Agro
Preços do tomate sobem no Rio Grande do Sul, mas custos de produção ainda não são cobertos
O preço do tomate voltou a apresentar reação positiva na região de Caxias do Sul (RS), segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar. A cotação passou de R$ 3,42 para R$ 3,58 por quilo, representando um leve avanço em relação aos dias anteriores.
Apesar do reajuste, a entidade alerta que o valor permanece abaixo das expectativas dos produtores e ainda não cobre adequadamente os custos de produção, mantendo desafios para a sustentabilidade econômica das lavouras.
Produção segue ativa no norte do Estado
Na região administrativa de Erechim, a colheita de tomate continua em andamento. A produção apresenta boa qualidade e produtividade, com uso de tecnologia avançada nas lavouras, segundo a Emater/RS-Ascar.
Monitoramento fitossanitário continua essencial
Apesar do bom padrão de frutos, a entidade destaca aumento na incidência de pragas e doenças, como broca-do-tomateiro, viroses, requeima e pinta-preta. Esses fatores reforçam a necessidade de monitoramento fitossanitário contínuo, especialmente em municípios como Erechim, para evitar perdas significativas na produção.
A combinação de alta produtividade com manejo eficiente de pragas e doenças é fundamental para garantir rentabilidade aos produtores, conforme alerta a Emater/RS-Ascar.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
Agro
Brasil apresenta diversidade de produtos agroalimentares na Thaifex Anuga Asia 2026
O Brasil marcou presença na Thaifex Anuga Asia 2026, realizada em Bangkok, na Tailândia, apresentando ao mercado asiático a diversidade e a qualidade dos produtos agroalimentares nacionais. A participação brasileira reforçou a estratégia de promoção comercial do agronegócio e de ampliação da presença de produtos de maior valor agregado em mercados internacionais.
Organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Pavilhão Brasil reuniu 14 empresas brasileiras, que apresentaram ao público uma ampla variedade de produtos, incluindo café, pão de queijo, açaí, vinhos, castanhas, carnes, coco, óleos vegetais, grãos, chocolates e snacks.
A participação na feira permitiu às empresas brasileiras ampliar contatos comerciais, prospectar novos clientes e fortalecer a imagem do Brasil como fornecedor confiável de alimentos e bebidas de qualidade.
Considerada a principal feira de alimentos e bebidas da Ásia, a Thaifex Anuga Asia 2026 reuniu 3.590 expositores de 56 países e atraiu mais de 90 mil visitantes profissionais de mais de 140 países. O evento é reconhecido como uma das mais importantes plataformas internacionais para promoção de produtos agroalimentares, geração de negócios e identificação de tendências do setor.
Ao longo da feira, o Pavilhão Brasil destacou a diversidade da produção agroalimentar brasileira e a capacidade do país de atender diferentes perfis de consumidores, combinando qualidade, sustentabilidade, inovação e competitividade.
A participação brasileira na Thaifex Anuga Asia 2026 reforça os esforços do governo brasileiro para ampliar mercados, diversificar a pauta exportadora e fortalecer a presença dos produtos agroalimentares nacionais em regiões estratégicas, como o Sudeste Asiático.
Informações à imprensa
[email protected]
-
Política Nacional7 dias agoRelatório final do grupo de trabalho sobre combate à misoginia será apresentado na próxima quarta-feira
-
Política Nacional7 dias agoDeputado prevê rápida aprovação de controle sanitário para suplementos alimentares
-
Paraná7 dias agoGovernador autoriza pavimentação urbana e do acesso ao Buraco do Padre em Ponta Grossa
-
Política Nacional7 dias agoCongresso recebe Agenda Legislativa Mulheres do Brasil na próxima quarta
-
Paraná6 dias agoMuseu Satélite chega a Paranaguá com unidade do Museu Casa Alfredo Andersen
-
Agro7 dias agoMilho safrinha no Sul de Minas exige atenção redobrada com clima irregular, pragas e janela de plantio
-
Paraná4 dias agoAlunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA
-
Agro5 dias agoLeite nacional busca ganho de eficiência em meio à pressão de importações
