Paraná
Ponte sobre o Rio Melissa, na PR-180, será reconstruída em Cascavel
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que um dos muros de concreto de sustentação das vigas da ponte sobre o Rio Melissa, na PR-180, em Cascavel, no Oeste, rompeu na madrugada desta sexta-feira (19), em função das chuvas recentes. A estrutura está localizada no km 313,48 da rodovia, em trecho não pavimentado, e estava prestes a passar por uma reforma completa. Inclusive uma das etapas era a demolição da ponte antiga, mas o rompimento acelerou o processo.
As obras na ponte sobre o Rio Melissa estavam na fase de construção de vigas de concreto no canteiro de obras, com os serviços sendo priorizados para garantir a retomada do tráfego no local. O próximo passo envolve a concretagem das vigas e a construção do novo tabuleiro.
A ponte colapsada tinha 6 metros de largura e apenas uma faixa de rolamento. Com a nova obra, ela passará a ter 11 metros de largura, com duas faixas, acostamentos externos e novos guarda-rodas. O prazo de execução da obra é de 30 dias.
A alternativa de desvio sugerida é por vias municipais próximas:
A reestruturação dessa ponte está contemplada em um contrato de manutenção de 13 pontes em rodovias administradas pela Superintendência Regional Oeste do DER/PR, em um investimento de R$ 11.239.924,41
Serão beneficiados diretamente 17 municípios, além do tráfego de longa distância. São eles: Cascavel, Toledo, Palotina, Marechal Cândido Rondon, Jesuítas, Iracema do Oeste, Formosa do Oeste, Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, Santa Helena, Diamante d’Oeste, Nova Aurora, Quarto Centenário, Boa Vista da Aparecida, Três Barras do Paraná e Francisco Alves.
Todas as pontes podem ser localizadas neste mapa, na aba CP 197/2022, em referência ao edital da obra.
Pontes com obras na região Oeste:
Ponte Rio Melissa na PR-180, em Cascavel;
Ponte Rio dos Padres na PR-239, no limite entre Jesuítas e Iracema do Oeste;
Ponte Rio Verde na PR-239, no limite entre Assis Chateaubriand e Jesuítas;
Ponte Rio Jesuítas na PR-317, em Formosa do Oeste;
Ponte Rio Santa Quitéria na PR-317, no limite entre Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu;
Ponte Rio Açu na PR-364, em Terra Roxa;
Ponte Rio São Cristóvão na PRC-467, em Marechal Cândido Rondon;
Ponte Rio São Francisco na PR-488, no limite entre Santa Helena e Diamante d’Oeste;
Ponte Rio Santa Quitéria na PR-585, no limite entre Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu e Toledo;
Ponte Rio Piquiri na PR-180, no limite entre Nova Aurora e Quarto Centenário;
Ponte Rio Piquiri na PR-317,no limite entre Formosa do Oeste e Quarto Centenário;
Ponte Rio Tormenta na PR-484, em limite entre Boa Vista da Aparecida e Três Barras do Paraná;
Ponte Rio Piquiri na PR-182, no limite entre Palotina e Francisco Alves.
Fonte: Governo PR
Paraná
Herança maldita de Rafael Greca obriga Curitiba manter cinto apertado
A herança maldita deixada pelo ex-prefeito Rafael Greca (PSD) para Curitiba irá exigir que a administração Eduardo Pimentel (PSD) mantenha a austeridade fiscal e a sustentabilidade financeira nos próximos quatros anos, o cofre da cidade não está abarrotado de recursos, como foi contado no ano passado em prosa e em verso.
A situação foi explicada pelo secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi, na segunda reunião do secretariado do ano (a primeira foi no dia dois de janeiro), Curitiba manterá o cinto apertado “para cidade manter um plano de investimento robusto e honrar os compromissos a partir do próximo ano.”
Como em 2026 haverá uma nova eleição presidencial, existe a possibilidade da queda de recursos para investimentos no setor privado, que poderá refletir na arrecadação dos impostos na capital do Paraná, devido as especulações que o mercado projeta para a situação do Brasil, com a projeção dos candidatos na liderança pelo Palácio do Alvorada.
Vitor Puppi, que é secretário de finanças pela segunda vez, foi responsável pelo Plano de Recuperação de Curitiba, lançado em 2017, que colocou as contas do município em dia.
O secretário de Finanças destacou a necessidade de manter a eficiência nos gastos, a transparência nos processos e a economicidade (minimização dos gastos públicos sem comprometer a qualidade dos serviços).
Para 2025, o município tem o orçamento recorde de R$ 14,5 bilhões e um plano de investimentos de R$ 1,07 bilhão, que serão usados em vários projetos para melhorar a vida da população, como pavimentação, construção de casas, implantação de calçadas e ciclovias, revitalização de parques e bosques, reforma de escolas, ampliação e modernização do parque de iluminação pública.
Nessa lista estão ainda projetos de grande porte: Novo Inter 2, Ligeirão Leste/Oeste, implantação do Parque Cachoeira, reforma e implantação de novas unidades básicas de saúde e o projeto de gestão de risco climático Bairro Novo do Caximba.
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