Connect with us


Paraná

Parte do projeto Crianças no Teatro, musical “Itan e Tal” passa por Curitiba e Paranaguá em maio

Publicado em

Desde sua estreia em março deste ano, o espetáculo “Itan e Tal”, do Grupo Baquetá, já foi assistido por milhares de crianças, jovens e adultos. Até julho de 2023, a expectativa é de que 35 mil crianças da rede pública de ensino do Paraná tenham tido acesso a grandes palcos do Estado junto com Nati, a personagem de nove anos que vive uma grande aventura em busca de suas origens. A apresentação é parte do projeto Crianças no Teatro, fruto de uma iniciativa do Governo do Estado via Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e PalcoParaná, com apoio da Audi. 

Neste final de semana (sábado e domingo, às 16 horas), haverá duas apresentações abertas ao público e gratuitas no Teatro Guairinha e no dia 13 de maio é a vez da garotada de Paranaguá conferir a apresentação. Lá, a peça será encenada no Teatro Municipal Rachel Costa, também às 16 horas. No final do mês (dias 27 e 28), “Itan e Tal” volta a Curitiba para mais duas sessões gratuitas (ambas no Guairinha).

Leia mais:  Perguntas tratam de acesso a anticoncepcionais no SUS e laqueadura

Com teatro, música e dança, o musical “Itan e Tal” conta a história de Nati, uma menina negra que canta e adora brincar. Ao inventar um jogo chamado Mundo Invertido das Palavras, descobre que seu nome ao contrário é “itaN”. Em seu mundo de fantasia, ela inicia uma profunda jornada em busca do significado dessa palavra, encontrando a sua história afro-indígena, por meio de uma viagem ao passado e ao futuro.

O espetáculo é autoral e dialoga com a vivência dos artistas e suas relações identitárias. “Todos nós, do Baquetá, fomos crianças afro-indígenas, sem informações de nossos antepassados, das nossas histórias”, conta Kamylla dos Santos, fundadora do grupo. Além da dramaturgia, a sonoplastia também é autoral, os atores são cantores, dançarinos e compositores de todas as músicas do espetáculo. A musicalidade africana, afro-brasileira e indígena embala toda a história.

Leia mais:  Estado incentiva adesão dos produtores a energias renováveis no Show Rural 2024

O projeto reúne uma equipe formada por artistas e técnicos com origens negras e indígenas: o ator, diretor e pesquisador Marcel Malê assina a direção cênica, Nelson Sebastião está à frente da direção musical, Kunta Leonardo da Cruz assina a direção de movimento e coreografias. A cenografia é assinada pela artista visual Ayala Prazeres, os figurinos foram elaborados por Carla Torres da Africanize Ecodesign, Preto Martins é o DJ e sonoplasta do espetáculo e Nathan Gabriel é o responsável pelo desenho de luz.

O elenco é formado pelos artistas André Daniel, Maycon Souza e Kamylla dos Santos, que também assina a direção de produção.

Serviço:

Espetáculo “Itan e Tal” 

Dias 06, 07, 27 e 28 de maio no Teatro Guairinha – Rua XV de Novembro, 917 – Centro – Curitiba

Dia 13 de maio no Teatro Municipal Rachel Costa – Rua Quinze de Novembro, 87 – Centro Histórico de Paranaguá

Horário: sempre às 16h

Entrada gratuita

Entrada sujeita à lotação, senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo (15h)

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

Published

on

Com o impacto, Ludmylla Moreno morreu no local.

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).

 

A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.

A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.

No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.

Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.

Leia mais:  Junta Comercial e Associação dos Municípios discutem ampliar desburocratização no Paraná

Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).

Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.

O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.

A Polícia Civil investiha o caso.

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262