Polícial
PCPR e PCSC prende homem foragido por estupro de vulnerável em Foz do Iguaçu
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), prendeu preventivamente um homem, de 21 anos, pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra suas duas enteadas, de 5 e 9 anos. A captura aconteceu nesta segunda-feira (18), em Massaranduba (SC).
As investigações apontaram que o investigado aproveitava momentos em que a mãe das vítimas estava ausente para praticar atos libidinosos contra elas.
Após o início das apurações, o homem deixou a comarca de Foz do Iguaçu na tentativa de evitar a aplicação da lei penal.
“O setor de inteligência da PCPR identificou que o suspeito estava em Massaranduba, em Santa Catarina. Após troca de informações entre as forças policiais, o mandado de prisão preventiva foi cumprido”, explica a delegada da PCPR Renata Oliveira.
O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário.
DENÚNCIAS – A PCPR reforça o compromisso com a proteção de crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.
Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.
Fonte: PJC PR
Polícial
PMPR recebe maior honraria de Curitiba por atuação no resgate de 13 crianças em CMEI
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi homenageada nesta quarta-feira (14) com a Comenda da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais, a mais alta honraria concedida pela Prefeitura de Curitiba. O reconhecimento destacou a atuação dos policiais militares no resgate de 13 crianças durante uma ocorrência com reféns registrada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Braz, no dia 9 de outubro, na capital paranaense.
Realizada na Ópera de Arame, a cerimônia reuniu o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e autoridades municipais e estaduais. Em nome dos policiais militares que participaram da ação, o comandante de Missões Especiais (CME), coronel Alexandre Lopes Dias, recebeu a comenda acompanhado do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, e do subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Renato Aparecido Siloto.
Também participaram da solenidade o chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Eleandro Azevedo; o comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), tenente-coronel Cezar Hoinatski; o comandante de Operações Especiais, capitão Felipe Zanato Alves; e o comandante da equipe de negociação, capitão Natanael Smozinski.
MAIOR HONRARIA MUNICIPAL – Instituída pelo Decreto Municipal nº 915, de 31 de agosto de 2018, a Ordem da Luz dos Pinhais é destinada a personalidades e instituições que se destacam por contribuições relevantes à sociedade curitibana. Entre os critérios para a concessão estão a conduta ilibada e a realização de ações em benefício da cidade.
Desde sua criação, a honraria havia sido concedida a 230 personalidades. Com as 22 novas concessões deste ano, Curitiba passou a contabilizar 252 comendas entregues. Entre os homenageados estão representantes de diferentes áreas, como segurança pública, saúde, educação, cultura, esporte e empreendedorismo.
SIMBOLISMO DA COMENDA – Inspirada na obra Homem à Altura dos Pinheiros, do escultor paranaense João Turin, a medalha representa a força e a grandeza daqueles que contribuem para a construção da história de Curitiba. Banhada a ouro, apresenta a figura de um homem de braços abertos diante de pinheirais, em referência ao Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci. A peça é sustentada por uma fita nas cores da bandeira da capital paranaense.
SOBRE A OCORRÊNCIA – Na ocasião, um homem invadiu a unidade de ensino e manteve crianças de 4 a 5 anos reféns, utilizando uma faca, um simulacro de arma de fogo e material inflamável para ameaçá-las. A Corporação mobilizou unidades subordinadas ao 1ºCRPM, CME, CPE e COMAV.
Após aproximadamente três horas de negociação, diante do agravamento da situação e das agressões contra algumas das vítimas, equipes do BOPE realizaram uma intervenção tática que resultou na neutralização do suspeito e na libertação das crianças. Cinco delas foram encaminhadas para avaliação médica. A ação contou ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Guarda Municipal de Curitiba e da Polícia Civil do Paraná (PCPR).
Centro de Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR
-
Esportes6 dias agoSavarino faz três, Fluminense goleia o Coritiba e assume o terceiro lugar do Brasileirão
-
Polícial5 dias agoPCPR prende homem condenado por estupro de vulnerável em Umuarama
-
Paraná6 dias agoCopel investe mais de R$ 100 milhões para fortalecer a rede elétrica de Maringá
-
Paraná7 dias agoGaeco cumpre 19 mandados de busca e apreensão em oito municípios paranaenses na terceira fase da Operação Rota 466, que apura crimes envolvendo policiais
-
Agro7 dias agoNova bancada deve priorizar o crédito rural e a previsibilidade para o financiamento
-
Brasil5 dias agoRio de Janeiro recebe primeira carreta de cardiologia do SUS com oferta de consultas e exames especializados
-
Política Nacional6 dias agoNão votou no primeiro turno? Você pode votar no segundo; saiba as regras
-
Educação7 dias agoEnem 2026: falta um mês para o primeiro dia de provas
