Esportes
Nos pênaltis, Grêmio vence Bahia e garante vaga nas semifinais da Copa do Brasil
Eram 20h05 quando, depois de uma série de vistorias no gramado da Arena devido às fortes chuvas que atingiram Porto Alegre durante a quarta-feira, as equipes de Grêmio e Bahia entraram em campo para a decisão das quartas de final da Copa do Brasil. Mesmo com pouco mais de uma hora de atraso, o Tricolor não se abalou e seguiu focado no objetivo. Resultado: uma noite de muitas emoções, missão cumprida e vaga garantida nas semifinais da competição, depois do time de Renato Portaluppi vencer os baianos nos pênaltis, por 4 a 3.
Nos 90 minutos, o jogo terminou empatado em 1 a 1, com gol assinalado por Villasanti no segundo tempo, enquanto Everaldo marcou para os visitantes na etapa inicial.
A decisão
Os primeiros movimentos do jogo foram de ambientação de ambos os times, mas foi o Grêmio quem levou perigo inicialmente: aos 10 minutos de bola rolando, Reinaldo fez um cruzamento para Suárez, que tentou a finalização de voleio, mas a bola passou pelo uruguaio. Logo em seguida, após cobrança de escanteio, Bruno Alves subiu entre dois zagueiros e mandou de cabeça na pequena área, mandando à esquerda de Marcos Felipe.
O Tricolor seguiu pressionando os adversários e só não marcou aos 13’, por grande defesa do arqueiro baiano – a bola foi colocada na pequena área e Carballo desviou, mas o goleiro fez uma grande defesa.
Do outro lado, os visitantes tiveram uma oportunidade logo na sequência, quando Kayky tentou com uma finalização, mas mandou por sobre o gol. Outra chance saiu dos pés de Everaldo na meia-lua da grande área: o atacante chutou com perigo, mas Bruno Uvini cortou o lance.
Passados 27’, Suárez foi acionado invadindo a área, mas a zaga conseguiu o corte preciso, impedindo o centroavante de dar sequência ao lance. Depois de uma cobrança de escanteio, Uvini desviou buscando o canto direito da meta adversária – por detalhe a bola não morreu no fundo do gol.
Quando o relógio marcava 35 minutos, Bitello avançou e na risca da grande área, chutou – a bola bateu no braço de Acevedo e a penalidade foi marcada. Franco Cristaldo foi para a cobrança, chutando forte, a meia altura, no lado direito da meta. Marcos Felipe voou para fazer a defesa e impedir o gol gremista.
Na reta final do primeiro tempo, já nos acréscimos, Everaldo recebeu um passe, mesmo de longe arriscou e acertou o gol, abrindo a contagem na Arena, aos 50 minutos.
O Grêmio voltou com a mesma formação para a etapa complementar. Com 3’ jogados, o Tricolor trabalhou a bola de pé em pé, até que ela chegou a Reinaldo na área – o lateral acionou Suárez, que finalizou, mas o goleiro segurou. Em seguida, o uruguaio criou uma chance, acionando Cristaldo, mas Marcos Felipe se antecipou e interceptou o lance.
Aos 7 minutos, Bitello recebeu passe e chutou rasteiro, buscando o canto da meta, mas mais uma vez Marcos Felipe fez a defesa.
Já o Bahia respondeu aos ataques gremistas e tentou ampliar com Kayky, que fez uma boa jogada, tabelou e chutou rasteiro, mas Gabriel Grando defendeu.
Aos 11’, Ferreira entrou em campo, ocupando o lugar de Kannemann, mudança que desfez a formação inicial de três zagueiros.
Os gremistas seguiram correndo atrás do marcador e criaram por algumas vezes seguidas: primeiro, Cristaldo recebeu na entrada da área acionou Ferreira, que finalizou cruzado – Gabriel Xavier cortou. Em seguida, Suárez viu Marcos Felipe adiantado e tentou mandar por cobertura, desviando de cabeça, mas o goleiro baiano conseguiu voltar e fazer boa defesa, com 15’.
O Bahia tentou também em lance de contra-ataque, com Everaldo, que foi até o meio campo, acionou Ademir, que chutou, mas Grando defendeu.
Na marca dos 26 minutos, Ferreira fez grande jogada na esquerda e cruzou para Villasanti, que deslocou o goleiro e mandou para o fundo das redes, igualando o placar na Arena. Logo em seguida, Vina teve a chance de ampliar, mas mandou por sobre o gol.
Passados 40’, o Bahia colocou duas bolas na trave. Já os gremistas responderam de imediato, com um lançamento preciso na cabeça de Ferreira, que desviou, mas o goleiro defendeu.
Três minutos depois foi o Grêmio quem colocou a bola na trave. Suárez chutou colocado, Marcos deu um tapa e a bola explodiu no poste.
Além de Vina que já havia entrado em campo, André Henrique, Nathan e Gustavo Martins ocuparam os lugares de Suárez, Carballo e João Pedro.
Tudo igual no tempo regulamentar e a decisão aconteceu nos pênaltis:
A classificação
Reinaldo foi o primeiro a bater, encheu o pé e converteu a penalidade, mandando no canto direto da meta. Do outro lado, Cauly deixou tudo igual.
