Paraná
Prazo para inscrições do curso de aperfeiçoamento em Saúde Mental é prorrogado
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), prorrogou o prazo de inscrições para a 2ª turma do Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental para Atenção Primária à Saúde. São 1.300 vagas distribuídas entre as 22 Regionais de Saúde e os interessados têm agora até o dia 15 de maio para se inscrever.
Voltado para profissionais de saúde de nível superior que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) e outros pontos de Atenção da Linha de Cuidado em Saúde Mental, o curso, além de proporcionar o desenvolvimento das capacidades destes profissionais, tem como objetivo o fortalecimento da rede de saúde de todo o Paraná.
A capacitação, que terá início em 30 de maio, acontecerá na modalidade de Educação a Distância (EAD) e conta com 200 horas divididas em quatro unidades de aprendizagem e dez módulos.
As inscrições devem ser feitas por meio do formulário eletrônico via Edital ESPP-CFRH/SESA nº 04/2023.
“O paciente que está fragilizado mentalmente precisa receber um atendimento adequado, com olhar humanizado desde a atenção primária até a atenção especializada”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Por esse motivo, especializações e cursos como este são fundamentais para formar profissionais cada vez mais preparados e engajados para atender com excelência toda a população paranaense”, explicou.
ESCOLA – A ESPP investe na formação e qualificação dos profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS). Atua na formação inicial, ensino profissionalizante e ensino superior. Foi criada em 1958 com a vocação de atender a implantação e desenvolvimento de programas, ações e serviços, assim como formar profissionais especialistas para a atuação na área da saúde pública.
Fonte: Governo PR

Paraná
Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).
A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.
A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.
No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.
Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.
Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).
Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.
O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.
A Polícia Civil investiha o caso.