conecte-se conosco

Geral

Reforma do PSF Bela Vista/ Carumbé garante humanização nos atendimentos em saúde para 9 mil pessoas

Publicado

Mais de nove mil moradores da Regional Leste de Cuiabá foram beneficiados com a reforma do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Bela Vista e Carumbé. O PSF, que é a 6ª unidade básica de saúde inaugurada pela atual gestão e faz parte do pacote de 67 obras que estavam paralisadas ou não iniciadas em gestões anteriores e em vias de perder os recursos, foi entregue oficialmente à população pelo prefeito Emanuel Pinheiro e secretário municipal de Saúde Huark Douglas Correia, na noite desta terça-feira (03).

A revitalização foi conduzida pela equipe de Obras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao custo de R$ 105.657,50, e entregue aos munícipes totalmente equipada, com novas mobílias e climatizada em todos os ambientes. De acordo com o prefeito, com a entrega da unidade, a gestão que atua em caráter de finalização em outras 30 frentes de trabalho de estruturações, reformas, ampliações e novas obras, avança com o planejamento de reestruturação da Atenção Básica, com foco nos atendimentos em saúde preventiva nos bairros carentes, onde está a população que mais precisa da atenção do poder público.

Leia mais:  Uber vai retomar testes com carros autônomos após se envolver em acidente fatal

“Fiz um compromisso de entregar uma Cuiabá melhor para todos os cuiabanos. Mas o foco da nossa gestão é cuidar ainda mais daqueles que dependem exclusivamente do poder público para ter uma vida saudável e digna. Por isso, estamos entregando a 6ª unidade de saúde totalmente nova para a população e, com isso, vamos avançando no compromisso de reestruturar a Atenção Básica e transformar os 85 centros de Saúde da Capital que estavam totalmente insalubres, em ambientes de vida para a população cuiabana”, frisou Pinheiro.

A aposentada Maria Maciel, de 77 anos, que mora no bairro Bela Vista há 40 reforçou emocionada a declaração do gestor. “Há cerca de um ano e meio eu fui diagnosticada com câncer de colo de útero, e aqui, eu recebi todo o acompanhamento e apoio necessário e, graças a Deus fui curada da doença. Então, é a maior alegria ver este posto de saúde todo reformado e acolhedor. O prefeito está certo, o PSF de cada bairro é a ferramenta que verdadeiramente proporciona vida para a população. Eu recebi vida quando aqui estava caindo aos pedaços, imagina quantas vidas não serão abençoadas agora, que o nosso PSF está lindo. Que o prefeito continue sendo este agente transformador de vida por todos os bairros carentes da nossa cidade”.

Leia mais:  PF combate divulgação de pornografia infantil na internet

 

CAPACIDADE OPERACIONAL

O PSF tem capacidade para realizar até 2.000 consultas médicas por mês, 1.344 consultas de enfermagem, além de 8.400 visitas domiciliares. Além do atendimento comum, a população terá acesso a grupos educativos, que têm como objetivo alertar e conscientizar a importância da prevenção da saúde. São eles: Diabetes e Hipertensão Arterial, Insulino Dependentes, Caminhada, Saúde do Homem, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Planejamento Familiar, Gestante, Grupo de Remédio em Casa, Exames de Papanicolau (CCO) e Grupo de Prevenção à Tuberculose.

POR: OZIANE RODRIGUES

Comentários Facebook

Geral

Eleições 2022: Ratinho Junior anuncia primeiras mudanças no secretariado

Publicado

Arquivo/Rodrigo Félix Leal/AEn

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou nesta quarta-feira (12) as primeiras mudanças no secretariado de olho nas Eleições de 2022. As trocas serão efetivadas na próxima segunda-feira (17).

O atual secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva (PSD), deixará o cargo para retomar o mandato como deputado estadual. Ele deve se lançar candidato à reeleição, ou concorrer à Câmara dos Deputados ou Senado Federal.

O posto dele será ocupado pelo atual secretário João Carlos Ortega, que chefiava a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas. A pasta agora será conduzida pelo ex-prefeito de Pato Branco Augustinho Zucchi (Podemos).

Outra mudança é na Chefia de Gabinete, que passará a ser conduzida pelo ex-presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) Darlan Scalco (PSDB). O atual chefe, Daniel Villas Bôas, assume a Superintendência de Relações Institucionais.

Sem mencionar as Eleições 2022, o governador Ratinho Junior afirmou que o objetivo das mudanças é reforçar o atendimento aos municípios e fortalecer o diálogo com o terceiro setor, o empresariado e com os outros órgãos.

Leia mais:  Reajuste e franquias em planos devem gerar dívidas

“Tenho plena confiança em cada pessoa que assume esses cargos. Fizeram excelentes trabalhos em seus postos anteriores”, disse ele, por meio da Agência Estadual de Notícias.

Outras mudanças são esperadas nas próximas semanas. O prazo limite para que os futuros candidatos às Eleições 2022 se afastem de cargos públicos é dia 1º de abril, seis meses antes do pleito.

Na lista de futuros candidatos estão os também secretários estaduais Ney Leprevost (Justiça e Família), Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) e Beto Preto (Saúde).

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana