Paraná
PCPR realiza primeiro curso de imobilizador tático policial do país
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou neste mês de abril o primeiro curso de imobilizador tático policial do Brasil para Polícia Judiciária. A formação, que teve foco em técnicas de imobilização e emprego de algemas, contou com a participação de 21 agentes de diferentes instituições de segurança pública do país. O curso foi promovido pelo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) e a Escola Superior da Polícia Civil do Paraná (ESPC).
Segundo o delegado-chefe do Tigre, Thiago Teixeira, a capacitação teve como objetivo padronizar e profissionalizar o uso de algemas, além de estabelecer a adequação técnica da função de imobilizador tático na célula tático policial.
Ele explicou que esta é a primeira iniciativa do país realizada no âmbito da Polícia Civil com esse modelo de instrução, voltado à realidade operacional da Polícia Judiciária. “A proposta é ampliar a aplicação da função dentro da Polícia Civil, de modo que, no cumprimento de mandados, haja sempre um policial designado como imobilizador tático, responsável pela execução técnica da contenção durante as operações”, diz.
O curso reuniu integrantes da Polícia Civil do Paraná, Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil de Goiás, Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal, Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal e Serviço de Operações Especiais da Polícia Penal do Paraná.
As instruções foram ministradas por policiais do Tigre, da PCPR, e do Grupo de Intervenção Rápida da Polícia Penal de São Paulo, com foco na aplicação técnica de procedimentos de algemação, na padronização operacional e na atuação do imobilizador tático dentro da célula policial.
Os participantes receberam formação para atuar como multiplicadores da técnica base de algemação, o que permite a disseminação do conteúdo em delegacias, unidades operacionais e instituições de segurança pública de diferentes estados.
A iniciativa estabelece um modelo de padronização técnica que amplia o alcance dos procedimentos operacionais para além da corporação paranaense, permitindo a expansão para outras forças de segurança pública no país.
“A realização do curso representa a primeira formação deste tipo no âmbito da Polícia Judiciária brasileira e estabelece uma referência para a qualificação técnica de procedimentos ligados à imobilização e algemação em operações policiais”, explica o delegado.
Ele ressaltou, ainda, que a padronização desses procedimentos busca ampliar a segurança do policial durante abordagens, fortalecer a base técnica das ações operacionais e assegurar respaldo jurídico na execução das atividades.
Fonte: Governo PR
Paraná
Estado abre consulta pública para o Edital Paraná Literário – 24.ª Festa Literária de Paraty
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (SEEC), abriu nesta segunda-feira (27) uma consulta pública para o Edital Paraná Literário – 24.ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A consulta se estenderá até as 23h59 da próxima sexta-feira, 1º de maio. O chamamento vai selecionar um agente cultural para participar da Flip no município de Paraty, no Rio de Janeiro. O agente ficará responsável pela produção das ações de ocupação da Casa Paraná, vinculada à Biblioteca Pública do Paraná. A festa literária acontece de 22 e 26 de julho de 2026.
A Casa Paraná será responsável pela difusão da literatura do Estado e garantir o fortalecimento da produção literária paranaense no cenário nacional no evento. A ação busca incentivar a atuação e difusão de escritores paranaenses e criar novas conexões com o mercado editorial brasileiro e internacional.
- MON promove atividade para público 60+ inspirada na 36ª Bienal de São Paulo
-
Escola do Teatro Guaíra abre seleção para professores de dança clássica e contemporânea
As contribuições podem ser enviadas por meio do sistema SIC.Cultura, acessando a opção “Consulta Pública” na tela inicial. Não é necessário fazer login para participar.
MAIS LITERATURA PARANAENSE – A participação na Festa Literária Internacional de Paraty integra um movimento recente de fortalecimento da presença do Paraná no principal circuito literário do Brasil. Em 2025, a Secretaria de Estado da Cultura marcou presença pela primeira vez no evento, em uma edição que homenageou o escritor e poeta curitibano Paulo Leminski.
Na ocasião, o Estado contou com um estande da Biblioteca Pública do Paraná, onde foram lançados 81 livros de autores paranaenses, ampliando a visibilidade da produção local e promovendo encontros entre escritores, leitores e profissionais do mercado editorial.
A iniciativa consolidou a estratégia de inserção da literatura paranaense em espaços de projeção nacional e internacional, perspectiva que se aprofunda com a estruturação da Casa Paraná na edição de 2026.
Fonte: Governo PR
-
Economia6 dias agoMDIC destaca NIB, descarbonização e minerais críticos na Hannover Messe
-
Esportes6 dias agoCorinthians vence o Barra e abre vantagem na Copa do Brasil
-
Paraná6 dias agoEm expansão na rede estadual, cursos técnicos já superam 137 mil alunos inscritos
-
Entretenimento6 dias agoGeorgina Rodríguez exibe mansão de R$ 45 milhões em festa intimista da filha: ‘Bella’
-
Agro6 dias agoExpoCarpina começa amanhã com mais de 1,5 mil animais e foco em negócios
-
Esportes6 dias agoSão Paulo vence o Juventude no Morumbis, mas sai sob vaias e clima de pressão
-
Paraná6 dias agoPorto de Paranaguá concentra 70% das exportações brasileiras de óleo de soja no 1º trimestre
-
Esportes6 dias agoVasco vence o Paysandu e leva grande vantagem para o jogo da volta
