Connect with us


Paraná

Paranaense ajuda seleção brasileira a conquistar 2º lugar no mundial de cheerleading

Publicado em

A atleta Nathalia Lopes, do Coritiba Crocodiles, conquistou com o time brasileiro o segundo lugar no Worlds ICU 2023, em Orlando, nos Estados Unidos. Ela representou o Paraná na seleção. Foi a primeira medalha conquistada por uma atleta do Estado na competição, e logo na segunda participação e sem nenhum erro (chamado de hit zero). A campeã da categoria que o Brasil competiu (júnior mista avançada) foi a equipe do Equador.

O cheerleading surgiu em 1887 nos Estados Unidos. No Brasil, chegou somente nos anos 2000. A prática virou esporte apenas em 2012 e pleiteia virar esporte olímpico teste em 2028.

Dentro do cheerleading, existem três vertentes: Sideline, Performance Cheer e Cheerleading Atlético. No Sideline, os cheerleaders animam a torcida e interagem com ela durante um evento, além de fazer apresentações no início, intervalo e ao fim dos jogos. O Performance Cheer é mais dançado, com as categorias Hip Hop e Jazz. Por fim, o Cheerleading Atlético é a modalidade mais acrobática, com pirâmides, acrobacias de solo e saltos.

A equipe brasileira participou da competição do Cheerleading Atlético. Em todas essas categorias prevalece o espírito de equipe, o respeito ao corpo e a confiança. Nathalia é uma das atletas contempladas pelo programa Proesporte, da Secretaria do Esporte, que incentiva o financiamento de projetos esportivos.

Leia mais:  Exposição "Sonoridades de Bispo do Rosário" fica no MON até dia 18 de fevereiro

A treinadora de cheerleading do Brasil, Denize Martins, responsável pela equipe, destacou a importância de desmistificar o estereótipo que muitos filmes criaram sobre o cheerleading. Segundo ela, essa modalidade é democrática, independentemente do tipo físico das pessoas, e se aproxima da ginástica. O pré-requisito para participar de qualquer equipe é ter disposição e disciplina. “É mágico fazer parte dessa modalidade”, afirma.

Ela destaca que Nathalia sempre foi muito comprometida com a equipe nacional. “Desde o início mostrou interesse em aprender todas as posições e ajudar os colegas de time. Sua dedicação é o reflexo de toda a entrega dela ao esporte”, afirma.

Vanessa Matos Lopes, mãe da Nathalia e diretora de Projetos do Crocodiles, conta que a filha começou a treinar na equipe de futebol americano em 2019. Nathalia chegou a ser bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica, também do Governo do Estado, quando se destacava na ginástica, esporte no qual chegou a conquistar o quarto lugar no campeonato nacional. Com a pandemia, decidiu focar apenas no cheerleading.

Leia mais:  Equipes da Copel chegam de barco a áreas alagadas; vertedouros das usinas continuam abertos

“Em 2020, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, ela conseguiu participar do mundial, ficando em quinto lugar – um feito inédito para um time júnior até então. Quando ela foi convidada para a seleção, ia para Brasília, onde a equipe treinava, aos finais de semana para treinar, para não perder aula. Ela sempre foi muito dedicada”, conta a mãe.

O coordenador do Proesporte, Otávio Vinicius, reforçou que o programa fornece condições para a realização de trabalhos em todos os esportes. O Crocodiles inscreveu o projeto diferenciado e foi aprovado em todas as etapas na última edição. “Isso proporcionou à atleta as condições necessárias para que ela pudesse ser convocada pela seleção brasileira e representar o Paraná”, complementa. Segundo ele, esse é o objetivo da lei: fomentar e incentivar entidades e/ou atletas a alcançarem competições de destaque e orgulharem o Estado e o País.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Exportações crescem 28,8% nos portos do Paraná e impulsionam movimentação em maio

Published

on

Impulsionada pelo crescimento das exportações, a Portos do Paraná movimentou 6,12 milhões de toneladas em maio, volume 14,3% superior ao registrado no mesmo mês de 2025, quando foram movimentadas 5,35 milhões de toneladas. No acumulado de janeiro a maio, a movimentação total alcançou 28,87 milhões de toneladas, resultado 2,4% maior que mesmo período do ano passado, que somou 28,19 milhões de toneladas.

“Toda essa movimentação demonstra que os portos paranaenses são altamente competitivos e geram bons resultados para os operadores que atuam aqui. Por isso, seguimos investindo em infraestrutura, modernização de sistemas e capacitação de pessoal. Só assim é possível construir uma logística cada vez mais inteligente e eficiente”, enfatiza o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Nas exportações, a Portos do Paraná alcançou 4,04 milhões de toneladas em maio, cerca de 900 mil toneladas a mais do que no mesmo período de 2025, crescimento de 28,8%. Já as importações somaram 2,07 milhões de toneladas, volume aproximadamente 140 mil toneladas inferior ao registrado no ano anterior.

SOJA LIDERA CRESCIMENTO – O principal produto impulsionador do comércio exterior foi a soja. As 831,8 mil toneladas exportadas em maio de 2025 saltaram para 1,58 milhão de toneladas em maio de 2026, um crescimento de 91%. No acumulado do ano, a commodity registra alta de 29%.

Leia mais:  Em ação rápida, DER/PR e prefeitura recuperam acesso a ponte em Goioxim

O Porto de Paranaguá é responsável pelo embarque de 14,2% de toda a soja exportada pelo Brasil, com destino principalmente aos mercados da Ásia e do Oriente Médio.

O farelo de soja foi o segundo grande destaque do mês. O volume exportado passou de 628,3 mil toneladas em maio de 2025 para 796 mil toneladas em maio deste ano, aumento de 27%.

O Porto de Paranaguá é o segundo maior exportador de farelo de soja do Brasil, com participação de 26,5% nas exportações nacionais registradas nos cinco primeiros meses do ano, de acordo com dados do Comex Stat, sistema do governo federal que reúne informações sobre o comércio exterior, e do Centro de Estatísticas da Portos do Paraná.

CONTÊINERES E PROTEÍNAS ANIMAIS EM ALTA – As cargas exportadas por contêineres registraram aumento de aproximadamente 30 mil toneladas, alcançando 824,3 mil toneladas em maio, crescimento de 4%.

Grande parte desse volume é composto por proteínas animais congeladas. De janeiro até o fim de maio, cerca de 1,5 milhão de toneladas de carnes foram enviadas para mercados como China, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas e Japão, entre outros países.

Leia mais:  Em evento da Fiep, governador defende reforma tributária justa para estados do Sul e Sudeste

Também houve crescimento nas exportações de óleos vegetais, com alta de 53% em maio e de 40% no acumulado do ano. Já a celulose registrou aumento de 5% no quinto mês de 2026.

IMPORTAÇÕES – As importações por contêineres, segundo principal segmento movimentado nos portos paranaenses, cresceram de 582,1 mil toneladas para 651 mil toneladas em maio, avanço de 12%.

Os fertilizantes, principal produto desembarcado pelos portos paranaenses, somaram 825 mil toneladas em maio. O volume representa uma redução de 14% em comparação ao mesmo mês de 2025.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262