Agro
Pastagem Tifton 85 aumenta produtividade na pecuária do semiárido cearense
A introdução da pastagem Tifton 85 no Ceará vem transformando a produção de bovinos no semiárido, permitindo maior produtividade e sustentabilidade. A gramínea, com mais que o dobro de proteína em relação a outras forrageiras tropicais, possibilita triplicar a lotação de animais por hectare e protege o solo contra erosão.
Agropecuária cearense cresce apesar dos desafios climáticos
O setor agropecuário do Ceará mostrou crescimento de 5,3% no terceiro trimestre de 2025, superando o PIB estadual, que avançou 2,25%, segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará.
Apesar dos bons resultados, produtores enfrentam desafios ligados à seca prolongada, acesso limitado à tecnologia e altos custos para implantação de sistemas irrigados, especialmente em pequenas e médias propriedades.
Tifton 85: inovação para alta produtividade
O zootecnista Oswaldo Stival Neto explica que o Tifton 85, híbrido criado nos Estados Unidos em 1992, supera limitações das pastagens tradicionais. Originalmente difícil de propagar, a empresa Amazon Mudas desenvolveu mudas clonadas mecanizáveis, permitindo plantio eficiente em larga escala.
Segundo o especialista, a gramínea apresenta mais que o dobro de proteína em relação a outras forrageiras tropicais, permitindo alimentar o dobro de animais por hectare. Além disso, sua densidade protege o solo e aumenta a quantidade de matéria seca disponível.
Exemplo prático: Fazenda São José em Russa (CE)
Na Russa, a Fazenda São José implantou o Tifton 85, que oferece mais valor nutricional que a braquiária e aumenta significativamente a produção de forragem por hectare.
“Com o Tifton 85, é possível aumentar a produtividade da criação de gado em até sete cabeças por hectare, comparado à média nacional de uma cabeça por hectare”, afirma Oswaldo Neto.
Resistência à seca e preservação do solo
O Tifton 85 mantém cobertura densa mesmo durante estiagens, protegendo o solo da erosão e retendo umidade. Isso garante maior crescimento da gramínea, mesmo com longos períodos de calor intenso e chuvas irregulares.
“Se o plantio é feito no início da quadra chuvosa, aliado a uma adubação estratégica, a planta já inicia produzindo muita massa e proteína de alto valor nutricional, oferecendo condições ideais para ganho de peso e produção de leite dos animais”, explica o zootecnista.
Perspectiva: tecnologia e sustentabilidade para o semiárido
O uso de mudas clonadas e geneticamente melhoradas do Tifton 85 combina inovação, eficiência e sustentabilidade. A tecnologia proporciona alimentação mais nutritiva, maior lotação de animais por hectare e proteção ambiental, representando uma alternativa viável para pecuaristas que buscam superar os desafios do semiárido brasileiro.
Fonte: Portal do Agronegócio
Agro
Turismo rural ganha nova força na Zona da Mata com inauguração da Rota Ferrovia da Bocaina em Minas Gerais
A Zona da Mata Mineira ganha um novo atrativo turístico e econômico nesta semana com a inauguração da Rota Ferrovia da Bocaina, iniciativa que une turismo rural, cultura, gastronomia, hospedagem e experiências no campo para impulsionar o desenvolvimento regional.
O projeto foi estruturado com apoio técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e da Instância de Governança Regional (IGR) Serras de Ibitipoca, em parceria com produtores rurais, empreendedores locais e as prefeituras de Lima Duarte, Olaria e Bom Jardim de Minas.
A programação oficial de lançamento acontece entre os dias 3 e 6 de junho e deve atrair cerca de 300 visitantes para a região, consolidando uma nova opção de turismo rural em um dos cenários mais preservados de Minas Gerais.
Turismo rural como motor de desenvolvimento no campo
A abertura oficial da rota será realizada na quarta-feira (3), no Rancho Minas Forno, localizado na comunidade de Cachoeira de São Bento, zona rural de Lima Duarte.
O evento contará com a palestra “Turismo Rural e Desenvolvimento: Parcerias que Transformam Vidas no Campo”, ministrada pela coordenadora técnica estadual de Turismo Rural e Artesanato da Emater-MG, Thatiana Daniella Garcia.
