Paraná
Pranchita recebe R$ 3,1 milhões do Estado para construção de Centro Comunitário
Os moradores de Pranchita, no Sudoeste do Paraná, vão poder usufruir de um Centro Comunitário, espaço para reuniões, debates e outros atos de participação popular. O novo equipamento será instalado no Parque de Exposição. O investimento é de R$ 3,17 milhões e será feito com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades (Secid).
A liberação da verba foi formalizada nesta terça-feira (28) pelo secretário Eduardo Pimentel. “Temos como missão investir diretamente nos municípios e a orientação do governador Ratinho Junior é para que os recursos cheguem rápido em todos os municípios do Paraná. No caso de Pranchita, vão fortalecer as ações comunitárias”, disse Pimentel. “A sociedade vai poder se reunir no futuro Centro Comunitário para as mais diversas ações”.
O edital de homologação, encaminhado à prefeitura, permitirá a contratação imediata da empresa que será responsável execução da obra, que terá 1.280,82 metros quadrados e inclui anfiteatro e restaurante. Do montante autorizado, R$ 2 milhões são do Tesouro do Estado, pelo programa de transferência voluntária da Secretaria das Cidades, não reembolsáveis. O restante, R$ 1,17 milhão, é do Sistema de Financiamento dos Municípios (SFM).
- Governo libera R$ 7,3 milhões para iluminação pública, novas pavimentações e pista de skate
- Com apoio do Estado, sete municípios vão investir em asfalto, iluminação e obras urbanas
MAIS AÇÕES – A parceria entre o Estado e Prefeitura de Pranchita viabiliza, além do Centro Comunitário, outras seis ações que, somadas, chegam a R$ 5,61 milhões. Três desses projetos são de pavimentação, todos com recursos do Estado. Um deles abrange trechos das ruas Tocantins e Barão do Rio Branco e das Avenidas Capibaribe e Rio Claro, no valor de R$ 2,1 milhões. A obra está 90% executada.
Outro projeto, no valor de R$ 223,45 mil, é de pavimentação asfáltica sobre pedras irregulares em parte da Rua Tancredo Neves. O terceiro projeto é o recape asfáltico em CBUQ de 12.982 metros quadrados da Rua Amazonas, da BR-163 até a ponte do Rio Pranchita. O valor é de R$ 1,11 milhão.
As outras liberações viabilizam, ainda, a construção, já contratada, de Barracão para Exposições (R$ 1,09 milhões, pelo SFM), a ampliação e reforma do Centro de Convivência do Bairro São Jorge, em execução, com o investimento de R$ 357,39 mil, a fundo perdido, e a aquisição de equipamentos rodoviários, no valor de R$ 720 mil.
Fonte: Governo PR
Paraná
Excelência ambiental: Aterro da Sanepar mantém selo internacional ISO 14.001
Operado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos de Cianorte alcançou um marco de excelência ao renovar a certificação NBR ISO 14.001:2015, com registro de zero não conformidades em auditoria externa. A ISO 14.001 se refere a uma norma internacional que estabelece diretrizes para sistemas de gestão ambiental.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca o compromisso ambiental como fundamento da sua atuação em todas as áreas da Companhia. “As atividades da Sanepar são pautadas no compromisso com a conservação ambiental. A gestão dos processos é feita com respeito e cumprimento de todas normas que têm o objetivo de promover a sustentabilidade”, diz.
O Aterro de Cianorte foi o pioneiro do Paraná e o primeiro do Brasil, sob a gestão de uma empresa estatal de saneamento, a obter essa certificação internacional. “Isto significa um resultado perfeito em relação às exigências da certificação. Também demonstra a maturidade e a alta competência da gestão ambiental no local, que mantém a certificação ISO 14.001, alcançada pela primeira vez em 2013 e mantida desde então”, explicou o gerente de Gestão Ambiental da Sanepar, Ronald Gervasoni.
ESTRATÉGIA E GESTÃO DE RISCOS – Para Gervasoni, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Sanepar aplicado no aterro é a chave para a excelência na operação. “O SGA é o framework da Companhia, sendo essencial para a sua sustentabilidade. Sua implementação vai além dos escopos certificados, sendo um alinhamento estratégico que blinda o negócio contra riscos operacionais e fortalece nossa governança ambiental em toda a Sanepar”, detalhou o gerente.
