Connect with us


Paraná

Promotoria de Ribeirão do Pinhal realiza atendimento descentralizado nos dias 7 e 21 de março nos municípios de Abatiá e de Jundiaí do Sul

Publicado em

O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Ribeirão do Pinhal, no Norte Pioneiro, estará nos municípios de Abatiá e Jundiaí do Sul – integrantes da comarca – para prestar atendimento à população. Nesta quinta-feira, 7 de março, a equipe da Promotoria estará em Abatiá, das 14 às 16 horas, na Escola Estadual Afrânio Peixoto (Rua XV de Novembro, 306, Centro), e no dia 21, em Jundiaí do Sul, nos assentamentos Matida, Eli Moutinho e Nago Vive, no período da manhã e da tarde.

Nas oportunidades, os moradores poderão receber orientações jurídicas e levar demandas de interesse coletivo, como dificuldade de acesso a serviços públicos (UBSs, UPAs e hospitais, ou ao efetuar matrículas em escolas), problemas urbanísticos (iluminação pública, coleta de lixo e saneamento básico), reconhecimento de paternidade e direito da família, entre outras questões. Mesmo nos casos em que o assunto abordado não for de atribuição do Ministério Público, os cidadãos serão orientados sobre quais órgãos públicos podem ser acionados e como entrar em contato.

Leia mais:  Junho Vermelho: Hemepar reforça pedido de doação de sangue dos tipos O+ e O-

A iniciativa do MPPR busca aproximar os cidadãos da instituição, com uma equipe da Promotoria de Justiça indo até as localidades, sem necessidade de deslocamento por parte da população. Os interessados no atendimento devem levar documentos pessoais e, se possível, a documentação relacionada ao caso que pretendem tratar com o MPPR.

Além do serviço descentralizado, a Promotoria de Justiça de Ribeirão do Pinhal mantém atendimento permanente à população todos os dias da semana, de forma presencial, das 8 às 18 horas, na sede da Promotoria (Rua Júlio Farah, 358, Centro) e de forma virtual pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (43) 3551-1832.

Serviço:

Abatiá

Dia: 7 de março

Horário: das 14h às 16h

Local: Escola Estadual Afrânio Peixoto (Rua XV de Novembro, 306, Centro)

Jundiaí do Sul

Dia: 21 de março

Locais e horários: Assentamento do Matida – 9h às 10h

Assentamento Eli Moutinho – 14h às 15h

Assentamento Nango Vive – 15h30 às 17h

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook

Paraná

Alunos de 88 colégios da rede estadual participam do Parlamento Jovem

Published

on

Estudantes participaram, nesta terça-feira (2), das eleições do projeto Parlamento Jovem em 88 colégios da rede estadual, distribuídos em 64 municípios paranaenses. A iniciativa, desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR), conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e proporciona aos alunos vivência prática do processo democrático e do funcionamento das eleições.

Em todo o Paraná, cerca de 26 mil estudantes atuaram como eleitores e 988 concorreram como candidatos-mirins. Para a realização da votação, foram disponibilizadas 238 urnas eletrônicas, entre equipamentos utilizados e de contingência.

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o projeto contribui para a formação cidadã dos estudantes ao aproximá-los das instituições democráticas. “A participação no Parlamento Jovem é uma oportunidade singular para que os estudantes vivenciem, na prática, o funcionamento do sistema democrático e do Poder Legislativo. Incentivamos fortemente a adesão dos alunos porque iniciativas como essa fortalecem o protagonismo juvenil, ampliam a compreensão sobre o processo eleitoral e contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos”, afirmou o secretário.

Para o chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP) do TRE-PR, Frederico Rafael Martins de Almeida, o projeto representa uma oportunidade de aproximar jovens da Justiça Eleitoral e incentivar a participação cidadã. “Ao conhecer na prática o funcionamento das eleições e do Poder Legislativo, os estudantes desenvolvem competências relacionadas à cidadania, ao diálogo, à ética pública e à participação política responsável”. 

Leia mais:  Fórum Cultura Viva Paraná debate estatégias para fortaler a produção cultural local

CIDADANIA – Segundo ele, o Parlamento Jovem é uma das principais ações de educação para a cidadania política desenvolvidas pelo TRE-PR. “Contribuímos para a formação de novas gerações de eleitores conscientes, participativos e comprometidos com os valores democráticos”, declarou Almeida. 

A coordenadora dos Programas Especiais da Seed-PR, Adriana Rigon Wille, destacou que a iniciativa complementa o trabalho desenvolvido pelas escolas na formação cidadã dos estudantes. “É uma experiência muito rica porque os estudantes vivenciam uma eleição de verdade dentro da escola. Eles organizam as chapas, apresentam propostas, fazem campanha e utilizam a urna eletrônica no processo de votação. Tudo isso ajuda a aproximá-los da democracia e torna o aprendizado muito mais significativo”, afirmou.

NOVIDADES – “A edição de 2026 marca uma nova fase do Parlamento Jovem, resultado de um amplo processo de modernização”, destacou Almeida. Entre os avanços implementados recentemente pelo TRE-PR, estão a criação do Regulamento Oficial do Parlamento Jovem e o lançamento de um hotsite que reúne informações sobre todas as etapas do projeto, incluindo cronogramas, materiais pedagógicos, vídeos explicativos, manuais operacionais, modelos de documentos e orientações destinadas às escolas, Cartórios Eleitorais e Câmaras Municipais.

Leia mais:  Junho Vermelho: Hemepar reforça pedido de doação de sangue dos tipos O+ e O-

Também foram promovidas capacitações para servidores, professores, equipes pedagógicas e representantes das Câmaras Municipais, além da disponibilização de vídeos, checklists, cartilhas e manuais para consulta permanente. Neste ano, as instituições participantes passaram a formalizar a adesão ao projeto por meio de termos específicos, ampliando a integração entre a Justiça Eleitoral e os parceiros envolvidos.

VEREADORES – O Parlamento Jovem permite aos estudantes vivenciarem todas as etapas de uma eleição, de forma semelhante ao que ocorre nas disputas para cargos políticos. Nos meses que antecederam a votação, os alunos participaram de atividades como registro de candidaturas, campanhas eleitorais, apresentação de propostas e debates, utilizando as mesmas regras e procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral.

Os estudantes eleitos serão diplomados e empossados como vereadores-mirins em seus respectivos municípios, passando a desenvolver atividades legislativas ao longo do ano. A proposta busca estimular o protagonismo juvenil e ampliar o conhecimento sobre o funcionamento dos poderes públicos e os mecanismos de participação democrática.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262