Connect with us


Paraná

Paraná Trifásico é reconhecido em congresso de Minas e Energia preparatório à COP30

Publicado em

O Paraná Trifásico, maior programa de modernização da rede elétrica rural do Brasil, foi destaque entre 15 projetos de todo o país no 1º Congresso Brasileiro de Minas e Energia (CBME 2025), nesta semana, em Brasília. O programa da Copel foi destacado na área de infraestrutura de distribuição elétrica no meio rural.

“O Paraná Trifásico é um importante suporte à agroindústria e aos produtores rurais como um todo, dínamo da nossa economia. É um programa de grande relevância que apoia o desenvolvimento local e regional por meio da energia potente e de qualidade”, afirma o superintendente de Gestão Empresarial da Copel Distribuição, Diego Augusto Correa, que representou a empresa no congresso.

O evento reuniu o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, o superintendente-geral de Gestão Energética (Supen) do Estado do Paraná, Sandro Nelson Vieira, e autoridades governamentais, setor produtivo e sociedade civil de todo o país.

ESTRATÉGICO – Em sua primeira edição, o congresso, realizado nesta segunda (22) e terça-feira (23), na sede do Ministério de Minas e Energia (MME), foi um espaço estratégico para articulação entre governos, o setor produtivo e a sociedade para a promoção de políticas públicas integradas dos setores da energia e mineração e construção de sugestões à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em novembro, em Belém, no Pará.

Leia mais:  Rota Turística do Morango integra agricultura e turismo e amplia renda nas propriedades

Para Diego Augusto Correa, ao levar a energia trifásica a todo o Estado, o programa cumpre importante papel estratégico. “O investimento da Copel no Paraná Trifásico está profundamente alinhado ao desenvolvimento do Estado, que tem batido recordes consecutivos de crescimento da economia”, afirmou Correa.

No CBME 2025, foram destacados como objetivos debater estratégias para o petróleo, gás e energia na transição energética; discutir mineração responsável como vetor de desenvolvimento; valorizar o papel dos estados na governança nacional; identificar desafios do setor; propor melhorias para o ambiente de negócios e preparar propostas para a COP 30.

PORTA ABERTA À TECNOLOGIA – A troca das redes monofásicas por trifásicas, promovida pela Copel, é porta de entrada às novas tecnologias e a garantia de uma rede elétrica mais potente e estável aos produtores rurais paranaenses. Até o fim deste ano serão mais de 25 mil km de redes trifásicas implantadas em todo o Estado. Ao longo de cinco anos, a soma dos investimentos no Programa chega a R$ 3 bilhões.

Leia mais:  Edição da semana esclarece dúvidas sobre direitos de portadores do HIV

Uma vez instalada a rede trifásica na região, o cliente que deseja se conectar à nova rede deve padronizar a entrada de serviço de energia da sua propriedade à nova carga e ajustar as instalações. São serviços que devem ser feitos por um técnico habilitado, conforme as normas vigentes e o projeto elétrico.

OUTROS PROJETOS – Também apresentaram projetos relacionados à energia e mineração os seguintes estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraíba, Maranhão, Piauí, Sergipe, Pernambuco, Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Amapá e Bahia.

O CBME teve o apoio do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FNSME), do Ministério de Minas e Energia e de diversas instituições públicas e privadas do setor, em nível federal e estaduais.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Alunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA

Published

on

As estudantes Beatriz Maria Ferreira dos Santos e Fernanda Graciele Jank, ambas de 17 anos, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Ensino Integral, em Toledo, embarcaram neste fim de semana para os Estados Unidos, onde participam da Genius Olympiad, uma das maiores feiras de ciências do mundo. A competição tem início nesta segunda-feira (08) e segue até 12 de junho.

A conquista é resultado do comprometimento das estudantes e do trabalho desenvolvido no colégio. No período destinado às atividades complementares do ensino integral, Beatriz e Fernanda desenvolvem pesquisas voltadas a desafios ambientais e agrícolas. As alunas estão acompanhadas pela técnica pedagógica do Integral, professora Ingrid Kautzmann.

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, além de ampliar a permanência dos estudantes na escola, a Educação em Tempo Integral oferece oportunidades para aprofundar conhecimentos e desenvolver atividades que fazem diferença na formação acadêmica.

“A participação das estudantes em uma das maiores feiras de ciências do mundo reforça o reconhecimento do sucesso do Programa Paraná Integral e do trabalho inovador desenvolvido nas escolas estaduais”, afirma o secretário.

Leia mais:  Governo do Paraná investiu mais de R$ 1 bilhão em obras na saúde em cinco anos

Beatriz investiga o uso de extratos vegetais para acelerar a germinação e o enraizamento de orquídeas cultivadas in vitro. A pesquisa busca ampliar a reprodução dessas plantas, cujo desenvolvimento é considerado lento e complexo, já que poucas sementes conseguem germinar naturalmente e a primeira floração pode levar de três a dez anos.

Já Fernanda desenvolveu uma pesquisa voltada ao controle biológico de pragas que afetam os bananais. Segundo a estudante, os extratos vegetais analisados apresentaram resultados mais acessíveis e menos agressivos ao meio ambiente e à saúde humana em comparação aos agroquímicos convencionais.

INTERCÂMBIO CULTURAL – A Genius Olympiad é uma competição internacional voltada a estudantes do Ensino Médio, com foco em questões ambientais e sustentabilidade. Realizada anualmente em Nova York, a feira reúne jovens de mais de 70 países para apresentar soluções inovadoras.

Além da premiação, com medalhas e reconhecimento internacional, o evento também é um espaço de intercâmbio cultural, permitindo que os participantes compartilhem experiências e debatam temas relacionados às mudanças climáticas e aos desafios do futuro.

Leia mais:  Tribunal do Júri de Toledo condena a 19 anos e 6 meses de prisão jovem que matou outro com 19 tiros em pista de corrida de automóveis

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262