Paraná
Obras da Sanepar vão ampliar em 25% produção de água em Ivaiporã
Terá início em março a obra que vai ampliar em 25% a capacidade de produção de água em Ivaiporã, no Vale do Ivaí. Com investimento de R$ 8,3 milhões, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) irá colocar em operação um novo poço e implantar dois novos reservatórios, entre outros equipamentos. O empreendimento traz melhoria para todo o sistema e beneficia diretamente a região do parque industrial da zona sul.
A obra consiste na interligação do poço 4 ao sistema existente, cuja capacidade de produção é de 80 mil litros por hora. Também serão implantados dois reservatórios em fibra de vidro, com capacidade de armazenar 100 mil litros de água cada um, três novas elevatórias e mais de 15 mil metros de tubulações, entre linhas de adutora e rede de distribuição.
Os detalhes da obra foram apresentados pela equipe da Sanepar, nesta quarta-feira (28), em reunião no Salão Nobre da Prefeitura de Ivaiporã, com a presença de autoridades e lideranças comunitárias. Serão contratados ao menos 80 profissionais do município para o início imediato da obra do sistema de abastecimento.
Nos últimos cinco anos, a Sanepar investiu mais de R$ 55 milhões em Ivaiporã, com a implantação da uma nova estação de tratamento de esgoto, um novo reservatório de água e uma estação de tratamento do lodo gerado no processo de tratamento de água. A implantação da unidade de tratamento do lodo significou aumento de produção de água e melhoria da eficiência operacional do sistema de tratamento.
- Cinco startups começam novo ciclo de inovação na Sanepar
- Com desassoreamento, Sanepar entrega revitalização do lago municipal de Cascavel
O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, comemorou a solução apresentada pela Sanepar para o saneamento na cidade, em especial a obra que vai gerar empregos e aumentar a disponibilidade de água potável. Ele também destacou as obras futuras para ampliar o atendimento da população com rede coletora de esgoto. “A gente consegue ver o trabalho da Sanepar e o Governo sempre investindo em melhoria em qualidade tanto de água quanto de esgoto”, observou.
Segundo o prefeito, no serviço de esgotamento sanitário, há um salto de atendimento desde 2019, chegando a 80% nos próximos anos. “É realmente um avanço grande em nossa cidade”, ressaltou.
Nos próximos anos, serão viabilizadas obras de ampliação de mais 60 mil metros de rede coletora de esgoto. Já está em licitação a obra que irá atender o Jardim Aeroporto, com 14 mil metros de rede.
O gerente regional da Sanepar Luiz Carlos Jacovassi destacou os grandes investimentos direcionados para Ivaiporã. “Temos aqui um contrato com muitas metas. E estamos trabalhando, dentro do que nos pede o governador, para antecipar a meta do marco legal do saneamento, que é de 90% de cobertura com serviço de esgoto até 2033”, explicou.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público do Paraná emite recomendação administrativa ao Município de Arapongas para regularização de cessão de túmulos no Cemitério Municipal
O Ministério Público do Paraná expediu recomendação administrativa ao prefeito do município de Arapongas, no Norte Central do estado, para que sejam adotadas providências para sanar irregularidades identificadas na concessão e transferência de terrenos no Cemitério Municipal. A medida administrativa, encaminhada no dia 15 de setembro último pela 1ª Promotoria de Justiça de Arapongas, decorre de apuração conduzida no âmbito de inquérito civil, que ainda está em trâmite, sobre um possível esquema de comercialização clandestina e transferências irregulares de titularidade de túmulos.
Áudio da promotora de Justiça Flávia Simon Fagundes dos Santos
As investigações apontam até o momento que as transferências de titularidade dos terrenos estariam sendo feitas em desacordo com a legislação municipal. Por se tratar de bens públicos de uso especial, os terrenos em cemitérios municipais possuem regras específicas de concessão e a legislação municipal (Decreto Municipal 338/04) proíbe expressamente a negociação comercial de jazigos entre terceiros, admitindo a transferência apenas entre parentes consanguíneos ou afins até o terceiro grau e mediante prévia autorização administrativa. Nos casos de desinteresse na manutenção do espaço, o imóvel deve retornar ao município.
Possíveis crimes – Ao emitir a recomendação, a Promotoria de Justiça sustenta que ficou demonstrado “o descumprimento contumaz da legislação municipal, com a reiterada validação administrativa de transferências fundadas em meras declarações de parentesco, sem a devida conferência documental, viabilizando a apropriação e negociação privada do espaço público”. Além disso, teria sido revelado, ainda, um possível modus operandi que consiste na participação direta de servidores públicos nas negociações, mediante fraude documental e laudos forjados de abandono de sepulturas, inclusive com captação de vantagem financeira indevida depositada em contas de intermediários. Os fatos também são objeto de apuração de um inquérito policial em trâmite na Divisão Estadual de Combate à Corrupção (Deccor).
Correções – Como medidas a serem adotadas para que sejam corrigidas as ilegalidades, a Promotoria de Justiça aponta que deve ser cessado, imediatamente, toda e qualquer autorização ou validação de transferência de terrenos sem a comprovação documental de parentesco até o 3º grau. Além disso, é recomendada a instituição, em até 30 dias, de um novo fluxo administrativo de controle rigoroso dos pedidos de transferência, que deverá ser realizada por servidores efetivos e estáveis diversos daqueles atualmente lotados na administração direta do Cemitério Municipal, garantindo a divisão de funções e a transparência do processo.
Foi concedido prazo de 15 dias para a Administração Municipal informar ao Ministério Público sobre o acatamento da recomendação administrativa e as providências adotadas, podendo o não atendimento resultar na adoção de eventuais medidas judiciais, como a proposição de ação civil pública para responsabilização dos gestores envolvidos.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes6 dias agoFlamengo vence o Corinthians no Maracanã e reassume a liderança do Brasileirão
-
Esportes6 dias agoPalmeiras vence clássico contra o São Paulo e reassume a liderança do Brasileirão
-
Agro5 dias agoChina vem avaliar frigoríficos e exiger controle maior de resíduos no campo
-
Esportes7 dias agoVasco vira sobre o Grêmio e esquenta briga contra o rebaixamento no Brasileirão
-
Esportes6 dias agoSantos vence o Cruzeiro na Vila Belmiro e emplaca a terceira vitória seguida no Brasileirão
-
Educação5 dias agoMEC disponibiliza painel com dados do Ideb para análise da aprendizagem
-
Esportes7 dias agoAtlético-MG vence o Fluminense e assume a sétima posição
-
Paraná4 dias agoSérie especial sobre eleições prossegue com programa que trata das principais novidades para o pleito deste ano, como o uso da IA
