Connect with us


Paraná

Paraná lidera criação de empregos para jovens na região Sul no primeiro semestre

Publicado em

O Paraná encerrou o primeiro semestre com saldo positivo de 46.727 vagas de trabalho de pessoas entre 18 e 29 anos, primeiro lugar dentro deste recorte entre os estados do Sul e quarta colocação no ranking nacional. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O primeiro lugar ficou com São Paulo (194.728), seguido de Minas Gerais (82.994) e Rio de Janeiro (53.776). Na região Sul, Santa Catarina encerrou o primeiro semestre com 38.407 jovens entre 18 e 29 com novos empregos, enquanto o Rio Grande do Sul registrou saldo de 21.869 novos postos ocupados pela juventude. Os piores estados foram Roraima (1.464), Amapá (1.632) e Acre (2.125). 

Os 46.727 novos contratos de trabalho paranaenses também representam 6,5% de todo o País, que fechou o período com 711.790 vagas.

O Paraná também finalizou junho, último mês consolidado, com um saldo positivo de 6.861 pessoas entre 18 e 29 anos encaixadas em vagas de emprego com carteira assinada, o que representa 86% do total de 7.899 novos postos de trabalho abertos no Estado mesmo período.

Leia mais:  Estado vai ampliar Salas de Recursos Multifuncionais para alunos superdotados

A juventude paranaense ocupou o primeiro lugar no ranking de empregabilidade na região Sul do País no período, 50,83% do saldo total de 13.499 encaixes dentro deste recorte etário. O Rio Grande do Sul, segundo colocado, encerrou o mês de junho com 3.419 jovens empregados, enquanto Santa Catarina registrou saldo positivo de 3.219 encaixes formais.

No comparativo com as demais regiões, o Paraná ocupou a quarta posição na faixa etária de 18 a 29 anos, ficando atrás apenas dos estados de São Paulo (34.668), Minas Gerais (15.095) e Rio de Janeiro (10.579). Também representou 5,4% das contratações nacionais no mês.

Para o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, o desempenho do Paraná em encaminhar jovens para vagas de emprego com carteira assinada é reflexo de políticas públicas pontuais adotadas pelo Governo do Estado, em especial a oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional, com destaque para o projeto Carretas do Conhecimento.

Leia mais:  Com prioridade para serviços de esgoto, Sanepar vai investir R$ 11,2 bilhões até 2028

“Até o final de 2023 apenas esse projeto levará qualificação profissional para 45 municípios do Paraná, formando mão de obra para diversos setores da economia e, principalmente, promovendo emprego e renda para as faixas etárias que mais precisam de apoio para iniciar uma carreira profissional”, disse.

Ele também destacou um acordo recente com a Secretaria de Educação para facilitar o encaminhamento ao mercado de trabalho, seja com estágio ou uma vaga formal, de jovens egressos da rede estadual de ensino.

SETORES – De acordo com o Caged, as áreas que mais ofereceram oportunidades para os jovens paranaenses em junho foram a do comércio (vendas), com 3.336 postos ocupados, produção de bens e serviços industriais (1.985) e serviços administrativos (1.881).

Confira os dados de junho , do primeiro semestre e dos setores .

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Cerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça

Published

on

O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Paraná passou a contar com dois novos integrantes. Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques tomaram posse nos cargos de Procuradora e Procurador de Justiça em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 19 de junho, na sede do MPPR, em Curitiba.

Conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, a solenidade reuniu membros e servidores da instituição, familiares e amigos dos empossados para marcar o ingresso no nível mais alto da carreira ministerial. 

No início da sessão, transmitida ao vivo pelo YouTube, a mudança para o segundo grau foi simbolizada pela tradicional investidura da veste talar. A beca de Simone Maria Tavarnaro Pereira foi colocada pelos Procuradores de Justiça Moacir Gonçalves Nogueira Neto e Marco Antonio Teixeira, colegas que tiveram importante participação na trajetória institucional da Procuradora de Justiça. Já Roberto Ouriques recebeu a veste das mãos da esposa, Rosélia Ouriques, e do filho, Victor Ouriques.Na sequência, os empossados renovaram o compromisso legal assumido ao ingressarem na carreira e assinaram o termo de posse.

Confira as fotos da cerimônia

Discursos

Em seu pronunciamento, Simone Maria Tavarnaro Pereira falou do privilégio de ascender ao cargo de Procuradora de Justiça a partir do edital exclusivo para mulheres, uma iniciativa corajosa e pioneira do Ministério Público do Paraná, que implementou essa política afirmativa, comprometida com os valores institucionais da igualdade, da diversidade e da alteridade, destacou.
 

