Paraná
Obras do MAC Paraná chegam a Cascavel em mostra que celebra a arte contemporânea
A partir desta quinta-feira (6), às 19h30, o Museu de Arte de Cascavel inaugura a exposição “MAC² — Acervos em Diálogo”, resultado da parceria entre o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) e o Museu de Arte de Cascavel (MAC). A mostra propõe um diálogo entre os dois acervos e apresenta ao público obras de grandes nomes das artes visuais, como Poty Lazzarotto, Lívio Abramo, Tony Camargo e Rodrigo Braga, em diferentes suportes e linguagens, como pintura, gravura, fotografia, vídeo e escultura.
Inspirada na poesia de Stela do Patrocínio, a exposição convida o público visitante a conferir obras que entrelaçam o humano e o animal, o gesto e a cor, em composições que provocam o olhar e a imaginação.
Para a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o projeto simboliza o que a política cultural do Estado busca consolidar: “O ‘MAC²’ é um exemplo do que queremos enquanto política pública: a descentralização da arte e o fortalecimento das instituições culturais de todas as regiões do Estado”, afirma. “A circulação de acervos e a cooperação entre museus ampliam o acesso à produção artística e consolidam uma rede cultural viva em todo o Paraná.”
- Orquestra Sinfônica do Paraná fará concertos gratuitos na Lapa e Campo Largo
- MON fará exposição com 90 pinturas do artista de traços marcantes Alberto Massuda
A diretora do MAC Paraná, Juliane Fuganti, ressalta o papel dos museus como espaços de encontro e de construção de sentido coletivo. “Levar o acervo do MAC-PR a outras regiões é uma forma de aproximar o público das obras e das histórias que elas carregam. Essa circulação cria pontes entre artistas, instituições e comunidades, reafirmando o compromisso do museu com o acesso democrático à arte”, explica.
Realizada em parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e a Secretaria Municipal de Cultura de Cascavel, a exposição simboliza o diálogo e a cooperação entre instituições comprometidas com a valorização da arte e dos artistas paranaenses.
Serviço:
Exposição: “MAC² — Acervos em Diálogo”
Local: Museu de Arte de Cascavel (MAC) — Rua Mato Grosso, 2909, Centro, Cascavel
Abertura: quinta-feira, 6 de novembro, às 19h30
Após a abertura: de segunda a sexta, das 08:30 às 17:30
Entrada gratuita
Fonte: Governo PR
Paraná
Justiça Militar recebe denúncia do Ministério Público do Paraná contra quatro policiais investigados na Operação Rapina por roubo qualificado a caminhoneiro
O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Curitiba do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu denúncia criminal contra quatro policiais militares suspeitos de praticarem roubo qualificado durante o horário de serviço. A ação penal, decorrente da Operação Rapina, foi recebida pela Vara da Auditoria da Justiça Militar Criminal de Curitiba nesta quinta-feira, 20 de agosto.
Acesse o áudio do Promotor de Justiça Fernando Cubas César
Conforme as investigações, os crimes teriam ocorrido em 26 de setembro de 2025. Os denunciados, que compunham a guarnição de uma viatura policial, abordaram um motorista de caminhão-cegonha no pátio de um posto de combustíveis às margens da rodovia BR-376. Com o emprego ostensivo de arma de fogo e grave ameaça, os policiais teriam obrigado a vítima a conduzir o veículo de carga até um local ermo, restringindo sua liberdade, e subtraíram aparelhos celulares para proveito próprio, sem efetuar qualquer registro ou apreensão formal que conferisse legalidade à ação.
A denúncia imputa aos agentes do Estado a prática de roubo qualificado, crime previsto no artigo 242 do Código Penal Militar. Com o recebimento da ação, a Justiça Militar manteve as medidas cautelares diversas da prisão que já haviam sido fixadas em fevereiro de 2026 contra os investigados. Entre as restrições impostas estão o afastamento das atividades operacionais, a proibição do uso de fardamento e de armamento (seja da corporação ou particular), bem como a suspensão de acessos aos sistemas de investigação policial. Os réus também estão proibidos de se ausentarem da comarca sem prévia autorização judicial e têm a obrigação de comparecer a todos os atos processuais.
Além da condenação na esfera penal militar, o Ministério Público requereu que seja fixado um valor mínimo de R$ 50 mil a título de indenização por danos morais em favor da vítima. O Gaeco solicitou ainda o compartilhamento do procedimento investigatório com a Corregedoria da Polícia Militar do Estado do Paraná, para viabilizar a apuração administrativa dos fatos e a investigação de eventuais outros crimes identificados no curso do processo.
Processo 0016498-43.2025.8.16.0013
Notícia anterior:
26/02/2026 – Gaeco cumpre quatro mandados de busca e apreensão em Curitiba e Joinville em operação que apura o envolvimento de policiais militares em subtração de carga
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249
Fonte: Ministério Público PR
-
Paraná7 dias agoEm Campina Grande do Sul, Ministério Público do Paraná denuncia por homicídio culposo médica que dirigia UTI pediátrica na qual morreram seis crianças em 2024
-
Agro6 dias agoEmpresas do agro têm até 31 de agosto para declarar “projetos do bem”
-
Economia5 dias agoPortaria interministerial amplia alcance do Move Brasil – Táxi Aplicativos
-
Esportes5 dias agoPalmeiras vence Cerro Porteño no Paraguai e avança às quartas de final da Libertadores
-
Brasil5 dias agoDia D de vacinação contra 20 doenças acontece neste sábado (22) em Pernambuco
-
Esportes4 dias agoSantos segura empate no Equador e avança às quartas da Copa Sul-Americana
-
Esportes6 dias agoSão Paulo vence Bolívar no MorumBIS e avança às quartas de final da Sul-Americana
-
Política Nacional4 dias agoMulheres com implante contraceptivo banido pedem política de assistência
