Educação
Pronatec oferta 200 vagas verdes para qualificação profissional no PA
stão disponíveis 200 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional ligados ao meio ambiente no Pará, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação (MEC). As oportunidades estão distribuídas em diferentes municípios do estado.
Os cursos serão ofertados pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Confira as vagas por município:
Aquicultor
- Castanhal: 40 vagas, com carga horária de 160 horas;
Operador de Beneficiamento de Pescado (carga horária: 200 horas)
- Breves: 40 vagas;
- Castanhal: 30 vagas;
- Santarém: 40 vagas;
- Tucuruí: 30 vagas;
Profissional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Carregamento de Veículos Elétricos
- Parauapebas: 20 vagas, com carga horária de 160 horas.
Mais informações podem ser consultadas no Painel de Oportunidades do Pronatec, disponível no portal do MEC. Para consultar as oportunidades, basta selecionar a opção “Vagas Verdes” e, em seguida, o mês de outubro.
As inscrições e a consulta aos editais de ingresso devem ser realizadas diretamente junto às instituições de ensino ou em seus respectivos canais oficiais.
Sustentabilidade – As vagas verdes são oportunidades de capacitação em áreas relacionadas à preservação, conservação, recuperação ou melhoria da qualidade ambiental. Elas dialogam diretamente com as mudanças climáticas e a necessidade crescente de profissionais preparados para uma atuação mais sustentável.
Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado em 2011 com o objetivo de ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica no Brasil. O fomento do Pronatec é voltado à oferta de cursos de qualificação profissional e cursos técnicos, contribuindo para a inserção de jovens e adultos no mundo do trabalho.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)
Fonte: Ministério da Educação
Educação
Edital seleciona professores da EPT para mestrado profissional em rede
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), abriu as inscrições, até o dia 2 de novembro, para o mestrado profissional em Docência para Educação Profissional e Tecnológica, voltado a professores que atuam na educação profissional e tecnológica (EPT). O edital oferece 100 vagas e conta com duas linhas de pesquisa: Políticas, Gestão e Avaliação da/na EPT; e Currículo, Formação e Trabalho Docente na EPT.
A oferta das vagas está distribuída em cinco institutos federais, sendo 20 vagas por instituição: IFRN, institutos federais do Amazonas (IFAM), do Espírito Santo (IFES), de Brasília (IFB) e Sul-rio-grandense (IFSul). As aulas acontecerão de forma presencial com frequência semanal ou mensal, a depender da instituição. As aulas acontecerão nos campi Itacoatiara (IFAM); Samambaia (IFB); Cachoeiro de Itapemirim (IFES); Passo Fundo (IFSul); e Natal-Zona Leste, Canguaretama e Caicó (IFRN).
Pré-requisitos – Para concorrer a uma vaga é necessário ser professor e estar em exercício em sala de aula ministrando cursos da EPT. Podem se inscrever na seleção docentes da rede privada e das redes públicas federal, estaduais e municipais que ofertam cursos de EPT.
O processo seletivo será realizado em etapa única, com a aplicação de uma prova objetiva presencial, de caráter eliminatório e classificatório, prevista para o dia 6 de dezembro. As aulas terão início no primeiro semestre de 2027.
Alinhamento ao PNE – Desenvolvido no âmbito do Programa Profissional para Professores da Educação Básica, coordenado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Docência na EPT (ProfDocência-EPT) é o primeiro mestrado profissional em rede nacional com essa temática.
O mestrado começou a ser estruturado em 2024 e foi construído de forma alinhada ao Plano Nacional de Educação (PNE) e aos objetivos e ao eixo de formação previstos na Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT), contribuindo para a ampliação da oferta de cursos de mestrado e doutorado, a redução das desigualdades regionais e a interiorização da pós-graduação por meio das instituições públicas de ensino superior.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)
Fonte: Ministério da Educação
-
Política Nacional5 dias agoBrasil terá quase 2 milhões de mesários nas eleições de 2026
-
Esportes5 dias agoRayan salva Brasil no fim e Seleção empata com a Austrália em estreia após a Copa
-
Entretenimento7 dias agoCantor Daniel se despede de Rick com homenagem emocionante: ‘Último abraço’
-
Política Nacional6 dias agoComparecimento às urnas é usado como prova de vida do INSS
-
Educação6 dias agoEstudo sugere que Bets prejudicam 2 milhões de estudantes
-
Educação6 dias agoPlataforma Enem Libras já está disponível para consulta
-
Agro3 dias agoCAR e GTA podem acelerar controle da origem do gado
-
Agro3 dias agoFestival do agro projeta R$ 2,2 bilhões em negócios
