Paraná
Polícia Militar reforça policiamento e ações educativas junto à comunidade escolar
A Polícia Militar do Paraná reforça nesta semana o Patrulhamento Escolar em todo o Paraná, como parte da Operação Vizinhança Escolar Segura, do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), que visa garantir a tranquilidade e a segurança dos alunos, professores e funcionários no retorno às aulas após o período das férias de julho.
As atividades da Polícia Militar incluem o aumento da presença policial nas proximidades das escolas, visitas às unidades educacionais para interação com a comunidade escolar, palestras interativas com os alunos, acompanhamento nos horário de entrada, saída e intervalo, além de reuniões com diretores e equipes pedagógicas.
“A importância dessa operação é reafirmar o compromisso contínuo do BPEC com as comunidades paranaenses. Além disso, nosso objetivo principal é proteger as crianças e adolescentes que frequentam diariamente os estabelecimentos de ensino em todo o Estado”, destacou o responsável pelo comando do BPEC e pela operação de volta às aulas, major Márcio Rogério Neppel.
Além do patrulhamento escolar regular, o efetivo administrativo foi a campo para ampliar o atendimento a estabelecimentos de ensino mais distantes. No município de Londrina, as equipes adicionais foram direcionadas para visitar escolas localizadas em distritos rurais. Em algumas unidades, os policiais promoveram um bate-papo com os alunos em sala de aula para dar algumas dicas de segurança. Em outras regiões do Estado houve palestras sobre bullying, bem como a avaliação da segurança no ambiente escolar.
- Rede estadual de ensino retoma as aulas do segundo semestre
- Paraná registra queda nos roubos em 2022, aponta Anuário Brasileiro de Segurança Pública
BPEC – O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária atua em todas as regiões do Paraná desenvolvendo dois programas: Patrulha Escolar Comunitária (PEC) e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
O PEC é construído em cada comunidade escolar com o desenvolvimento de módulos e a inclusão de atividades complementares, levando em consideração as condições de segurança de cada instituição estadual de ensino. Integra patrulhamento no entorno dos colégios, contato direto com a direção das escolas e palestras aos alunos e profissionais.
Já o Proerd é uma das ações que compõem as políticas públicas estaduais sobre drogas e violência no Estado e trabalha na perspectiva da prevenção primária em segurança pública nas escolas. É aplicado a alunos da educação infantil, quintos e sétimos anos do ensino fundamental. Também inclui um curso específico para pais, responsáveis e professores, na construção de conhecimentos para a intervenção nas escolas, família e na comunidade.
Fonte: Governo PR
Paraná
Passagens aéreas da nova rota entre Curitiba e Lisboa já estão à venda
As passagens aéreas para a nova rota entre Curitiba e Lisboa, que passam a ligar as duas cidades a partir de 2 de julho de 2026, começaram a ser vendidas nesta terça-feira (11) no site da companhia e agências de turismo. Para marcar o início da comercialização dos tíquetes, a TAP Air Portugal anunciou tarifas promocionais para trechos de ida e volta a destinos europeus – a partir de US$ 498, mais taxas.
Os voos vão ocorrer três vezes por semana, sempre às terças, quintas e sábados. O trajeto em direção ao Velho Mundo prevê saída do Aeroporto Internacional Afonso Pena, com uma parada técnica no Rio de Janeiro (Galeão), para então seguir rumo ao Aeroporto Humberto Delgado, na capital lusitana. O percurso entre Lisboa e Curitiba, por sua vez, será direto.
As aeronaves selecionadas para a rota são Airbus A330-200, com capacidade para 269 passageiros. O novo serviço internacional representa um marco histórico para o turismo e os negócios no Estado, o que promete ampliar o fluxo de turistas europeus para o Paraná, além de facilitar o deslocamento de turistas e empresários paranaenses para o velho continente.
Com a entrada de Curitiba na lista de destinos, a TAP Air Portugal passa a ligar 14 cidades brasileiras a Lisboa. A companhia já trabalha com rotas para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus. Além disso, há voos entre Porto e São Paulo e Rio de Janeiro. É a empresa aérea europeia com maior presença no Brasil.
- 181 mil pessoas: Parque Nacional do Iguaçu registra visitação recorde para outubro
- Calendário turístico de novembro tem Natal, festas de padroeira e feiras agropecuárias
ROTAS INTERNACIONAIS – O Paraná passa a contar agora com oito voos, sendo três conquistados no ano passado. Além de Lisboa, o Aeroporto Afonso Pena já conta com duas rotas para Santiago (Chile) e uma para Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai). Foz do Iguaçu também conta com uma conexão com Santiago.
Fonte: Governo PR
-
Polícial3 dias agoMissão Paraná: Guarapuava encerra ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais
-
Brasil7 dias agoGoverno Federal e estado do Rio de Janeiro alinham ações no combate ao crime organizado
-
Educação2 dias agoRedação do Enem aborda o envelhecimento na sociedade brasileira
-
Paraná4 dias agoEnem 2025: 195 mil estudantes do Paraná realizam a prova neste domingo
-
Paraná7 dias agoMais de 15 mil pessoas devem passar pela Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência
-
Brasil2 dias agoMinistro Celso Sabino participa da abertura da Freezone e apresenta a cultura amazônica para os visitantes da COP30 em Belém (PA)
-
Polícial6 dias agoMissão Paraná: Ponta Grossa sedia lançamento de ação integrada das forças de segurança
-
Paraná2 dias agoHistórias comoventes: moradores de Rio Bonito do Iguaçu começam a reconstruir a vida
