Paraná
Número de assassinatos no Paraná diminui nos primeiros quatro meses de 2019; aumentam mortes após lesão corporal
O Paraná registrou queda de 10,6% no número de assassinatos nos primeiros quatro meses de 2019, em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp).
Entre janeiro e abril deste ano, foram 71 vítimas de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte a menos do que em 2018. O número caiu de 668 para 597.
Ainda conforme o levantamento, houve aumento no número de vítimas de lesão corporal seguida de morte no estado: de 11, nos primeiros quatro meses de 2018, para 23, no mesmo período em 2019.
A queda nos assassinatos e o aumento no número de vítimas mortas após lesão corporal seguem o registrado no primeiro trimestre do ano no estado.
Segundo o levantamento, houve redução de 23,6% no número de vítimas de homicídio doloso no estado, se comparados os primeiros quadrimestres dos dois anos. Foram 719 mortes em 2018 e 549 em 2019. Cento e setenta vítimas a menos.
No balanço sobre mortes por latrocínio, a diminuição foi de 37,5%, com 15 vítimas a menos. Em 2018, o estado registrou 40 mortes pelo crime em 2018, contra 25 vítimas em 2019.
Entre janeiro e abril deste ano, o Paraná teve aumento de mais de 52% em vítimas de lesão corporal com morte, conforme os dados da Sesp. O número subiu de 11 para 23.
O levantamento nacional dos dados de mortes violentas faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Paraná
Herança maldita de Rafael Greca obriga Curitiba manter cinto apertado
A herança maldita deixada pelo ex-prefeito Rafael Greca (PSD) para Curitiba irá exigir que a administração Eduardo Pimentel (PSD) mantenha a austeridade fiscal e a sustentabilidade financeira nos próximos quatros anos, o cofre da cidade não está abarrotado de recursos, como foi contado no ano passado em prosa e em verso.
A situação foi explicada pelo secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi, na segunda reunião do secretariado do ano (a primeira foi no dia dois de janeiro), Curitiba manterá o cinto apertado “para cidade manter um plano de investimento robusto e honrar os compromissos a partir do próximo ano.”
Como em 2026 haverá uma nova eleição presidencial, existe a possibilidade da queda de recursos para investimentos no setor privado, que poderá refletir na arrecadação dos impostos na capital do Paraná, devido as especulações que o mercado projeta para a situação do Brasil, com a projeção dos candidatos na liderança pelo Palácio do Alvorada.
Vitor Puppi, que é secretário de finanças pela segunda vez, foi responsável pelo Plano de Recuperação de Curitiba, lançado em 2017, que colocou as contas do município em dia.
O secretário de Finanças destacou a necessidade de manter a eficiência nos gastos, a transparência nos processos e a economicidade (minimização dos gastos públicos sem comprometer a qualidade dos serviços).
Para 2025, o município tem o orçamento recorde de R$ 14,5 bilhões e um plano de investimentos de R$ 1,07 bilhão, que serão usados em vários projetos para melhorar a vida da população, como pavimentação, construção de casas, implantação de calçadas e ciclovias, revitalização de parques e bosques, reforma de escolas, ampliação e modernização do parque de iluminação pública.
Nessa lista estão ainda projetos de grande porte: Novo Inter 2, Ligeirão Leste/Oeste, implantação do Parque Cachoeira, reforma e implantação de novas unidades básicas de saúde e o projeto de gestão de risco climático Bairro Novo do Caximba.
-
Norte do Estado5 dias ago
Total de vítimas mortas em acidente entre dois carros no Paraná sobe para cinco; apenas criança de 6 anos sobreviveu
-
Curitiba3 dias ago
Adolescente quase é atropelado por biarticulado no momento em que pegava rabeira em Curitiba
-
Curitiba3 dias ago
Número de assaltos nos ônibus de Curitiba diminuiu 97%, diz Urbs
-
Curitiba2 dias ago
Michelle Bolsonaro vai receber o título de cidadã honorária de Curitiba
-
Noroeste2 dias ago
Águas cristalinas e biodiversidade do Rio Paraná encantam turistas no Noroeste
-
Curitiba2 dias ago
Em parceria com banco alemão, Curitiba vai comprar ônibus elétricos e construir eletroterminais
-
Curitiba2 dias ago
Caminhão tomba e interdita BR-376, na Grande Curitiba; maquinário quebra e atrasa liberação da pista
-
Política Paraná4 dias ago
Campo Magro declara estado de calamidade financeira