Além da solenidade de inauguração, a programação inclui caminhada ecológica, passeio ciclístico, lançamento de livro e atividades voltadas à valorização do patrimônio natural, histórico e cultural da região.
A expectativa dos organizadores é fortalecer o turismo rural como uma importante fonte complementar de renda para agricultores familiares e empreendedores do meio rural.
Rota conecta propriedades rurais, gastronomia e natureza
A Rota Ferrovia da Bocaina reúne 21 empreendimentos distribuídos entre restaurantes, pousadas, bares, propriedades rurais e atrativos turísticos.
Os estabelecimentos estão localizados nas comunidades de Cachoeira de São Bento, Rosa Gomes, Souza do Rio Grande, São José do Palmital, São Domingos da Bocaina, Capoeira Grande, Dois Córregos e Viegas, abrangendo os municípios de Lima Duarte, Olaria e Bom Jardim de Minas.
Com aproximadamente 85 quilômetros de extensão, o roteiro está situado entre a Serra Negra e a Serra de Ibitipoca, uma das regiões turísticas mais conhecidas de Minas Gerais.
Além das belezas naturais, o trajeto preserva vestígios do antigo ramal ferroviário que, no passado, deveria ligar os municípios de Lima Duarte e Bom Jardim de Minas, agregando valor histórico à experiência dos visitantes.
Projeto fortalece renda e sustentabilidade nas comunidades rurais
De acordo com a extensionista da Emater-MG, Roberta Brangioni, a iniciativa tem potencial para ampliar as oportunidades econômicas das comunidades envolvidas e estimular o desenvolvimento rural sustentável.
A proposta busca integrar a atividade agropecuária ao turismo, criando novas fontes de receita para famílias rurais e fortalecendo pequenos negócios locais ligados à gastronomia, hospedagem, artesanato e lazer.
Segundo a extensionista, o projeto também contribui para a valorização da identidade cultural das comunidades e para a permanência das famílias no campo por meio da diversificação das atividades econômicas.
Trabalho começou em 2024 com participação das comunidades
A construção da rota teve início em 2024, durante o II Seminário Regional de Turismo Rural promovido pela Emater-MG.
A iniciativa surgiu após a demanda apresentada por uma produtora rural interessada em desenvolver um roteiro turístico capaz de conectar os atrativos da região.
A partir disso, técnicos da Emater-MG, da IGR Serras de Ibitipoca e representantes dos municípios realizaram diagnósticos participativos utilizando a metodologia Mexpar para identificar potencialidades locais, oportunidades de negócios e necessidades de qualificação.
O trabalho incluiu visitas técnicas, orientações sobre boas práticas agropecuárias, manipulação de alimentos, atendimento ao turista e serviços de hospedagem.
Infraestrutura e novos investimentos devem ser estimulados
Para o técnico da IGR Serras de Ibitipoca, Márcio Lucinda, a nova rota também poderá impulsionar investimentos em infraestrutura e serviços nas comunidades rurais.
A expectativa é que o aumento do fluxo de visitantes incentive melhorias em acessos, sinalização, equipamentos turísticos e oferta de serviços, ampliando a competitividade da região no mercado de turismo de experiência.
Com a inauguração da Rota Ferrovia da Bocaina, a Zona da Mata Mineira fortalece sua posição como destino de turismo rural e reforça uma tendência cada vez mais presente no agronegócio brasileiro: a integração entre produção rural, preservação ambiental, cultura local e geração de renda no campo.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
-
Paraná6 dias agoEm Pitanga, MPPR denuncia por quebra de sigilo funcional e corrupção passiva residente jurídico que se aproveitou do cargo para solicitar vantagem indevida
-
Agro7 dias agoCustos da safra 2026/27 disparam em Mato Grosso e pressionam rentabilidade de soja, milho e algodão
-
Paraná7 dias agoEstado amplia parceria com o Crea-PR para fortalecer gestão municipal
-
Política Nacional6 dias agoDavi promulga dispositivos reinseridos na LDO pelo Congresso
-
Polícial7 dias agoPCPR prende homem por lesão corporal em Curitiba
-
Agro7 dias agoMapa lança campanha de orgânicos com foco na saúde no campo e na mesa
-
Agro3 dias agoJunho deve ter temperaturas elevadas e risco de seca no Centro-Sul
-
Brasil6 dias agoMTE divulga dados do Caged de abril nesta quinta-feira (28)