O segundo a cobrar foi Ferreira, que escolheu o canto esquerdo e colocou no fundo das redes. Os adversários também converteram com Everado.
A terceira cobrança foi de Bruno Alves, que mandou alto, acertando o travessão. Era a hora de Gabriel Grando brilhar. E foi isso que o arqueiro fez, defendendo a cobrança de Cicinho.
Villasanti foi o quarto gremista a cobrar o pênalti. Bateu bem e marcou, enquanto Acevedo chutou para fora.
O quinto jogador do Tricolor a cobrar foi Bitello, mas o meia acabou mandando à esquerda da meta. Já Yago Felipe converteu.
O empate encaminhou as penalidades para cobranças alternadas:
André Henrique converteu e Gabriel Grando defendeu a cobrança de Gabriel Xavier.
Fonte: Esportes
Esportes
Flamengo domina o Bragantino no Maracanã, vence por 2 a 1 e segue firme na liderança
O Flamengo não deu espaço para surpresas neste domingo (20.09). Jogando no Maracanã, o time comandado por Leonardo Jardim dominou o Bragantino do início ao fim e garantiu a vitória por 2 a 1, em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Rubro-Negro confirmou os três pontos e manteve a liderança da competição.
O jogo
A superioridade ficou evidente logo nos primeiros minutos. Aos 12, Carrascal lançou com precisão e encontrou Varela livre na área, que bateu de primeira e abriu o placar. A partir daí, o Flamengo passou a criar chances em sequência, mas esbarrou no goleiro Tiago Volpi, que fez duas defesas importantes em finalizações de Carrascal.
O Bragantino quase empatou na reta final do primeiro tempo. Aos 45, Lucas Barbosa se aproveitou de um erro de Leo Ortiz na saída de bola e arriscou de longe, acertando a trave esquerda de Rossi.
O segundo tempo começou em ritmo mais lento, com o Flamengo mantendo o controle da posse de bola. A primeira grande oportunidade da etapa surgiu aos 25 minutos, e o Rubro-Negro não desperdiçou: em cobrança de escanteio, Arrascaeta cruzou para Jorginho, que desviou para Pedro completar para o fundo das redes com o gol aberto.
Com 2 a 0, o Flamengo passou a administrar a partida, trocando passes no campo de ataque. Aos 40, porém, o Bragantino encaixou um contra-ataque e descontou. Sosa recuperou a bola na ponta esquerda, driblou Luiz Araújo e arriscou; a bola ainda desviou em Bruno Henrique antes de entrar. O gol, no entanto, não mudou o panorama do jogo: o Rubro-Negro retomou o controle e segurou o resultado até o apito final, garantindo mais uma vitória na competição.
FICHA TÉCNICA
| Placar | Flamengo 2 x 1 RB Bragantino |
| Competição | Campeonato Brasileiro Série A, 28ª rodada |
| Local | Maracanã, Rio de Janeiro (RJ) |
| Data | 20 de setembro de 2026 (domingo) |
| Horário | 18h30 (de Brasília) |
| Cartões amarelos | Varela, Bruno Henrique e Alex Sandro (Flamengo); Fernando e Herrera (RB Bragantino) |
| Cartões vermelhos | nenhum |
| Árbitro | Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE) |
| Assistentes | Bruno Boschilia (PR) e Joverton Wesley De Souza Lima (RO) |
| VAR | Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG) |
| Gols | Guillermo Varela, aos 12′ do 1ºT (Flamengo); Pedro, aos 25′ do 2ºT (Flamengo); Ignacio Sosa, aos 40′ do 2ºT (RB Bragantino) |
| Flamengo | Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Alex Sandro); Saúl, Jorginho e Arrascaeta (De La Cruz); Carrascal (Luiz Araújo), Plata (Freitas) e Pedro (Bruno Henrique). Técnico: Leonardo Jardim |
| RB Bragantino | Volpi (Cleiton); Agustin Sant’Anna, Gustavo Marques, Guzmán e Vanderlan (Herrera); Fabinho (Sosa), Rodriguinho (Alix Vinícius), Lucas Barbosa e Eric Ramires; Fernando e Isidro Pitta (Mosquera). Técnico: Vagner Mancini |
Fonte: Esportes
-
Educação6 dias agoMEC disponibiliza painel com dados do Ideb para análise da aprendizagem
-
Agro7 dias agoChina vem avaliar frigoríficos e exiger controle maior de resíduos no campo
-
Educação4 dias agoPND 2026: entenda como funciona a prova
-
Paraná5 dias agoMinistério Público do Paraná deflagra Operação Aurora para apurar possíveis crimes de tortura e cárcere privado em clínica terapêutica de Terra Roxa
-
Paraná6 dias agoSérie especial sobre eleições prossegue com programa que trata das principais novidades para o pleito deste ano, como o uso da IA
-
Educação6 dias agoEducação de jovens e adultos é tema de episódio do PodMEC
-
Educação6 dias agoPND 2026: participantes devem consultar local de prova com antecedência
-
Esportes4 dias agoCorinthians perde para o Estudiantes e é eliminado da Libertadores
