Polícial
PCPR e PMPR prendem oito pessoas e apreendem mais de 120 quilos de drogas em Cascavel
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em ação conjunta com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu oito pessoas em flagrante durante uma operação deflagrada nesta terça-feira (13), em Cascavel, no Oeste do Estado. A ação teve como objetivo desarticular uma rede de distribuição de cocaína que abastecia pontos de venda de drogas no município.
A ação contou também com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e resultou no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão em diferentes bairros da cidade. Durante as diligências, que contaram com cães de faro, os policiais apreenderam 116 quilos de maconha, três quilos de cocaína, dois quilos de crack e aproximadamente 120 gramas de haxixe.
As investigações tiveram início no final de março deste ano, após a prisão em flagrante de um homem por tráfico de drogas. A partir da análise de dados extraídos de aparelhos celulares apreendidos e de outras diligências, a PCPR identificou que o investigado seria responsável por fornecer cocaína a diversos revendedores no município.
“Com o avanço das investigações, os policiais identificaram outros envolvidos na distribuição dos entorpecentes, o que resultou na expedição dos mandados judiciais cumpridos nesta terça-feira”, disse a delegada da PCPR Bárbara Strapasson.
As investigações continuam para apurar a participação dos envolvidos na distribuição de drogas em Cascavel.
“Desarticular uma rede estruturada como essa, com a retirada de grande volume de drogas e a prisão de diversos envolvidos, representa um golpe duro na logística do crime organizado, garantindo mais tranquilidade para a população da região”, afirma o tenente-coronel Divonsir de Oliveira dos Santos, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar.
Todos os capturados foram encaminhados ao sistema penitenciário.
DENÚNCIAS – A população ainda pode contribuir com investigações que estejam em andamento. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.
Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.
Fonte: PJC PR
Polícial
1º CRPM celebra 16 anos de criação e compromisso com a segurança de Curitiba
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou a solenidade alusiva ao 16º aniversário de criação do 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM), órgão de direção responsável pela administração e coordenação da segurança pública nos 75 bairros da capital paranaense. O evento reuniu autoridades civis e militares, veteranos, praças e familiares para celebrar as conquistas e o constante aprimoramento do policiamento na cidade de Curitiba.
Comandado pelo Tenente-Coronel João Roberto Galeto Alves e contando com a presença do Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, a cerimônia destacou o papel estratégico do 1º CRPM e de seus batalhões subordinados — 12º, 13º, 20º, 23º e 33º BPM —, além da Central de Flagrantes e da Companhia Operacional de Recobrimento Preventivo (CORP). Integrada ao comando regional em setembro deste ano, a CORP fortaleceu a presença ostensiva em regiões comerciais e de grande fluxo por meio do mapeamento de manchas criminais e do emprego ostensivo estratégico.
A solenidade também foi marcada por momentos de elevado significado institucional. Os presentes acompanharam a execução do Exórdio dos Veteranos e entoaram a tradicional Canção 10 de Agosto. Na sequência, novos segundos-tenentes realizaram o compromisso solene ao primeiro posto perante o Pavilhão Nacional, reafirmando o compromisso de dedicação integral ao serviço da pátria e à proteção da sociedade.
Durante o ato solene, militares e personalidades civis foram agraciados com a Medalha Coronel PM RR Albary Marcondes Pimpão. A honraria, instituída em 2017, destina-se a reconhecer aqueles que prestaram notáveis serviços ao 1º CRPM, contribuindo de forma eficaz para o fortalecimento da segurança pública na capital.
