Connect with us


Paraná

Obras da Sanepar vão ampliar em 25% produção de água em Ivaiporã

Publicado em

Terá início em março a obra que vai ampliar em 25% a capacidade de produção de água em Ivaiporã, no Vale do Ivaí. Com investimento de R$ 8,3 milhões, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) irá colocar em operação um novo poço e implantar dois novos reservatórios, entre outros equipamentos. O empreendimento traz melhoria para todo o sistema e beneficia diretamente a região do parque industrial da zona sul.  

A obra consiste na interligação do poço 4 ao sistema existente, cuja capacidade de produção é de 80 mil litros por hora. Também serão implantados dois reservatórios em fibra de vidro, com capacidade de armazenar 100 mil litros de água cada um,  três novas elevatórias e mais de 15 mil metros de tubulações, entre linhas de adutora e rede de distribuição.

Os detalhes da obra foram apresentados pela equipe da Sanepar, nesta quarta-feira (28), em reunião no Salão Nobre da Prefeitura de Ivaiporã, com a presença de autoridades e lideranças comunitárias. Serão contratados ao menos 80 profissionais do município para o início imediato da obra do sistema de abastecimento.

Leia mais:  A pedido do MPPR, Judiciário determina que Município de Santa Isabel do Ivaí melhore o serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes

Nos últimos cinco anos, a Sanepar investiu mais de R$ 55 milhões em Ivaiporã, com a implantação da uma nova estação de tratamento de esgoto, um novo reservatório de água e uma estação de tratamento do lodo gerado no processo de tratamento de água. A implantação da unidade de tratamento do lodo significou aumento de produção de água e melhoria da eficiência operacional do sistema de tratamento.

O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, comemorou a solução apresentada pela Sanepar para o saneamento na cidade, em especial a obra que vai gerar empregos e aumentar a disponibilidade de água potável. Ele também destacou as obras futuras para ampliar o atendimento da população com rede coletora de esgoto. “A gente consegue ver o trabalho da Sanepar e o Governo sempre investindo em melhoria em qualidade tanto de água quanto de esgoto”, observou.

Segundo o prefeito, no serviço de esgotamento sanitário, há um salto de atendimento desde 2019, chegando a 80% nos próximos anos. “É realmente um avanço grande em nossa cidade”, ressaltou.

Leia mais:  Obras do novo hospital de São José dos Pinhais chegam a 32,2% de execução

Nos próximos anos, serão viabilizadas obras de ampliação de mais 60 mil metros de rede coletora de esgoto. Já está em licitação a obra que irá atender o Jardim Aeroporto, com 14 mil metros de rede.

O gerente regional da Sanepar Luiz Carlos Jacovassi destacou os grandes investimentos direcionados para Ivaiporã. “Temos aqui um contrato com muitas metas. E estamos trabalhando, dentro do que nos pede o governador, para antecipar a meta do marco legal do saneamento, que é de 90% de cobertura com serviço de esgoto até 2033”, explicou.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Cerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça

Published

on

O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Paraná passou a contar com dois novos integrantes. Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques tomaram posse nos cargos de Procuradora e Procurador de Justiça em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 19 de junho, na sede do MPPR, em Curitiba.

Conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, a solenidade reuniu membros e servidores da instituição, familiares e amigos dos empossados para marcar o ingresso no nível mais alto da carreira ministerial. 

No início da sessão, transmitida ao vivo pelo YouTube, a mudança para o segundo grau foi simbolizada pela tradicional investidura da veste talar. A beca de Simone Maria Tavarnaro Pereira foi colocada pelos Procuradores de Justiça Moacir Gonçalves Nogueira Neto e Marco Antonio Teixeira, colegas que tiveram importante participação na trajetória institucional da Procuradora de Justiça. Já Roberto Ouriques recebeu a veste das mãos da esposa, Rosélia Ouriques, e do filho, Victor Ouriques.Na sequência, os empossados renovaram o compromisso legal assumido ao ingressarem na carreira e assinaram o termo de posse.

Confira as fotos da cerimônia

Discursos

Em seu pronunciamento, Simone Maria Tavarnaro Pereira falou do privilégio de ascender ao cargo de Procuradora de Justiça a partir do edital exclusivo para mulheres, uma iniciativa corajosa e pioneira do Ministério Público do Paraná, que implementou essa política afirmativa, comprometida com os valores institucionais da igualdade, da diversidade e da alteridade, destacou.
 

“Esta posse carrega um significado que ultrapassa minha trajetória pessoal, pois representa a luta de todas as Promotoras e Procuradoras de Justiça que abriram os caminhos institucionais para a efetiva presença feminina nos espaços de poder e decisão. A participação feminina no Ministério Público do Paraná não deve ser uma exceção celebrada, mas a expressão de uma sociedade genuinamente igualitária”, enfatizou Simone.

A Procuradora de Justiça finalizou seu discurso reafirmando seu compromisso com o povo paranaense, assegurando aos pares que sua atuação jamais se afastará da realidade dos mais vulneráveis.

Leia mais:  Público com mais de 60 anos terá encontro especial no MON com a artista Leila Pugnaloni

Roberto Ouriques agradeceu aos familiares, amigos e colegas que fizeram parte de sua sua trajetória e relembrou momentos marcantes de sua carreira e comarcas por onde passou, enfatizando o fato de ter sido Promotor de Justiça por 35 anos. Ao fazer uma menção especial aos colegas, declarou: “Quero homenagear todos os Promotores de Justiça do MPPR que fazem com a sua atuação diária a imagem e a cara do Ministério Público que conhecemos hoje, com batalha todos os dias. E concluiu: “quem busca Justiça vai encontrar a Justiça”.

Perseguidores da Justiça  

Encerrando a solenidade, o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, ressaltou que a chegada ao cargo de Procurador de Justiça representa uma mudança significativa na trajetória profissional dos membros da instituição. Segundo ele, o novo posto traz responsabilidades ampliadas, mas não altera a essência da missão ministerial. “Como Procurador de Justiça, temos que continuar sendo perseguidores da Justiça. Esse é o desafio”, afirmou. 

O Procurador-Geral também ressaltou a importância do edital de promoção exclusivo para mulheres, iniciativa pioneira do MPPR e inédita na história do Ministério Público brasileiro. Ele destacou que a medida foi referendada pelo Colégio de Procuradores e que a minuta do edital foi elaborada pela Procuradora de Justiça Simone Tavarnaro Pereira.

Boas-vindas

Ao saudar os novos integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça em nome da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), o Presidente, Fernando da Silva Mattos, destacou as trajetórias construídas pelos empossados ao longo da carreira. Ele observou que a posse ocorreu em um momento simbólico para a instituição, na semana em que o MPPR celebra seus 135 anos e às vésperas dos 40 anos da Carta de Curitiba. Fernando Mattos também ressaltou a contribuição de gerações de membros para o fortalecimento do Ministério Público e para a defesa dos direitos da sociedade.

Leia mais:  Sanepar segue com as obras do sistema de esgoto em Mariópolis, na região Sudoeste

Também representando a APMP, a Promotora de Justiça Ticiane Louise Pereira afirmou que a cerimônia celebrou não apenas a ascensão funcional dos empossados, mas também as trajetórias singulares construídas por cada um deles. Ao citar a obra Fernão Capelo Gaivota, destacou que a conquista alcançada ganha significado pelo caminho percorrido, marcado pela dedicação, pelo aprimoramento profissional e pelo compromisso institucional.

Em nome do Colégio de Procuradores de Justiça, a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Terezinha de Jesus Souza Signorini, ressaltou o simbolismo histórico e transformador do ingresso de Simone Maria Tavarnaro Pereira no colegiado, destacando a ampliação da representatividade feminina nos espaços de decisão da instituição. “Cada procuradora que aqui ingressa amplia a representatividade de uma instituição que se quer espelho fiel da sociedade a quem serve.” 

Ao saudar Roberto Ouriques, enfatizou sua trajetória marcada pela competência, combatividade, sensibilidade diante das demandas sociais e espírito colaborativo, características que, segundo ela, contribuíram para a proteção de direitos e o acolhimento de inúmeras famílias ao longo de sua carreira.

O Corregedor-Geral do MPPR, Ney Roberto Zanlorenzi, destacou que momentos como a posse de novos Procuradores de Justiça demonstram a capacidade permanente de renovação da instituição. Segundo ele, o Ministério Público do Paraná segue crescendo e se fortalecendo por meio da qualidade de seus integrantes e do compromisso mantido com a sociedade. Ao dar as boas-vindas aos empossados, afirmou que ambos chegam à nova etapa da carreira por mérito próprio e os incentivou a contribuir para os desafios que ainda estão por vir. “O Ministério Público do Paraná é mais forte com vocês neste posto”, declarou.

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262