Connect with us


Paraná

Projeto da Ceasa Paraná vence o Prêmio Uninter na categoria sustentabilidade

Publicado em

O projeto Banco de Alimentos – Comida Boa, da Ceasa do Paraná, foi o grande vencedor do III Prêmio Top Inovação Uninter 2023. Ele foi o campeão na categoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A iniciativa da Ceasa do Paraná concorreu com outros 40 projetos de inovação de todo o Brasil, selecionados para a fase final. A premiação foi no sábado (21), em Curitiba, com a cerimônia transmitida ao vivo para todo o Brasil, pelo Youtube.

Nesta terceira edição do prêmio foram recebidas 178 inscrições, recorde desde a sua criação há três anos, dos quais foram selecionados 98 projetos participantes de 16 estados do Brasil.

GRANDE VENCEDOR – Um dos sete projetos do Paraná selecionados para a fase final, o case Banco de Alimentos – Comida Boa foi escolhido por processar, embalar e distribuir adequadamente os produtos alimentícios que seriam desperdiçados. Os produtos, em geral frutas, legumes, verduras e hortaliças, são doados diariamente pelos comerciantes atacadistas e os produtores rurais da Ceasa/PR, pois não têm valor comercial, mas ainda são próprios para o consumo humano.

Leia mais:  Orquestra Didática chega a Ponta Grossa para temporada gratuita de duas semanas

“Esta conquista representa muito para todos que atuam no projeto porque temos a oportunidade de alimentar mais de 100 mil famílias, de reduzir o desperdício de alimentos e de ser aplicado em qualquer cidade do país”, afirmou o presidente da Ceasa Paraná, Éder Eduardo Bublitz.

Atualmente, o Banco de Alimentos coleta 600 toneladas de produtos por mês que seriam descartados, atendendo 120 mil famílias de toda a Região Metropolitana de Curitiba. Além disso, parte do alimento processado impróprio para o consumo humano é entregue ao Instituto Criadouro Onça Pintada que alimenta aves e animais silvestres ameaçados de extinção.

O projeto tem ainda uma finalidade social, pois nele atuam 40 pessoas privadas de liberdade, que são capacitadas com o objetivo de favorecer a reinserção social, além de terem o benefício da remição de pena.

OS VENCEDORES – O Prêmio Top de Inovação é promovido pelo Centro Universitário Internacional Uninter e patrocinado pela Fundação Wilson Picler. Os 40 projetos finalistas foram as iniciativas que apresentaram a melhor relação de custo e benefício e que oferecem a possibilidade de replicação.

Leia mais:  Paraná firma parceria com ONU-Habitat para criação de Observatório Inteligente das Cidades

“Tivemos nesta edição as melhores ideias inovadoras, vindas de todo o país, com muitos dos projetos em andamento, com bons resultados em suas regiões”, comentou Ricieri Garbelini, professor do Centro Universitário Internacional Uninter e presidente da Comissão, junto com as professoras Caroline Brasil e Sandra Maria Lopes.

Os vencedores de cada categoria receberam certificado de reconhecimento, troféus e bolsas para os cursos de extensão da Uninter.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Alunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA

Published

on

As estudantes Beatriz Maria Ferreira dos Santos e Fernanda Graciele Jank, ambas de 17 anos, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Ensino Integral, em Toledo, embarcaram neste fim de semana para os Estados Unidos, onde participam da Genius Olympiad, uma das maiores feiras de ciências do mundo. A competição tem início nesta segunda-feira (08) e segue até 12 de junho.

A conquista é resultado do comprometimento das estudantes e do trabalho desenvolvido no colégio. No período destinado às atividades complementares do ensino integral, Beatriz e Fernanda desenvolvem pesquisas voltadas a desafios ambientais e agrícolas. As alunas estão acompanhadas pela técnica pedagógica do Integral, professora Ingrid Kautzmann.

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, além de ampliar a permanência dos estudantes na escola, a Educação em Tempo Integral oferece oportunidades para aprofundar conhecimentos e desenvolver atividades que fazem diferença na formação acadêmica.

“A participação das estudantes em uma das maiores feiras de ciências do mundo reforça o reconhecimento do sucesso do Programa Paraná Integral e do trabalho inovador desenvolvido nas escolas estaduais”, afirma o secretário.

Leia mais:  PCPR na Comunidade levará serviços de polícia judiciária a Três Barras do Paraná

Beatriz investiga o uso de extratos vegetais para acelerar a germinação e o enraizamento de orquídeas cultivadas in vitro. A pesquisa busca ampliar a reprodução dessas plantas, cujo desenvolvimento é considerado lento e complexo, já que poucas sementes conseguem germinar naturalmente e a primeira floração pode levar de três a dez anos.

Já Fernanda desenvolveu uma pesquisa voltada ao controle biológico de pragas que afetam os bananais. Segundo a estudante, os extratos vegetais analisados apresentaram resultados mais acessíveis e menos agressivos ao meio ambiente e à saúde humana em comparação aos agroquímicos convencionais.

INTERCÂMBIO CULTURAL – A Genius Olympiad é uma competição internacional voltada a estudantes do Ensino Médio, com foco em questões ambientais e sustentabilidade. Realizada anualmente em Nova York, a feira reúne jovens de mais de 70 países para apresentar soluções inovadoras.

Além da premiação, com medalhas e reconhecimento internacional, o evento também é um espaço de intercâmbio cultural, permitindo que os participantes compartilhem experiências e debatam temas relacionados às mudanças climáticas e aos desafios do futuro.

Leia mais:  Polícia Penal do Paraná vai participar da mesa diretora do conselho nacional da área

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262