Mais do que uma estrutura organizacional, a Polícia Militar do Paraná reafirma, por meio da atuação do 1º CRPM, a sua essência centenária de dedicação irrestrita à sociedade. Edificada sobre os valores inegociáveis da disciplina, da coragem e do sacrifício pessoal de cada homem e mulher que ostenta este fardamento, a corporação consolida-se como um verdadeiro escudo de proteção e o mais sólido alicerce da ordem e da paz social em nossa Capital. É no profissionalismo diário de seus policiais, na prontidão diante do perigo e na vocação inabalável para servir que se renova o compromisso solene de manter viva a tradição de uma instituição que não apenas faz a diferença, mas honra e orgulha o povo paranaense
Em seu pronunciamento, o Comandante do 1º CRPM, Tenente-Coronel João Roberto Galeto Alves, ressaltou: “Com a nobre e inegociável missão de proteger a sociedade curitibana, que se aproxima de dois milhões de habitantes, expresso minha profunda gratidão e parabenizo a todos que construíram e continuam a edificar a história do 1º CRPM, pavimentando o caminho para as futuras gerações. Conscientes de que o nosso sacerdócio é fazer a diferença na vida daqueles que em nós confiam, seguimos inabaláveis, honrando o nosso legado e trabalhando diariamente por uma Curitiba cada vez mais segura. O nosso passado nos orgulha, a nossa tropa nos fortalece e a nossa missão nos forja.”
“Com a elevada responsabilidade de proteger a capital do nosso Estado, o 1º CRPM ocupa uma posição de extraordinária importância estratégica para a Polícia Militar do Paraná. Responsável pela coordenação do policiamento ostensivo e preventivo, esta unidade atua diariamente na preservação da ordem pública, na prevenção da criminalidade e na salvaguarda da vida, enfrentando com altivez os desafios de uma capital dinâmica, complexa e de imensa relevância política, econômica e social. Cumprir essa missão exige liderança firme, apurado planejamento, inteligência, perfeita integração entre as unidades e, acima de tudo, um elevado preparo profissional do nosso efetivo.”, destacou o Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva
A solenidade reuniu militares da ativa e da reserva, representantes da sociedade civil e autoridades civis e militares. Estiveram presentes o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Hudson Leoncio Teixeira; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos da PMPR, Armando Antônio Sobreiro Neto; o diretor de Gestão de Pessoas da PMPR, coronel Juliano Caciatori; o comandante do 6º CRPM, coronel Alessandro Galeski; o coronel veterano ex-comandante-geral Sérgio Itamar Alves; o presidente do Clube dos Oficiais, coronel veterano Izaias de Farias; o chefe do Centro Estadual dos CONSEGS, coronel veterano Chehade Elias Geha; o presidente da ASSOFEPAR, coronel veterano Alex Erno Breunig; o comandante do 1º CRPM, tenente-coronel João Roberto (das Graças) Galeto Alves; o juiz de direito do Tribunal do Júri, Dr. Leonardo Bechara Stancioli; a promotora da Vara da Auditoria da Justiça Militar Estadual – VAJME, Kelly Vicentini Neves Caldeiras; o diretor-geral da Casa Civil, Maiquel Guilherme Zimann; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Paulo Sérgio Mourão; e o sócio fundador do Escritório Casillo Advogados, João Casillo.
Centro de Comunicação Social da PMPR
Fonte: Polícia Militar PR
-
Paraná6 dias agoProdutores rurais têm até 11 de outubro para adquirir fertilizante da Sanepar
-
Paraná6 dias agoCredenciamento da Fomento Paraná permite que municípios subsidiem juros de microcrédito
-
Esportes5 dias agoSavarino faz três, Fluminense goleia o Coritiba e assume o terceiro lugar do Brasileirão
-
Polícial4 dias agoPCPR prende homem condenado por estupro de vulnerável em Umuarama
-
Paraná6 dias agoNasce o primeiro bebê na nova maternidade do Hospital Regional de Ivaiporã
-
Paraná5 dias agoCopel investe mais de R$ 100 milhões para fortalecer a rede elétrica de Maringá
-
Paraná6 dias agoVários setores e níveis de escolaridade: Agências do Trabalhador iniciam semana com 16,8 mil vagas
-
Paraná5 dias agoGaeco cumpre 19 mandados de busca e apreensão em oito municípios paranaenses na terceira fase da Operação Rota 466, que apura crimes envolvendo policiais
