidade, além da implantação, em parceria com a prefeitura, do sistema de abastecimento na comunidade rural Água do Godoy.
PRESENÇAS – Também participaram da reunião e da visita em campo o engenheiro da Sanepar responsável pela obra, Gladiston Cotêlo, e a gerente comercial da Sanepar na Região Nordeste, Evelise Kluk. Pela Construtora Patamar, participaram o sócio Luciano Pozza e os engenheiros Roney Turchiari e Matheus de Paula.
Fonte: Governo PR
Paraná
PMPR apreende plantas de maconha e balanças após denúncias em Londrina
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), prendeu um homem, de 38 anos, suspeito de cultivar maconha em uma propriedade utilizada exclusivamente para o plantio e preparo do entorpecente, durante uma ação na tarde desta sexta-feira (12), em Londrina.
A ocorrência teve início após denúncias anônimas informarem que o indivíduo estaria envolvido com o cultivo de drogas e possivelmente possuía pendências judiciais. Com base nas informações, equipes policiais realizaram diligências e monitoramento no local indicado, culminando na abordagem do suspeito.
Durante as buscas, os policiais encontraram diversas plantas de maconha cultivadas em um imóvel que não era utilizado como residência. No local também foram apreendidos materiais relacionados à atividade, como balança de precisão e embalagens plásticas.
- Polícia Penal do Paraná capacita 773 servidores para o uso de novas pistolas Glock G17
- Polícia Científica do Paraná incorpora tecnologia capaz de ampliar imagens em 100 mil vezes
Segundo a Polícia Militar, a estrutura encontrada indicava que o espaço havia sido preparado especificamente para o cultivo e manejo da droga. As plantas apreendidas estavam identificadas por espécie, demonstrando conhecimento técnico sobre o plantio.
O suspeito foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil do Paraná para os procedimentos cabíveis, juntamente com os materiais apreendidos.
Fonte: Governo PR
-
Paraná6 dias agoAlunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA
-
Agro7 dias agoDesenrola Rural vai até 20 de dezembro. Saiba aqui como renegociar
-
Esportes6 dias agoSeleção Feminina vence Estados Unidos em amistoso preparatório para o Mundial
-
Esportes6 dias agoAntonelli domina o caos em Mônaco e dispara na liderança do Mundial
-
Polícial7 dias agoComandante-Geral da PMPR recebe o Secretário de Segurança Pública e encontro é marcado por entrega de condecorações
-
Esportes6 dias agoEndrick brilha e Brasil supera Egito em último teste antes do Mundial
-
Educação7 dias agoMEC Idiomas: aprenda inglês e espanhol gratuitamente
-
Agro6 dias agoCom custos em alta, eficiência passa a definir competitividade no agro
