Paraná
Primeiro fim de semana de outono será de calor e pancadas de chuva isoladas no Paraná
O verão se despede do Hemisfério Sul e às 11h46 desta sexta-feira (20) e o outono ocupa o espaço, mas o calor ainda não vai embora. Em seu primeiro fim de semana, no Paraná, o outono começa com temperaturas altas e pancadas de chuva isoladas. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma frente fria impacta o tempo no domingo (22), trazendo um volume um pouco maior de chuva para o Estado.
O primeiro dia de outono ainda terá características de verão. O sol predomina ao longo do dia e por isso as temperaturas sobem, podendo chegar entre 33°C e 34°C no Oeste e Noroeste, e 30°C nas outras regiões paranaenses. “Esse abafamento no período da tarde favorece a formação de áreas de instabilidades que deverão ocorrer em cidades do Norte, Noroeste e Oeste do Paraná. A chuva será isolada, entre a tarde e a noite, e também pode ocorrer na região Leste, porém com menor intensidade”, explica Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.
No sábado (21), uma frente fria se desloca sobre o oceano na altura da Argentina, Uruguai e sul do Rio Grande do Sul, sem influenciar as condições do tempo no Paraná. Assim como na sexta-feira, o sol segue predominando e as temperaturas seguem elevadas por todo o Estado. Pancadas de chuva isoladas, impulsionadas pelo forte aquecimento, serão registradas em cidades do Oeste e Sudoeste do Paraná.
A frente fria segue em movimento na direção do oceano no domingo (22), e como estará mais próxima do Paraná vai ocasionar chuvas mais intensas no estado. “Principalmente nas regiões da metade sul do estado teremos ao longo do dia pancadas de chuvas isoladas acompanhadas de trovoadas. Não se descarta nesses setores a ocorrência de temporais localizados no período da tarde”, ressalta Paulo.
Apesar do nome, o impacto de uma frente fria não significa que vai fazer frio. Ela é uma massa de ar frio que avança sobre uma área onde já tem uma massa de ar quente, e esse choque entre as duas massas de ar faz com que o ar quente suba rapidamente, formando muitas nuvens e aumentando as instabilidades. Dessa forma, a chegada de uma frente fria significa que vai chover, como ocorrerá domingo no Paraná. As temperaturas seguem elevadas em todas as regiões.
Uma nova frente fria avança pelo sul do Brasil na segunda-feira (23) e trará mais chuva para o Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná a partir da tarde. O Simepar acompanha a movimentação destas frentes frias e trará boletins meteorológicos atualizados. É importante que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil estadual, que acompanha o monitoramento do tempo 24 horas dos meteorologistas do Simepar.
Em caso de necessidade, as informações são disponibilizadas para a população por meio dos alertas enviados por SMS ou WhatsApp. O cadastro é gratuito. Basta a pessoa enviar o seu CEP por SMS para o número 40199 para se habilitar a receber os alertas. Para que sejam enviados por WhatsApp. é necessário cadastrar o número 61 2034-2611 e interagir com esse contato, podendo se cadastrar a partir do CEP, do município ou da localização.
Para situações mais extremas, são enviados alertas por meio da tecnologia cell broadcast, sem necessidade de cadastro prévio.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público denuncia guarda municipal de Curitiba que utilizava patinete elétrico para abordar adolescentes e oferecer dinheiro em troca de atos libidinosos
O Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Infrações Penais Contra Crianças e Adolescentes de Curitiba, denunciou um guarda municipal da capital, de 34 anos, por diversos crimes sexuais e graves ameaças praticados contra adolescentes. Investigado por abordar as vítimas em vias públicas nos bairros Alto da Glória, Ahú e Centro, ele foi denunciado pelos crimes de perseguição (stalking), importunação sexual, ameaça e tentativa de estupro de vulnerável.
A denúncia, oferecida nesta quarta-feira, 23 de setembro, elenca seis fatos criminosos praticados entre julho e agosto deste ano contra cinco vítimas do sexo masculino com idades entre 13 e 17 anos nas imediações da Rua Mauá, do Estádio Couto Pereira e do Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes, em Curitiba. Ele está preso preventivamente.
De acordo com as investigações, o denunciado utilizaria um patinete elétrico motorizado para abordar as vítimas, perguntando idade e local de residência, e oferecer dinheiro em troca de atos libidinosos. Nas abordagens, ele ameaçava os adolescentes, dizendo que podia encontrá-los, uma vez que conhecia o percurso que faziam diariamente, chegando a exibir uma faca e uma arma de fogo em alguns episódios.
Outras vítimas – A Promotoria de Justiça não descarta a possibilidade da existência de outras práticas criminosas do acusado e orienta que eventuais outras vítimas busquem o Ministério Público do Paraná para orientação e possível representação dos fatos. O contato com a 1ª Promotoria de Justiça de Infrações Penais contra Crianças e Adolescentes de Curitiba pode ser feito por meio dos telefones (41) 3251-6745 e (41) 98861-3230, do e-mail [email protected] ou pessoalmente, na Avenida Anita Garibaldi, 750, Cabral.
Além da condenação às penas previstas em lei, o Ministério Público requer a fixação de pagamento de no mínimo R$ 50 mil para cada uma das vítimas a título de reparação pelos danos morais causados.
Processo 0011342-73.2026.8.16.0196 (sob sigilo)
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Paraná3 dias agoEm Marialva, homem denunciado pelo Ministério Público do Paraná por estuprar e engravidar a própria filha adolescente é condenado a quase 56 anos de reclusão
-
Paraná3 dias agoMPPR ajuíza ação para a suspensão de contratações temporárias na Secretaria Estadual de Saúde e convocação de candidatos aprovados em concurso público
-
Esportes6 dias agoBrasileirão: 28ª rodada tem líder em campo e clássicos na briga pelo topo
-
Esportes7 dias agoSantos vence o Remo no fim e chega à quarta vitória consecutiva no Brasileirão
-
Esportes6 dias agoSão Paulo vence o Internacional e deixa rival na zona de rebaixamento
-
Agro4 dias agoTrigo sobe com safra 27% menor e qualidade ameaçada pelas chuvas
-
Esportes7 dias agoMirassol vence o Botafogo na estreia de Tite e se afasta da zona de rebaixamento
-
Agro6 dias agoClima causa perdas de R$ 455,5 bilhões e ameaça infraestrutura do agro