A metodologia do SGA proporciona a identificação e o gerenciamento de riscos ambientais, além de promover a conscientização dos empregados sobre a preservação ambiental. O resultado reflete diretamente a competência técnica e o empenho da equipe em zelar pela excelência operacional e pelo desenvolvimento responsável das atividades.
O desempenho foi reconhecido pelo Auditor Líder da QMS Certification, Neimar Ricardo. “O resultado de zero não conformidades nesta auditoria é de extrema importância e serve como um poderoso indicador da maturidade do SGA. Isso demonstra também, de forma inequívoca, a eficácia dos controles implementados pela Sanepar, o alto nível de excelência da equipe e a robustez do SGA do Aterro de Cianorte”, comentou Ricardo.
ENGAJAMENTO – Para os empregados do aterro, a manutenção da certificação ISO 14001 é garantia de que todos os processos operacionais sejam padronizados e acompanhados por sistemas de controle ambiental, em conformidade com as normas legais, promovendo segurança à população e respeito ao meio ambiente.
“Ela não apenas valida nossos padrões rigorosos de engenharia e controle ambiental, mas também assegura a prevenção contínua de contaminações, refletindo nosso compromisso com a excelência operacional”, afirmou o gerente da Sanepar que integra a alta direção do Comitê do Sistema de Gestão Ambiental do Aterro, Marcos Moretto.
Lutero Eduardo Lucio, químico responsável pela implementação do SGA no Aterro, reforça que a excelente performance na auditoria externa é mérito, em especial, da equipe operacional que trabalha no local e que conta com empregados dedicados como Marcio Benitz, Paulo Cesar Martins, José Jadir Correia Barros, Marcio Santos e Pedro Fortunato. “A excelência na gestão é resultado direto do envolvimento e da dedicação da equipe. Este resultado de zero não conformidades, após 13 anos de certificação, é um testemunho da responsabilidade e da competência”, comentou Lutero.
GESTÃO DO LIXO – O aterro de Cianorte é operado pela Sanepar desde 2002, por meio de concessão entre a Companhia e o município de Cianorte. O aterro trata ainda, com contratos específicos, os resíduos sólidos urbanos coletados nos municípios de Terra Boa, São Tomé, Indianópolis e Guaporema.
Além do Aterro de Cianorte, a Sanepar opera mais dois aterros no estado: em Apucarana, no Vale do Ivaí, e em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, ambos operados com a mesma metodologia de gestão ambiental. Em Cornélio Procópio, assim como em Cianorte, a Sanepar atua também na coleta dos resíduos.
CERTIFICAÇÃO – Neste ano, a auditoria externa foi realizada pela QMS Brasil, na última semana de maio, com a participação de auditores externos, dos empregados do aterro, das áreas de gestão ambiental da Sanepar e do coordenador Industrial, Ismael Vasquez.
A QMS Certification é um organismo de certificação em processos de qualidade que teve origem na Austrália, atualmente com a matriz nos Estados Unidos e forte atuação global com presença em mais de 30 países.
Fonte: Governo PR
-
Esportes6 dias agoSeleção Brasileira define numeração dos jogadores para a Copa de 2026
-
Agro6 dias agoJunho deve ter temperaturas elevadas e risco de seca no Centro-Sul
-
Esportes5 dias agoAncelotti confirma seleção titular para amistoso do Brasil contra o Panamá no Maracanã
-
Educação7 dias agoMEC inaugura arco cirúrgico do Hospital Universitário de Lagarto
-
Agro6 dias agoExportações do agro atingem R$ 29,6 bilhões o primeiro quadrimestre
-
Esportes6 dias agoCorinthians vence o Grêmio e ganha fôlego antes da pausa no Brasileirão
-
Agro6 dias agoComeça a colheita da safrinha com projeção de 109 milhões de toneladas
-
Economia6 dias agoX Rodada Negociadora MERCOSUL – Canadá — Nota Conjunta MRE/MDIC/MAPA