“Esta posse carrega um significado que ultrapassa minha trajetória pessoal, pois representa a luta de todas as Promotoras e Procuradoras de Justiça que abriram os caminhos institucionais para a efetiva presença feminina nos espaços de poder e decisão. A participação feminina no Ministério Público do Paraná não deve ser uma exceção celebrada, mas a expressão de uma sociedade genuinamente igualitária”, enfatizou Simone.

A Procuradora de Justiça finalizou seu discurso reafirmando seu compromisso com o povo paranaense, assegurando aos pares que sua atuação jamais se afastará da realidade dos mais vulneráveis.

Leia mais:  Estado vai ampliar Salas de Recursos Multifuncionais para alunos superdotados

Roberto Ouriques agradeceu aos familiares, amigos e colegas que fizeram parte de sua sua trajetória e relembrou momentos marcantes de sua carreira e comarcas por onde passou, enfatizando o fato de ter sido Promotor de Justiça por 35 anos. Ao fazer uma menção especial aos colegas, declarou: “Quero homenagear todos os Promotores de Justiça do MPPR que fazem com a sua atuação diária a imagem e a cara do Ministério Público que conhecemos hoje, com batalha todos os dias. E concluiu: “quem busca Justiça vai encontrar a Justiça”.

Perseguidores da Justiça  

Encerrando a solenidade, o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, ressaltou que a chegada ao cargo de Procurador de Justiça representa uma mudança significativa na trajetória profissional dos membros da instituição. Segundo ele, o novo posto traz responsabilidades ampliadas, mas não altera a essência da missão ministerial. “Como Procurador de Justiça, temos que continuar sendo perseguidores da Justiça. Esse é o desafio”, afirmou. 

O Procurador-Geral também ressaltou a importância do edital de promoção exclusivo para mulheres, iniciativa pioneira do MPPR e inédita na história do Ministério Público brasileiro. Ele destacou que a medida foi referendada pelo Colégio de Procuradores e que a minuta do edital foi elaborada pela Procuradora de Justiça Simone Tavarnaro Pereira.

Boas-vindas

Ao saudar os novos integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça em nome da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), o Presidente, Fernando da Silva Mattos, destacou as trajetórias construídas pelos empossados ao longo da carreira. Ele observou que a posse ocorreu em um momento simbólico para a instituição, na semana em que o MPPR celebra seus 135 anos e às vésperas dos 40 anos da Carta de Curitiba. Fernando Mattos também ressaltou a contribuição de gerações de membros para o fortalecimento do Ministério Público e para a defesa dos direitos da sociedade.

Leia mais:  Começa o prazo para pedir isenção do pagamento do Vestibular da Unespar

Também representando a APMP, a Promotora de Justiça Ticiane Louise Pereira afirmou que a cerimônia celebrou não apenas a ascensão funcional dos empossados, mas também as trajetórias singulares construídas por cada um deles. Ao citar a obra Fernão Capelo Gaivota, destacou que a conquista alcançada ganha significado pelo caminho percorrido, marcado pela dedicação, pelo aprimoramento profissional e pelo compromisso institucional.

Em nome do Colégio de Procuradores de Justiça, a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Terezinha de Jesus Souza Signorini, ressaltou o simbolismo histórico e transformador do ingresso de Simone Maria Tavarnaro Pereira no colegiado, destacando a ampliação da representatividade feminina nos espaços de decisão da instituição. “Cada procuradora que aqui ingressa amplia a representatividade de uma instituição que se quer espelho fiel da sociedade a quem serve.” 

Ao saudar Roberto Ouriques, enfatizou sua trajetória marcada pela competência, combatividade, sensibilidade diante das demandas sociais e espírito colaborativo, características que, segundo ela, contribuíram para a proteção de direitos e o acolhimento de inúmeras famílias ao longo de sua carreira.

O Corregedor-Geral do MPPR, Ney Roberto Zanlorenzi, destacou que momentos como a posse de novos Procuradores de Justiça demonstram a capacidade permanente de renovação da instituição. Segundo ele, o Ministério Público do Paraná segue crescendo e se fortalecendo por meio da qualidade de seus integrantes e do compromisso mantido com a sociedade. Ao dar as boas-vindas aos empossados, afirmou que ambos chegam à nova etapa da carreira por mérito próprio e os incentivou a contribuir para os desafios que ainda estão por vir. “O Ministério Público do Paraná é mais forte com vocês neste posto”, declarou.

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262