Polícial
PMPR intensifica Operação Vizinhança Escolar Segura e reforça policiamento nas escolas do Paraná
Nesta sexta-feira (19), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), através do Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC), deu início a mais uma ação da Operação Vizinhança Escolar Segura no estado do Paraná. A ação, com foco no reforço do policiamento escolar comunitário, visa garantir a segurança dos alunos, professores e das comunidades escolares, reforçando o patrulhamento nas unidades de ensino e nas imediações das escolas, realizando visitas às instituições e promovendo a segurança dos cidadãos.
Além do efetivo regular, policiais do serviço administrativo das companhias da unidade também foram mobilizados para reforçar o policiamento, A Operação Vizinhança Escolar Segura é uma ação permanente do BPEC e tem foco no policiamento de proximidade. Durante as ações, os policiais militares da patrulha escolar também realizam palestras educativas abordando temas como combate ao consumo de drogas, bullying, depredação de patrimônio, números de emergência, uso seguro das redes sociais, entre outros.
De acordo com o Tenente José Eduardo Morais de Sousa, estão sendo empregadas mais de 100 viaturas e quase 300 policiais somente na ação desta sexta-feira, nas cinco companhias do BPEC que atendem todo o Paraná. “Vale ressaltar que os atendimentos realizados pela nossa unidade não se restringem aos colégios estaduais, mas incluem também unidades de ensino particulares e municipais, as quais também recebem atendimentos em caso de ocorrências, visitas, palestras e o programa PROERD”, acrescentou o Tenente.
Ações como esta reiteram o compromisso da PMPR com a segurança da comunidade escolar e de todos os paranaenses, visando garantir um ambiente escolar seguro e que permita o pleno desenvolvimento de todos os cidadãos.
Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR

Polícial
PCPR deflagra operação contra grupo que praticou arrastões e roubos na BR-376

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas desde o começo da manhã desta quinta-feira (6) para cumprir três mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão contra suspeitos de integrar uma associação criminosa que atua em roubos e furtos de carga na BR-376. Os mandados estão sendo cumpridos em Guaratuba, no Litoral, Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e Garuva (SC), no norte de Santa Catarina.
A investigação apurou que o grupo realizou dois arrastões durante congestionamentos na rodovia, nos dias 8 e 16 de fevereiro, na altura de Guaratuba, no Litoral do Paraná.
Na ocasião, os criminosos armados abordaram motoristas e passageiros de carros e caminhões, subtraindo pertences pessoais, como carteiras, celulares e relógios. Segundo as investigações, eles chegaram a efetuar disparos contra veículos para intimidar as vítimas.
A PCPR identificou três suspeitos. Além dos crimes patrimoniais, eles também atuariam na receptação e distribuição dos produtos roubados. As diligências desta quinta-feira visam localizar os investigados e apreender elementos que auxiliem na continuidade da investigação.
“O grupo criminoso agia de forma violenta, se aproveitando dos congestionamentos para cometer os crimes. Em ambos os casos, os assaltantes estavam armados e efetuaram disparos para intimidar as vítimas. Nossa investigação permitiu identificar três suspeitos envolvidos tanto na prática dos roubos quanto na receptação e distribuição dos produtos furtados”, afirmou o delegado Gabriel Caldeira.
A operação conta com a atuação de policiais civis que integram o Verão Maior Paraná, reforçando o trabalho da PCPR no Litoral. As equipes desempenham ações de investigação e repressão qualificada, garantindo mais segurança para moradores e turistas na região.