conecte-se conosco

Esportes

No Paraná, futebol americano também é para elas

Publicado

Bem Paraná - Rodolfo Luis Kowalski

Um esporte em que jogadores se empurram, bloqueiam, perseguem uns aos outros usando da força bruta, da velocidade, da agilidade e da capacidade tática. Há quem ache que o futebol americano é (ou deveria ser) um esporte exclusivamente masculino, dada a sua violência. Mas em Curitiba, um grupo cada vez maior de mulheres tem feito questão de quebrar esses paradigmas para mostrar que o esporte também é para elas.

Uma prova disso é que no último sábado a Capital recebeu a primeira edição do Araucária Bowl, a final do Campeonato Paranaense Feminino de Futebol Americano (o Paraná, inclusive, é o único estado da federação que possui um campeonato estadual feminino da modalidade). Em campo, decidiram o título as equipes Curitiba Silver Hawks e Cold Killers FA, que também irão representar o Paraná no próximo Campeonato Brasileiro – duas das oito equipes que disputarão a competição são do Paraná.

Uma das fundadoras e hoje presidente do Curitiba Silver Hawks, clube que surgiu em janeiro de 2017 como uma equipe independente (a primeira equipe feminina da Capital), Amanda Carstens Ramos comenta que chega a se surpreender com o crescimento do esporte entre elas. A primeira edição do Campeonato Paranaense, por exemplo, contou com a participação de três equipes e cerca de 150 atletas.

Leia mais:  Direto do CT: Timão se reapresenta após classificação na Copa do Brasil

Comentários Facebook

Esportes

Flamengo perde para o Vasco pelo Campeonato Carioca

Publicado


Pela 9ª rodada do Campeonato Carioca, o Flamengo foi derrotado pelo Vasco por 3 a 1 na noite de quinta-feira (15), no Maracanã. Vitinho marcou o único gol rubro-negro na partida.

O jogo
O Flamengo começou a partida valorizando a posse de bola e tomava a iniciativa. Mas quem abriu o placar foi o Vasco, numa cabeçada de Léo Matos: 1 a 0. O time rubro-negro trocava passes em busca de espaços na defesa vascaína. Aos 25’, Gabi tabelou com Everton Ribeiro e finalizou de bico. A bola passou perto da trave.

Aos 27’, o Vasco ampliou com Cano: 2 a 0. Quase no fim, Bruno Henrique dominou na área, cortou para o meio e chutou com perigo para boa defesa do goleiro.

O Rubro-Negro voltou para o segundo tempo tentando pressionar o adversário. Com um minuto, Everton Ribeiro achou Gerson na área, que chutou para defesa do goleiro. Em seguida, Vitinho finalizou uma bola na trave. Aos 9’, Filipe Luís fez bom cruzamento e Everton Ribeiro bateu de primeira, mas Lucão fez a defesa.

O time rubro-negro continuava pressionando o Vasco, mas encontrava dificuldades para penetrar na área e concluir no gol. Aos 32’, a equipe de São Januário fez o terceiro com Morato. No último minuto da partida, após bate e rebate na área, Vitinho descontou para o Flamengo: 3 a 1.

  Vasco empata com o Nova Iguaçu em São Januário

Leia mais:  Juventude | Sub-23 larga em desvantagem na semifinal do Brasileirão de Aspirantes

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana