Paraná
Nova ação do Opera Paraná promove mutirão de cirurgias eletivas no Norte do Estado
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu neste sábado (22), em mais uma ação do Programa Opera Paraná, um importante mutirão de cirurgias eletivas em Arapongas, no Norte do Estado. A iniciativa aconteceu no Hospital Norte Paranaense (Honpar), local de referência em saúde na região. Com objetivo de reduzir o tempo de espera e garantir um maior acesso aos serviços hospitalares, o mutirão acontece durante todo o dia e abrange cerca de 300 pacientes que possuem cirurgias pré-agendadas na unidade. Os procedimentos cirúrgicos abrangem as áreas de ortopedia e vascular, e devem auxiliar a desafogar as filas de espera por cirurgias eletivas, com atendimento humanizado e de qualidade.
“O Opera Paraná é um grande esforço feito pelo governador Ratinho Junior para diminuir a espera de cirurgias eletivas. Este mutirão é um ato que viabiliza não somente mais atendimentos, mas uma retomada à normalidade. Durante a pandemia, as cirurgias eletivas tiveram de ser paralisadas e agora, com o maior programa do país, o Paraná segue avançando para cuidar ainda mais da saúde das pessoas”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, considerou a ação um sucesso para a região. “Recebemos pacientes de diversos locais do Norte do Estado e dar esse encaminhamento às cirurgias é fundamental para expandir a qualidade de vida. Agradecemos a parceria com o Governo do Estado que permitiu esse grande momento”, acrescentou.
OPERA PARANÁ – Dados da Sesa revelam que o Paraná registrou um aumento de mais de 41% no número de cirurgias eletivas realizadas no último ano. Ao todo, foram efetivadas 468.450 cirurgias em 2022, contra 331.787 em 2021. Já neste ano, até junho, foram feitas 220.445 cirurgias. O Opera Paraná contempla as especialidades de maior procura no Sistema Único de Saúde (SUS): sistema osteomuscular; aparelho digestivo; aparelho de visão; aparelho geniturinário; vascular e das vias aéreas superiores e do pescoço.
OFTALMOLOGIA -Também neste sábado, o secretário Beto Preto visitou o município de Rolândia para acompanhar o projeto “Hoftalon nas Escolas”, uma iniciativa realizada pelo Hospital de Olhos em parceria com a Receita Federal e o município. O projeto disponibilizará exames oftalmológicos gratuitos para 180 crianças, na faixa etária de 5 a 10 anos, que foram pré-selecionadas nas unidades educacionais de Rolândia, onde passaram por avaliação prévia. “O governador Ratinho Junior pediu para que acompanhasse essa iniciativa e tivesse um contato mais profundo com esse projeto. O que vemos aqui é uma ação importante, e o Estado tem grande interesse em apoiá-la. Parabenizo todos os atores envolvidos”, afirmou o secretário.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministro André Mendonça faz palestra magna na abertura do Encontro Nacional do Cira 2026
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi o responsável pela palestra magna na abertura do Encontro Nacional CIRA 2026 – Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos, nesta sexta-feira, 14 de agosto, no Ministério Público de São Paulo. Autor do prefácio do livro “Crimes contra a ordem econômica e tributária: desafios atuais e perspectivas”, lançado durante o evento, Mendonça tratou dos critérios para quantificar o dano, o enriquecimento ilícito e o produto de atividades criminosas.
Em uma exposição de caráter técnico, o ministro discutiu os parâmetros que devem orientar a definição dos valores objeto de pedido de ressarcimento ou perdimento. Citou, entre outros exemplos, a Operação Sanguessuga e situações envolvendo gestores públicos em casos de fraude, para mostrar que a identificação do dano nem sempre pode ser reduzida a uma simples correspondência entre o valor contratado e o prejuízo causado.
A palestra dialoga diretamente com o prefácio assinado pelo ministro André Mendonça, sendo um dos temas centrais da coletânea os desafios jurídicos e práticos para investigar a criminalidade econômica, responsabilizar seus autores e recuperar valores decorrentes de atividades ilícitas.
André Mendonça discutiu os parâmetros que devem orientar a definição dos valores objeto de pedidos de ressarcimento ou perdimento. Ao citar exemplos como a Operação Sanguessuga e casos envolvendo gestores públicos, destacou que a identificação do dano não pode ser reduzida, em todos os casos, à diferença entre o valor contratado e o prejuízo causado.
O ministro chamou atenção para a necessidade de distinguir produto da atividade ilícita, dano e enriquecimento ilícito. Segundo a abordagem apresentada, essa diferenciação é necessária para definir os valores que podem ser objeto de recuperação de ativos em casos de corrupção e improbidade administrativa.
Mendonça também apresentou referências do direito comparado, citando a legislação dos Estados Unidos, como o Civil Asset Forfeiture Reform Act (CAFRA), de 2000, e o Fraud Enforcement and Recovery Act (FERA), de 2009. Na experiência italiana, abordou o Decreto Legislativo nº 231/2001 e decisões da Corte de Cassação relacionadas à definição do produto obtido com a prática ilícita.
No ordenamento brasileiro, a análise passou pelo Código Penal, pela Lei de Lavagem de Dinheiro, pela Lei de Improbidade Administrativa e pela Convenção de Mérida.
Ao final, o ministro destacou a necessidade de critérios técnicos para a definição dos valores e do apoio das áreas da administração pública responsáveis pela receita. A adoção de uma metodologia mais precisa, segundo Mendonça, pode contribuir para dar maior segurança às investigações, às apurações e às decisões judiciais.
Livro sobre crimes contra a ordem econômica e tributária é lançado durante Encontro Nacional do Cira 2026
Na sequência da programação, foi lançado o livro “Crimes contra a ordem econômica e tributária: desafios atuais e perspectivas”, coordenado pelo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, e pelo promotor de Justiça Diego Gomes Castilho, ambos do Ministério Público do Paraná. Publicada em 2026 pela Editora Tirant Lo Blanch, a obra reúne estudos de especialistas sobre diferentes aspectos do direito penal econômico.
A publicação tem 340 páginas e reúne artigos sobre investigação e responsabilização por crimes econômicos e tributários. Entre os temas estão a análise probatória em delitos financeiros complexos, fraudes estruturadas, empresas de fachada, recuperação de ativos e sonegação fiscal.
A coletânea também aborda a aplicação da Lei Anticorrupção, a individualização e a dosimetria da pena em crimes tributários e os limites da responsabilização penal de empresários e administradores.
Fonte: Ministério Público PR
-
Agro6 dias agoSimpósio mostra como elevar o lucro da pecuária a pasto
-
Paraná3 dias agoGaeco e Polícia Militar cumprem 24 mandados em 11 cidades na segunda fase da Operação Via Pix, que apura possíveis crimes cometidos por policiais rodoviários
-
Agro7 dias agoLeilões ficam para 2027 e expansão ferroviária que beneficiaria o agro encalha de novo
-
Educação5 dias agoConfira como acessar os resultados do Ideb por escola
-
Esportes5 dias agoCorinthians encerra negociação e decide não renovar contrato de Memphis Depay
-
Agro7 dias agoDeclaração do ITR começa nesta segunda-feira; veja as novas regras
-
Entretenimento7 dias agoThiaguinho celebra primeiro Dia dos Pais ao lado de Bento: ‘A vida muda de compasso
-
Política Nacional5 dias agoCAE vota emendas ao projeto que aumenta o piso salarial de médicos
